Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Incêndios florestais 1

734 views

Published on

Este trabalho não foi objeto de qualquer correção!
Foi postado tal e qual como foi enviado por o(s) autor(es).
O mérito (se for caso disso) é exclusivo dele(s)!
(Trabalho do ano letivo de 2015/2016)

Published in: Education
  • Be the first to comment

Incêndios florestais 1

  1. 1. Trabalho realizado por: Amar nº1 João nº Marlene nº13 Mónica nº14 Escola:EB 2,3 Padre José Rota Professora: Maria João Valério Disciplina: Geografia Ano lectivo: 2015/2016 Turma: 9ºD (PCA)
  2. 2. Indice > Introdução > O que é um incêndio florestal? > Incêndios florestais em portugal > Danos dos incêndios florestais > Causas dos incêndios > Problema ambiental ou social? > Medidas para evitar incêndios florestais > Conclusão > Bibliográfia
  3. 3. Introdução Neste trabalho apresentamos e falamos um pouco sobre os incêndios florestais. Quais são as suas causas, quais as suas consequências e como as prevenir.
  4. 4. O que é um incêndio florestal? Um incêndio florestal é um incêndio em zonas naturais e lugares com muita vegetação. Podem ser intencionais, ou seja, por acção do homem ou naturais, por exemplo por relâmpagos. Os incêndios florestais destroem a vegetação e o habitat´s dos animais.
  5. 5. Incêndios florestais em Portugal Os incêndios florestais são das catástrofes naturais mais graves em Portugal, não só pela elevada frequência com que ocorrem e extensão que alcançam, como pelos efeitos destrutivos que causam. Para além dos projuízos económicos e ambientais, podem constituir uma fonte de perigo para as populações e bens.
  6. 6. Danos dos incêndios florestais A floresta tem sido ao longo dos últimos anos alvo de danos significativos quer em termos de áreas ardidas quer em destruição de espécies singulares. Embora difícil de quantificar, as emissões de gases e partículas libertadas durante um incêndio, podem ser responsáveis por alguns impactos ambientais.
  7. 7. ... Para além da destruição da floresta os incêndios podem ser responsáveis por: > Mortes e ferimentos nas populações e animais; > Destruição de bens (casas, armazéns...); > Corte de vias de comuniação (postes de electricidade e comunicações...); > Alterações, por vezes de forma irreversíveis, do equilíbrio do meio natural; Com o crescimento das áreas residenciais na direção da floresta, os habitantes ficam sujeitos a um risco grande a este tipo de fenómenos.
  8. 8. Causas dos incêndios florestais Intencionais 30% Desconhecidas 29% Negligência 38% Naturais 3%
  9. 9. ... > Naturais - quando são causados pela natureza. Exemplo: os relâmpagos e também as altas temperaturas que criam pequenos focos. > Intencionais - quando uma pessoa faz de preposito. Exemplo: ao atirarem cigarros mal apagados para o chão sem se preocuparem com o que vai acontecer. > Desconhecidas - quando não se tem a certeza do que aconteceu para causar o incêndio. > Negligência - quando uma pessoa não tem a intenção de o causar.
  10. 10. Problema ambiental ou social? Os incêndios florestais são considerados um problema ambiental porque para além da diminuição da biodiversidade que provocam, facilitam os processos erosivos (erosão dos solos refere-se à retirada, remoção ou transporte do solo em uma determinada área), e provocam a redução da proteção das nascentes.
  11. 11. ... Mas também pode ser considerado um problema social porque após os incêndios destrõem as árvores ainda em fase de crescimento ou as que já estão prontas para comercializar, e reduzem a produção da madeira.
  12. 12. Medidas para evitar incêndios > Evitar fumar na floresta ou em locais com muitas árvores; > Não fazer fogueiras em dias de vento forte; > No interior de uma floresta, ao acabar de fumar, certificar que o cigarro está bem apagado. Fazer um pequeno buraco, em terreno limpo e enterrar a ponta do cigarro; > Manter fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos; > Antes de se fazer uma fogueira, limpar o local, e afastar as folhas; > Não lançar pontas de cigarros para fora da viatura, quando se circula de automóvel.
  13. 13. Conclusão Os incêndios florestais causam grandes impactos ambientais e também sociais, pois colocam em perigo todos os que moram perto da área incendiada até mesmo, meses após o incêndio ter sido apagado.
  14. 14. Bibliográfia > https://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_florestal > http://www.prociv.pt/RISCOSVULNERABILIDADES/RISCOS NATURAIS/INCENDIOSFLORESTAIS/Pages/Causas.aspx > http://www.prociv.pt/RiscosVulnerabilidades/RiscosNatu rais/Incendiosflorestais/Pages/Oquesao.aspx > http://www.infoescola.com/ecologia/incendio-florestal/

×