Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planejamento Estratégico em Comunicação

288 views

Published on

Apresentação desenvolvida para a disciplina de Comunicação Institucional do Curso de Jornalismo da UFSC.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Planejamento Estratégico em Comunicação

  1. 1. Planejamento Estratégico em Comunicação Panatlântico Viagens e Turismo
  2. 2. Realidade da organização Agência de turismo com sede em Blumenau, Santa Catarina Venda de passagens aéreas, seguros de viagens e pacotes Um único funcionário (30 anos de experiência) Cinco anos no mercado
  3. 3. Ambiente externo, setorial e interno Externo SetorialInterno Internet é concorrente; Mercado maduro; Novos públicos; Localização central. Um funcionário; Opções de pagamento; Falta de gestão. Grandes marcas; Site/compra online; Ambiente atrativo; Parcelamento.
  4. 4. Comunicação organizacional Administrativa Interna Não tem; O que poderia ter: reuniões semanais, compartilhamento de cases, divulgação de resultados. Não tem; O que poderia ter: newsletter, mural com dicas, viagens em equipe, troca de experiências.
  5. 5. Comunicação organizacional Institucional Mercadológica Mais do que um atendimento, uma consultoria; Empresas e cargas (não é core business). Passagens aéreas...e muito mais; Personalização.
  6. 6. Planejamento da realidade desejada Missão Ser reconhecida como a melhor prestadora de serviços de turismo e cargas do Vale do Itajaí. Criar meios de comunicação para divulgar a empresa de maneira assertiva, direcionada e personalizada. Empresa Comunicação
  7. 7. Planejamento da realidade desejada Visão Tornar-se a principal referência de agência de turismo para a população blumenauense. Utilizar a comunicação para transformar a Panatlântico em sinônimo de serviços de turismo. Empresa Comunicação
  8. 8. Planejamento da realidade desejada Valores Personalização; bons negócios; diferenciação; criatividade. Adaptação; criatividade; valorização; honestidade. Empresa Comunicação
  9. 9. Planejamento da realidade desejada Filosofia Transparência; Objetividade; Simplicidade; Adaptação. Política Definir os meios de comunicação; Definir o discurso; Trabalhar a adaptação da informação para os diferentes públicos e meios.
  10. 10. Planejamento da realidade desejada Públicos e objetivos Idosos Falta de familiaridade com a internet; empresa como facilitadora do serviço.
  11. 11. Planejamento da realidade desejada Públicos e objetivos Migrantes Número elevado de migrantes da Região Nordeste; receptividade.
  12. 12. Planejamento da realidade desejada Públicos e objetivos Recorrentes Sabem comprar pela internet, mas apreciam a comodidade do serviço.
  13. 13. Planejamento da realidade desejada Estratégias gerais Online Offline Facebook, Instagram, site (com venda), newsletter, email (pós-venda). Panfletos, cartões de visita, murais, rádio, anúncio em jornal, brindes (pochete, capa para o passaporte, tag de mala).
  14. 14. Planejamento da realidade desejada Metas Imediatas Médio e longo prazo Redes sociais, logo, panfletos, modificação no ambiente. Site (com venda), brindes, base de dados dos clientes.
  15. 15. Planejamento da realidade desejada Avaliação dos resultados e equipe Resultados Equipe Número de ligações, emails, visitas, curtidas nas redes sociais. Jornalista + designer + produtor para mapear/executar o plano; consultoria anual.
  16. 16. A realidade desejada Estrutura fixa de comunicação/planejamento em dia; Mais demanda dos clientes – necessidade de mais um consultor; Empresa conhecida no município; Envolvimento do dono da empresa/reconhecimento da importância da comunicação para a organização.

×