1 distribuição da população

5,971 views

Published on

0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,971
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,551
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

1 distribuição da população

  1. 1. Distribuição da Populaçãono Mundo LOGO
  2. 2.  Viviam no mundo, neste início do século XXI, mais de 6 mil milhões de pessoas. A este valor dá-se o nome de População Absoluta – nº total de habitantes numa determinada área. Mas esta população está desigualmente distribuida pelo Mundo; Este fato justifica que os valores de Densidade Populacional ou População Relativa – nº médio de habitantes por km² - sejam muito diferentes nos diversos continentes.
  3. 3. Distribuição da populaçãomundial A população concentra-se maioritariamente no Hemisfério Norte; A Zona Temperada é a que concentra maior quantidade de população; É nas áreas litorais que vivem mais habitantes; A maioria da população habita em áreas com menos de 500 metros de altitude.
  4. 4. Distribuição da população nosdois hemisférios  No hemisfério Norte, principalmente entre os 20º e 60º de latitude norte, vive cerca de 90%% da população mundial  No hemisfério Sul vive apenas 10% da população mundial, que não se estende para além dos 55º de latitude sul.
  5. 5. A distribuição dos diferentes valores de densidade populacional no mundo permite identificar: Grandes concentrações humanas – áreas de forte densidade populacional; Grandes vazios humanos – áreas praticamente despovoadas, muitas vezes Cidade nos Andes habitadas por povos nómadas, podendo existir pequenos aglomerados populacionais dispersos. Grand Canyon (EUA)
  6. 6. Principais focos de povoamento:A. Sul da ÁsiaB. Sudeste da Ásia /Ásia OrientalC. Europa, excetoEscandináviaD. Nordeste dos EUAe Sudeste do Canadá
  7. 7. Ásia oriental  É a região onde se localiza o país com mais população: a China.  Outros países populosos são o Japão, a Coreia do Sul, a Coreia do Norte e Taiwan. China (Pequim).
  8. 8. Ásia meridional Esta região abrange a Índia, o Bangladesh, o Paquistão e o Sri Lanka. É o segundo foco populacional e a população ocupa principalmente as Índia (rio Ganges) planícies férteis dos Ganges e Indo.
  9. 9. Europa  A Europa Ocidental é uma das maiores concentrações demográficas no mundo.Reino Unido (Londres).
  10. 10. Nordeste dos Estados UnidosA população concentra-se na região dos Grandes Lagos. Estados Unidos da América (Nova Iorque)
  11. 11. Sabias que? “Por cada 3 habitantes do Mundo, temos um chinês e um indiano.” “80% da Humanidade vive a menos de 500 m de altitude e 91,5% a menos de 1000km do mar.”
  12. 12. Grandes vazios humanos: Desertos (Sara – norte de África, Calaari – Sul de África, Gobi – Mongólia, etc.) Deserto do Sara Regiões de elevada Evereste (Himalaias) altitude (Andes, Pirenéus, Alpes, Himalaias, Montanhas Rochosas, etc.)
  13. 13. Deserto com vidaNo interior dos desertos ou nas suas orlas, é frequente encontrar um povoamento mínimo ligado a poços e a fontes, nos oásis, ou à presença de cursos de água permanentes ou intermitentes.Devemos ainda considerar a presença de uma população ocupada nas explorações mineiras e petrolíferas e pastores e comerciantes nómadas que percorrem os desertos. Adaptado de Descubra o Mundo, Ediclube, 1998
  14. 14. Grandes vazios humanos (cont.) Regiões de altas latitudes ( Norte da América do Norte, Antártida, Gronelândia, Sibéria, etc.); Sibéria Regiões quentes e húmidas florestas equatoriais (Amazónia – América do Sul, Congo – África, etc.) Floresta amazónica
  15. 15. Estes grandes vazios humanos são o resultado da ação de diferentes fatores.No entanto, apesar de a natureza ser desfavorável, muitas vezes o ser humano consegue ultrapassar algumas dessas dificuldades.É disso exemplo o caso dos oásis em pleno deserto.
  16. 16.  São muitos os casos em que se verificou uma adaptação das populações a situações inóspitas. A tecnologia tem ajudado o ser humano a criar defesas para sobreviver em áreas repulsivas. É o caso das estâncias de inverno.
  17. 17. Exceções à regraA população geralmente aumenta com a diminuição da altitude, o aumento da precipitação (até certo ponto), do calor, da fertilidade do solo, o nivelamento do terreno ou a abundância das riquezas minerais.As exceções a esta regra são numerosas e evidentes: Na maior parte da América Central e da América do Sul andina, a densidade da população aumenta com a altitude; o litoral entre Lagos e Acra é uma das regiões mais secas da África Ocidental e, ao mesmo tempo, uma das mais povoadas; Flandres e Dinamarca têm populações densas e florescentes, apesar dos solos pobres, enquanto solos ricos na Guatemala, Bolívia Oriental e Iraque ainda esperam por colonizadores. Wilbur Zelinsky, Introdução à Geografia da População
  18. 18. LOGO

×