Como resolver problemas_big6

1,200 views

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,200
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
755
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como resolver problemas_big6

  1. 1. A ave brilhante uma alegoria para a resolução de problemas Produzido por Brian Armour - Redlands Independent College (versão originaldisponível em http://www.google.pt/search?sourceid=navclient&hl=pt-PT&ie=UTF-8&rlz=1T4GZAZ_pt- PTPT353PT353&q=bright+bird+%2b+Brian+Armour+%2bppt ) Adaptado, com base na versão original, por Mª da Conceição Dinis Tomé
  2. 2. A Ave brilhante Uma alegoria para a resolução de problemas Há muito , muito tempo, vivia na floresta um casal de aves brilhantes. As pessoas vinham de muito longe só para as ver e contar a história à família e aos amigos.
  3. 3. O problema da ave brilhante Infelizmente, um dia a ave brilhante fêmea bateu com a cabeça numa árvore, enquanto voava, e sofreu uma fractura craniana. Como consequência do acidente, perdeu o instinto para fazer ninhos, e isso é um grande problema para uma ave.
  4. 4. A boa notícia... BIG 6* Felizmente, nem tudo eram más notícias. A ave conseguia 1. Definir a tarefa a realizar agora pensar logicamente, 2. Localizar a informação como um ser humano. 3. Seleccionar a informação Assim, na Primavera, quando 4. Organizar a informação chegou o momento de fazer 5. Apresentar a informação um ninho, ela tentou utilizar uma estratégia para resolver o 6. Avaliar o trabalho problema que tinha em mãos: realizado. o modelo de pesquisa BIG6. * Da autoria de Mike Eisenberg e Bob Berkowitz
  5. 5. 1. Definir a tarefa a realizar A ave brilhante pensou profundamente no problema  Ela imaginou as necessidades básicas a que um ninho devia responder. Ninho (Forte+Seguro+Abrigado+Aconchegado) = Ninhada saudável
  6. 6. 2. Localizar a informação … mas… como conceber um ninho que satisfizesse estas necessidades? Ela pensou: “Por que não ir ver como é que as outras aves constroem os seus ninhos?”
  7. 7. 3. Seleccionar a informação A ave brilhante estudou o ninho do corvo. Reparou que era constituído por pauzinhos entrelaçados e que estava colocado no alto de uma árvore, longe dos predadores ao nível do solo. Mas, como poderia este emaranhado de pauzinhos suportar as ventanias?
  8. 8. 3. Seleccionar a informação Ela gostou da estrutura do ninho da andorinha, feito de terra lamacenta. Mas achou que a lama se dissolveria com uma chuvada mais forte.
  9. 9. 3. Seleccionar a informação O ninho do pássaro-tecelão impressionou-a pelo seu entrançado de restos de erva e pêlo de animal. O ninho parecia macio e aconchegante, mas ao mesmo tempo sólido.
  10. 10. 4. Organizar a informação NINHO DE CORVO A ave brilhante Alto,afastado dos predadores observou dez tipos de Pauzinhos entrelaçados ninhos, mas baseou a Precisa de construção cuidadosa sua solução nos ninhos NINHO DE ANDORINHA Lama firme do corvo, da Precisa de estar abrigado andorinha e do pássaro-tecelão. NINHO DE PÁSSARO-TECELÃO Macio e aconchegante Fortemente entrelaçado Preso a um ramo
  11. 11. 5. Apresentar a informação A ave brilhante recolheu estas ideias e integrou-as, juntamente com as suas, ao Folhagem para abrigo produto final: Preso a Forrado com Pauzinhos um ramo erva e pêlo UM NINHO QUE fixos com lama CORRESPONDIA ÀS SUAS NECESSIDADES! Ramo alto
  12. 12. 5. Apresentar a informação Para mostrar que tinha aproveitado ideias de outros, a ave brilhante acrescentou uma pena de corvo, de andorinha e de pássaro- tecelão ao ninho.
  13. 13. 6. Avaliar o trabalho realizado Quando acabou de fazer o ninho, a ave brilhante experimentou-o. Aconchegou-se no seu ninho macio e sentiu-se segura e confortável ! O ninho tinha tudo o que os seus filhotes iriam precisar!
  14. 14. 6. Avaliar o trabalho realizado A ave brilhante, muito satisfeita com o ninho, estava orgulhosa do processo sensato que tinha usado para conceber e construir o seu ninho. Então, anunciou ao seu companheiro que estava tudo em ordem formarem uma nova família !
  15. 15. SUCESSO! Agora, há muitas aves brilhantes na floresta. Todos ficaram muito contentes pelo facto de a ave brilhante ser tão boa a resolver problemas e a utilizar fontes de informação!
  16. 16. Uma ave realmente brilhante… De facto, pode-se dizer que esta ave, a primeira da sua espécie, era brilhante de duas maneiras. Sabes dizer quais são essas duas maneiras?
  17. 17. Literacia da informaçãoA ave brilhante sabia (e praticava) o conceito de LITERACIA DA INFORMAÇÃO!
  18. 18. O que é a Literacia da Informação?“para ser competente em informação uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando uma informação é necessária e deve ter a habilidade de localizar, avaliar e usar eficazmente a informação”. ALA (1989)
  19. 19. Um aluno literato em informação: acede à informação de forma eficiente e eficaz; avalia a informação de forma competente e crítica; usa a informação de forma correcta e criativa; (AASL/AECT, 1998)
  20. 20. Boas e eficazes pesquisas com o BIG6!
  21. 21. Bibliografia ALA - Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. [Em linha].1989. (Consultado em 8/12/2006). Disponível em www.ala.org/ala/acrl/acrlpubs/whitepapers/presidencial.h tm AASL/AECT - Information Power: Building Partnerships for Learning. ALA,1998. ISBN 0- 8389-3470-6.

×