Segurança ambiental 2

1,046 views

Published on

Este trabalho não foi objeto de qualquer correção!
Foi postado tal e qual como foi enviado por o(s) autor(es).
O mérito (se for caso disso) é exclusivo dele(s)!

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,046
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
80
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Segurança ambiental 2

  1. 1. Segurança Ambiental Trabalho realizado por: • Catarina Marques nº 4 • Cláudia Palhinhas nº 5 9º4
  2. 2. Índice  Diapositivo 3- Introdução;  Diapositivo 4- O que é a Segurança Ambiental ?;  Diapositivo 5- A Segurança Ambiental nos países em desenvolvimento;  Diapositivo 6- A Segurança Ambiental nos países em desenvolvimento (continuação);  Diapositivo 7-A Segurança Ambiental nos países desenvolvidos;  Diapositivo 8- A Segurança Ambiental em Portugal;  Diapositivo 9,10 e 11- A Segurança Ambiental em Portugal (continuação);  Diapositivo 12- Curiosidades;  Diapositivo 13- Conclusão;  Diapositivo 14- Bibliografia.
  3. 3. Introdução  Neste trabalho iremos abordar o conceito de segurança ambiental e os seus efeitos na sociedade e nas populações dos países desenvolvidos, em desenvolvimento e em Portugal.  Vamos ainda abordar o papel da segurança civil e da politica destes países face à segurança ambiental, como ela é importante para o Mundo, para a nossa vida. Esperemos que gostem.
  4. 4. O que é a Segurança Ambiental ?  O conceito de Segurança Ambiental surgiu quando o conceito de segurança se expandiu, por volta dos anos 80.  Tem como objetivo reduzir os riscos dos impactos negativos no ambiente e nos recursos ou seja protege o ambiente e os seus recursos (como os alimentos, a água, a saúde e a segurança pessoal) tanto se aplica a uma só pessoa como a um conjunto de pessoas.
  5. 5. A Segurança Ambiental nos países em desenvolvimento  A Segurança Ambiental nos países em desenvolvimento é quase inexistente devido á qualidade da sua Proteção Civil, ao seu grande crescimento demográfico, à sua vulnerabilidade, ás catástrofes naturais e à pobreza, originando problemas ambientais como a escassez de recursos naturais (água e algumas fontes de combustíveis), enchentes, desmatamentos e desertificação.
  6. 6. A Segurança Ambiental nos países em desenvolvimento (continuação)  Mesmo sabendo que estes problemas podem vir a ser de longo prazo, os países em desenvolvimento não se preocupam com os seus efeitos adotando uma politica de economia criando empregos a fim de crescerem economicamente.
  7. 7. A Segurança Ambiental nos países desenvolvidos  Os Países desenvolvidos, por terem melhores condições que os países em desenvolvimento, têm maior capacidade para ajudar os outros a enfrentar as catástrofes que ocorrem regularmente e podem também ajudá-los com os problemas financeiros (com a chamada Divida Ambiental).  Os maiores problemas dos países desenvolvidos, é o desenvolvimento e a modernização, pois quanto maiores forem estes, maior é a poluição e maior o risco para o ambiente.
  8. 8. A Segurança Ambiental em Portugal  Portugal, sendo um país desenvolvido, tende a ter os problemas próprios de um país desenvolvido.  A Quercus ou a Associação Nacional da Conservação da Natureza alertou no dia 22 de Abril de 2011, dia da Terra, os sete pecados ambientais com que os portugueses se deparam no dia-a-dia:  O Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável foi esquecido, o congresso das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento foi realizado há mais de 8 meses e o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável ainda não se formou;
  9. 9. Continuação  A remodelação e o financiamento das autarquias não é o correto. Quando o Governo decidiu alterar as taxas do Imposto de Selo e a contribuição autárquica não pensou que seria necessário um método de distribuição do financiamento público e que a construção se devia fazer de forma consciente, de acordo com os valores naturais e paisagísticos;  Mesmo em tempos de crise e de recessão económica Portugal gasta muito mais energia do que era previsto para o seu desenvolvimento, desperdiçando muitos recursos;
  10. 10. Continuação  Excesso de transportes em circulação, o que origina mais gastos energéticos, mais emissões de poluentes(com concentrações acima da média do que é permitido pela legislação europeia), mais ruído e mais trânsito, sendo Portugal um dos cinco países insustentáveis no sector dos transportes;  Portugal desperdiça anualmente 3100 milhões litros de água. Apesar de existir um Programa Nacional para o Uso Eficiente de Água, este nunca foi usado, sendo o mesmo necessário para a agricultura, para a indústria e para o consumo privado, para se poder fazer um uso eficiente e sustentável da água.
  11. 11. Continuação  A Conservação da Natureza ainda não passou à parte prática, apesar de já ter sido feita uma Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, os seus objetivos ainda continuam por atingir, os Planos de Ordenamento do Território das áreas protegidas continuam por aplicar e ainda existem muitas áreas da Rede Natura 2000 por ordenar;  Reciclar não é hábito dos portugueses pois reutiliza-se menos que o pretendido e recicla-se menos que o esperado obrigando à instalação de mais incineradoras. A reutilização de embalagens plásticas verificase menos e a reciclagem urbana não é significativa, utilizando-se mais a incineração.
  12. 12. Curiosidades  1 tonelada de papel reciclado evita o abate de 22 árvores e a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera;  Diariamente cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos, o que ao longo de um ano são quase 500 kg;  1 litro de óleo alimentar usado na cozinha chega a contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água, o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa até aos 40 anos;  Em cada ano, um automóvel produz em média quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono;  Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Se as contas forem feitas, isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.
  13. 13. Conclusão Concluímos o nosso trabalho dizendo que adorámos realizá-lo, pois aprendemos o quanto a Segurança Ambiental é importante e essencial para a qualidade da nossa vida no Mundo. Basta um de nós para fazer a diferença.
  14. 14. Bibliografia • http://www.slideshare.net/mekie/segurana-ambiental-20496755 • http://www.inma.org.br/site/desenvolvimento-e-meio-ambiente/115desenvolviemento.html • http://www.ub.edu/geocrit/b3w-312.htm • http://www.cenedcursos.com.br/efeitos-dos-problemas-ambientais-nasociedade-e-populacao.html • http://ambiente.kazulo.pt/7300/quercus-enumera-7-pecados-ambientaisde-portugal-no-dia-da-terra.htm
  15. 15. O mundo é um bem precioso e o seu destino está nas nossas mãos

×