Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Itamar franco e Plano real

641 views

Published on

Espirito santos, mantenopolis
Escola Job Pimentel

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Itamar franco e Plano real

  1. 1. ITAMAR FRANCO
  2. 2. O governo Itamar Franco (1992-1994) Eleito Vice-presidente da República, o mineiro Itamar Franco assumiu a presidência interinamente entre outubro e dezembro de 92, e em caráter definitivo em 29 de dezembro de 1992, após o Impeachment de Fernando Collor de Mello. Ele cumpre o restante do mandato cuja duração vai até 31 de dezembro 1994. Itamar recebe um país traumatizado pelo processo que levou à destituição do Presidente e procura administrá-lo com equilíbrio. Ao deixar o governo, seu índice de popularidade está entre os mais altos da República.
  3. 3. Em Abril de 1993, cumprindo com o previsto na Constituição, o governo realiza um plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. Em função dos resultados, foi mantido o regime republicano e presidencialista.
  4. 4. No campo econômico, o governo enfrenta dificuldades com a falta de resultados no combate à inflação. Os ministros da Fazenda sucedem-se até que Fernando Henrique Cardoso é nomeado para o cargo. No final de 1993, ele anuncia várias medidas para estabilizar a moeda. Em 1º de julho de 1994 é implantado o Plano Real , novo pacote econômico que, entre outras disposições, muda a moeda de cruzeiro real para real.
  5. 5. • O Plano Real foi um programa definitivo de combate a hiperinflação implantado em 3 etapas, a saber: • Período de equilíbrio das contas públicas, com redução de despesas e aumento de receitas, e isto teria ocorrido nos anos de 1993 e 1994; • Criação da URV para preservar o poder de compra da massa salarial, evitando medidas de choque como confisco de poupança e quebra de contratos; • Lançamento do padrão monetário de nome Real, utilizado até os dias atuais.
  6. 6. Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, candidatou-se e venceu as eleições presidenciais em 1994, já no 1º turno, concorrendo com Lula, do Partido dos Trabalhadores, e outros candidatos.

×