Aquecimento global

2,485 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,485
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aquecimento global

  1. 1. Escola Básica de Padre José Rota GeografiaAquecimento Global Trabalho Realizado por: Sara Garcia nº 18 9º2 Abril de 2012
  2. 2. Introdução Vou falar sobre o aquecimento global que é umproblema ambiental que tem um grande impacto masque não foi conhecido desde sempre; Apenas no séculoXX foi reconhecido como um grande problema para oMundo inteiro e que pode ter consequências desastrosas. Neste trabalho vou aprofundar as suas causas, assuas consequências, o que se pode fazer para prevenirque as consequências aconteçam, etc…. Por ser um assunto muito importante, espero quetodos percebam a importância do assunto e que ajudema prevenir que as consequências aconteçam.
  3. 3. O que é o aquecimento global? O aquecimento global é um fenómeno climático queconsiste no aumento da temperatura média dosoceanos e do ar perto da superfície da Terra. Desde que apareceu o aquecimento globalpreocupou o Mundo e vários cientistas trabalharamnas causas, consequências e o que se pode fazer paraas evitar… Os cientistas que estudam o aquecimento globalconcentraram a sua pesquisa até 2100, mas estima-seque o aquecimento global continuará por mais ummilénio.
  4. 4. Evolução O aquecimento global começou a agravar-se desdeque houve a Revolução Industrial. John Tyndall foi o primeiro cientista a avisar sobre asconsequências da quantidade de gases, em 1859, masdepois dele houve outros, mas ninguém deu importância,não foi o suficiente para se começar a tomar precauçõese foi-se continuando a abrir poços de petróleo, a utilizar aindústria. Em 1960, Charles Keeling revelou que a quantidadede CO2 tinha aumentado assim como a temperaturamédia do planeta. Até que a ONU criou em 1988 o PainelIntergovernamental de Mudanças Climáticas (ver pág.5) O protocolo de Quioto (Kyoto) foi um protocolocriado em 1997 para a criação de medidas que ajudassema redução de emissão de gases (ver pág.5). Desde a criação do IPCC, que em vários anos, eramfeitos relatórios mostrando que já se estavam a começara sentir as consequências, como por exemplo: As camadas de gelo na Antártica, Groenlândia e oÁrtico estão a encolher cada vez mais e que oderretimento do gelo pode elevar o nível do mar até 7metros.
  5. 5. O que é o IPCC? O Painel Intergovernamental de MudançasClimáticas é onde se verifica se existem alteraçõesclimáticas através de informações científicas. Os IPCC estão divididos em 3 grupos de trabalho euma equipa que pesquisa sobre os gases do efeito deestufa. 1. Avalia aspetos científicos sobre o clima; 2. Avalia a vulnerabilidade e as possibilidades de adaptação sobre os efeitos que terá a mudança climática. 3. Avalia opções que permitiriam diminuir a emissão dos gases do efeito de estufa.Medidas do Protocolo de QuiotoAs medidas do Protocolo de Quioto são:  A utilização de energias renováveis;  Proteção de florestas, etc.  Mudanças de sistemas de energia e transporte;  Diminuição das emissões de Metano;Quase todos os países do Mundo assinaram, incluindoPortugal; Os Estados Unidos, considerado o país que maispoluí, não assinou.
  6. 6. O que causou o Aquecimento Global? A principal causa do aquecimento global é aquantidade de gases poluentes, o que nos leva ao: Efeito de estufa: é um processo que ocorre quandodeterminados gases (dióxido de carbono (CO2), metano(CH4), óxido nitroso (N2O)) presentes na atmosferaabsorvem parte da radiação solar, não deixando que ocalor seja libertado para o espaço. O aquecimento global está diretamente relacionadocom o efeito de estufa. O efeito de estufa, sozinho, não é muito mau porquepermite que a Terra esteja aquecida, mas se houver umagravamento do efeito de estufa, isso pode causar umacatástrofe como o aquecimento global.
  7. 7. Esses gases poluentes são resultado de atividadehumana como: Queima de combustíveis fósseis para produçãode energia (eletricidade, indústria, transportes) por causada emissão de CO2 Desflorestação: é o processo dedesaparecimento de massas florestais Fábricas, veículos também causam por causa daemissão de gases. Até quando não reciclamos estamos a contribuirpara o aquecimento global.
  8. 8. Quais são as principais consequências? O aquecimento global traz muitas consequências parao Mundo, algumas já começaram a ser notadas e por issoé importante que ajudemos a prevenir o aquecimentoglobal. As consequências são: O aumento do nível do mar Mudanças climáticas Degelo dos polos Extinção de espécies Acidificação oceânica
  9. 9. O que se pode fazer para evitar? Para evitar o aquecimento global e as suasconsequências é importante que: Reciclemos; Se plante árvores; Que se use mais transportes públicos; Se utilize novas formas de energia: Energia hidráulica: é a energia produzida embarragens; Biomassa: é energia produzida pela transformaçãode produtos de origem animal e vegetal; Energia solar: é obtida pela luz do Sol; Energia eólica: é energia obtida pelo vento; Energia geotérmica: é energia do interior da Terra; Energia maremotriz: é energia que se obtém a partirdo mar; Energia do hidrogénio: é energia que se obtém damistura de hidrogénio e oxigénio, que liberta vapor deágua e energia.
  10. 10. Energia Solar BiomassaEnergia Hidráulica Energia MaremotrizEnergia Eólica Energia Geotérmica
  11. 11. Conclusão Com este trabalho consegui aprofundar o meuconhecimento sobre o Aquecimento global e tomarconsciência do quão importante é e as consequênciasque podem ter. Também consegui ficar a conhecer melhor o queposso fazer para evitar o aquecimento global, nem queseja reciclando. Percebi que é um problema que afeta o mundointeiro e por isso é que foi criado o Protocolo deQuioto; o facto de que quase todos os países assinaramesse protocolo só mostra como é mesmo importante. Tentem também evitar o aquecimento global, nemque seja reciclando e tentar evitar os veículos própriospara menos poluição.
  12. 12. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento _global http://aquecimento_global08.blogs.sapo.p t/966.html http://www.suapesquisa.com/geografia/a quecimento_global.htm http://textolivre.com.br/artigos/35174- aevolucao-do-aquecimento-global http://www.suapesquisa.com/geografia/a quecimento_global.htm

×