6 A Morfologia Urbana Resumo

5,600 views

Published on

Published in: Technology, Art & Photos
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,600
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
651
Actions
Shares
0
Downloads
84
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

6 A Morfologia Urbana Resumo

  1. 1. O puzzle urbano... na Europa… e no resto do Mundo
  2. 2. A fisionomia das cidades reflecte-se na planta… • Tipos de planta: – Planta radioconcêntrica – Planta irregular – Planta ortogonal
  3. 3. As actividades que se exercem na cidade permitem: • satisfazer necessidades de pessoas e empresas; • oferecer emprego. A forma como se organiza o espaço no interior das cidades pode ser observado numa planta – projecção horizontal de uma cidade ou edifício de grande escala. Nela percebe-se a forma como se combinam os espaços construídos, os espaços livres e as vias de circulação.
  4. 4. Existem diferentes tipos de plantas: Planta irregular - planta de uma cidade onde as ruas estão dispostas de uma forma desorganizada. Reflecte o crescimento espontâneo da cidade.
  5. 5. Planta radioconcêntrica: planta de uma cidade onde há um conjunto de ruas que divergem do centro e outras que são mais ou menos circulares e concêntricas.
  6. 6. Planta ortogonal: planta de uma cidade onde as ruas são longas e rectilíneas e se cruzam perpendicularmente.
  7. 7. Uma cidade pode apresentar apenas um tipo de planta ou apresentar plantas diferentes para sectores diferentes da cidade. É o caso da cidade de Lisboa:

×