Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Comprometimento Organizacional

15,763 views

Published on

Comportamento Organizacional - Comportamento Individual - Comprometimento.

Published in: Business
  • Be the first to comment

Comprometimento Organizacional

  1. 1. COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
  2. 2. COMPONENTES DE UMA ATITUDE Cognitivo Afetivo Comportamental Atitude
  3. 3. PRINCIPAIS ATITUDES NO TRABALHO Satisfação com o trabalho  Sentimento positivo com relação ao trabalho, resultado de uma avaliação de suas características. Envolvimento com o trabalho  Grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho como fator de valorização pessoal. Comprometimento organizacional  ....
  4. 4. O QUE ÉCOMPROMETIMENTOORGANIZACIONAL?
  5. 5. ALGUNS CONCEITOS “O Comprometimento vai além de uma postura de lealdade, mas que isso envolve uma busca constante pelo bem comum, seja numa organização ou numa profissão “. “O grau ao qual uma pessoa se identifica psicologicamente ao seu trabalho, ou a importância que tem o trabalho na imagem total que ela tem dela mesma”. “A ligação do indivíduo com uma organização materializa-se pela introspecção por parte daquele das crenças e valores desta, de forma tal que se cria um sentimento de afeição, fazendo-o desejar permanecer ou continuar a exercer suas funções”.
  6. 6. DIMENSÕES Comprometimento Afetivo Comprometimento Instrumental Comprometimento Normativo
  7. 7. COMPROMETIMENTO AFETIVO Ligação emocional com a empresa e uma crença em seus valores. Disposto em exercer um esforço considerável em benefício da organização. Um forte desejo de se manter membro da organização.Relacionamento ativo que busca o bem-estar em comumentre o sujeito e organização.
  8. 8. COMPORTAMENTO INSTRUMENTAL A percepção da importância da compensação econômica em permanecer em uma organização em vez de deixá-la, refletindo no seu estado psicológico de necessidade de permanência nela. Procura permanecer na empresa devido aos custos e benefícios associados a sua saída, que seriam as trocas entre as partes – realiza suas atividades com consistência para se manter no emprego.
  9. 9. COMPROMETIMENTO NORMATIVO Os indivíduos permanecem porque sentem que são obrigados a permanecer. “É a totalidade das pressões normativas internalizadas para agir num caminho que encontre os objetivos e interesses organizacionais” (Wiener, 1982). Delimita ainda que o ponto central desta definição, em aceitar os valores e objetivos organizacionais, configura- se como uma forma de controle sobre as ações dos indivíduos, denominando-o de normativo-instrumental.
  10. 10.  Flime...
  11. 11.  Mowday, Steers, e Porter(1979) Mowday, Porter e Steers (1982) Lodahle Kener (apud Sá e Lemoine, 1998, p. 2) Barros e Costa (2001) Robbins et al (2011)
  12. 12. CONCEIÇÃO MORAESmcmoraescosta@gmail.comhttp://casosecausos.com@mcmoraescosta

×