Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como resolver problemas_big6

1,206 views

Published on

  • Be the first to like this

Como resolver problemas_big6

  1. 1. A ave brilhante uma alegoria para a resolução de problemas Produzido por Brian Armour - Redlands Independent College (versão originaldisponível em http://www.google.pt/search?sourceid=navclient&hl=pt-PT&ie=UTF-8&rlz=1T4GZAZ_pt- PTPT353PT353&q=bright+bird+%2b+Brian+Armour+%2bppt ) Adaptado, com base na versão original, por Mª da Conceição Dinis Tomé
  2. 2. A Ave brilhante Uma alegoria para a resolução de problemas Há muito , muito tempo, vivia na floresta um casal de aves brilhantes. As pessoas vinham de muito longe só para as ver e contar a história à família e aos amigos.
  3. 3. O problema da ave brilhante Infelizmente, um dia a ave brilhante fêmea bateu com a cabeça numa árvore, enquanto voava, e sofreu uma fractura craniana. Como consequência do acidente, perdeu o instinto para fazer ninhos, e isso é um grande problema para uma ave.
  4. 4. A boa notícia... BIG 6* Felizmente, nem tudo eram más notícias. A ave conseguia 1. Definir a tarefa a realizar agora pensar logicamente, 2. Localizar a informação como um ser humano. 3. Seleccionar a informação Assim, na Primavera, quando 4. Organizar a informação chegou o momento de fazer 5. Apresentar a informação um ninho, ela tentou utilizar uma estratégia para resolver o 6. Avaliar o trabalho problema que tinha em mãos: realizado. o modelo de pesquisa BIG6. * Da autoria de Mike Eisenberg e Bob Berkowitz
  5. 5. 1. Definir a tarefa a realizar A ave brilhante pensou profundamente no problema  Ela imaginou as necessidades básicas a que um ninho devia responder. Ninho (Forte+Seguro+Abrigado+Aconchegado) = Ninhada saudável
  6. 6. 2. Localizar a informação … mas… como conceber um ninho que satisfizesse estas necessidades? Ela pensou: “Por que não ir ver como é que as outras aves constroem os seus ninhos?”
  7. 7. 3. Seleccionar a informação A ave brilhante estudou o ninho do corvo. Reparou que era constituído por pauzinhos entrelaçados e que estava colocado no alto de uma árvore, longe dos predadores ao nível do solo. Mas, como poderia este emaranhado de pauzinhos suportar as ventanias?
  8. 8. 3. Seleccionar a informação Ela gostou da estrutura do ninho da andorinha, feito de terra lamacenta. Mas achou que a lama se dissolveria com uma chuvada mais forte.
  9. 9. 3. Seleccionar a informação O ninho do pássaro-tecelão impressionou-a pelo seu entrançado de restos de erva e pêlo de animal. O ninho parecia macio e aconchegante, mas ao mesmo tempo sólido.
  10. 10. 4. Organizar a informação NINHO DE CORVO A ave brilhante Alto,afastado dos predadores observou dez tipos de Pauzinhos entrelaçados ninhos, mas baseou a Precisa de construção cuidadosa sua solução nos ninhos NINHO DE ANDORINHA Lama firme do corvo, da Precisa de estar abrigado andorinha e do pássaro-tecelão. NINHO DE PÁSSARO-TECELÃO Macio e aconchegante Fortemente entrelaçado Preso a um ramo
  11. 11. 5. Apresentar a informação A ave brilhante recolheu estas ideias e integrou-as, juntamente com as suas, ao Folhagem para abrigo produto final: Preso a Forrado com Pauzinhos um ramo erva e pêlo UM NINHO QUE fixos com lama CORRESPONDIA ÀS SUAS NECESSIDADES! Ramo alto
  12. 12. 5. Apresentar a informação Para mostrar que tinha aproveitado ideias de outros, a ave brilhante acrescentou uma pena de corvo, de andorinha e de pássaro- tecelão ao ninho.
  13. 13. 6. Avaliar o trabalho realizado Quando acabou de fazer o ninho, a ave brilhante experimentou-o. Aconchegou-se no seu ninho macio e sentiu-se segura e confortável ! O ninho tinha tudo o que os seus filhotes iriam precisar!
  14. 14. 6. Avaliar o trabalho realizado A ave brilhante, muito satisfeita com o ninho, estava orgulhosa do processo sensato que tinha usado para conceber e construir o seu ninho. Então, anunciou ao seu companheiro que estava tudo em ordem formarem uma nova família !
  15. 15. SUCESSO! Agora, há muitas aves brilhantes na floresta. Todos ficaram muito contentes pelo facto de a ave brilhante ser tão boa a resolver problemas e a utilizar fontes de informação!
  16. 16. Uma ave realmente brilhante… De facto, pode-se dizer que esta ave, a primeira da sua espécie, era brilhante de duas maneiras. Sabes dizer quais são essas duas maneiras?
  17. 17. Literacia da informaçãoA ave brilhante sabia (e praticava) o conceito de LITERACIA DA INFORMAÇÃO!
  18. 18. O que é a Literacia da Informação?“para ser competente em informação uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando uma informação é necessária e deve ter a habilidade de localizar, avaliar e usar eficazmente a informação”. ALA (1989)
  19. 19. Um aluno literato em informação: acede à informação de forma eficiente e eficaz; avalia a informação de forma competente e crítica; usa a informação de forma correcta e criativa; (AASL/AECT, 1998)
  20. 20. Boas e eficazes pesquisas com o BIG6!
  21. 21. Bibliografia ALA - Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. [Em linha].1989. (Consultado em 8/12/2006). Disponível em www.ala.org/ala/acrl/acrlpubs/whitepapers/presidencial.h tm AASL/AECT - Information Power: Building Partnerships for Learning. ALA,1998. ISBN 0- 8389-3470-6.

×