Maurício Antonio Pereira
      Mauro Roberto Graziadei

Tecnologia de informação - 127
A educação a distância é fruto da tecnologia
 aplicada da educação. Trás milhões de
 benefícios para as pessoas de todo o ...
O Ensino à Distância é um sistema
multimídia de comunicação bidirecional com
o aluno afastado do centro docente, em
tempo ...
A Educação a Distância tem origem desde tempos antigos

    onde cartas comunicando informações científicas inauguraram
 ...
Apesar de parecerem novos, os cursos a distância já

    existem desde 1890 na Alemanha e desde 1881 na
    universidade ...
O EAD no Brasil é uma realidade

    principalmente no ensino superior com
    crescimento expressivo e sustentado.
    P...
A educação a distância está pelo menos 30
    anos atrasada no Brasil. No mundo só a
    universidade aberta Idira Gandhi ...
Uma das maiores dificuldades do EAD
convencional está no chamado “isolamento
do estudante” que não conta com o apoio e o
e...
Também dentro deste quadro os papéis
de professor e aluno se modificam
profundamente. O aluno deixa de ser visto
como um m...
O aluno tem a livre escolha para determinar o

    seu espaço de estudo. implica na redução dos
    custos com transporte...
O aprendizado de auto – orientação é
    qualquer forma de estudo na qual o estudante
    possui a responsabilidade primar...
Vamos elencar 10 competências do professor
    conforme PHILIPPE PERRENOUD no livro tecnologia na
    educação de Raquel V...
O termo EAD é sem duvida muito discutido
principalmente, por aqueles que almejam iniciar um curso
superior e, que ainda nã...
É uma forma de aprendizado a distância
que apresenta soluções que vão além dos
paradigmas tradicionais de treinamento.
Uti...
EducaçãO+..
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

EducaçãO+..

1,177 views

Published on

Published in: Business, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,177
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
563
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

EducaçãO+..

  1. 1. Maurício Antonio Pereira Mauro Roberto Graziadei Tecnologia de informação - 127
  2. 2. A educação a distância é fruto da tecnologia aplicada da educação. Trás milhões de benefícios para as pessoas de todo o mundo. Moderniza-se com a sucessão de gerações de tecnologia e com a pesquisa a implementação de metodologias e prática pedagógicas inovadoras.
  3. 3. O Ensino à Distância é um sistema multimídia de comunicação bidirecional com o aluno afastado do centro docente, em tempo ou espaço, ajudado por uma organização de apoio, a fim de que possa converter-se em sujeito ativo, protagonista de sua própria aprendizagem, graças ao uso sistemático de materiais educativos, reforçado com diferentes meios e formas de comunicação.
  4. 4. A Educação a Distância tem origem desde tempos antigos  onde cartas comunicando informações científicas inauguraram esta nova arte de ensino. Iniciou-se assim com o estudo por correspondência, através  de materiais impressos com tarefas e atividades que eram enviados pelo correio. Em meados da década de 70 surgem as primeiras Universidades Abertas com design e implementação sistematizadas de cursos a distância, utilizando, além do material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo. A partir da década de 90 com o surgimento da internet, a educação a distância vem se aprimorando cada vez mais, através de tecnologias que viabilizam mecanismos de comunicação tão eficazes capazes de suprir a distância geográfica entre aluno e professor.
  5. 5. Apesar de parecerem novos, os cursos a distância já  existem desde 1890 na Alemanha e desde 1881 na universidade de Chicago que oferecia um curso de língua hebraica por correspondência .Há documentos que provam que já no inicio do século XX existiam produções de filmes educacionais e também transmissões radiofônicas, todas nos EUA. Em 1974 a Universidade aberta ALLMA IQBAL no  Paquistão iniciou a formação de docentes via EAD a partir de 1890 a universidade aberta de Siri Lanka passou a atender setores importantes para o desenvolvimento do país. A Austrália é um dos países que mais investe em  EAD, mas não tem nenhuma universidade especializada nesta modalidade.
  6. 6. O EAD no Brasil é uma realidade  principalmente no ensino superior com crescimento expressivo e sustentado. Passamos de importadores de modelos de EAD para desenvolvedores de novos projetos de programas complexos implantados com rapidez, esse crescimento rápido se deu por alguns motivos, entre eles demanda reprimida de alunos não atendidos principalmente por motivo econômico.
  7. 7. A educação a distância está pelo menos 30 anos atrasada no Brasil. No mundo só a universidade aberta Idira Gandhi na índia tem 1,5 milhões de alunos no ensino superior a distância. Uma amostragem de alunos no Brasil por região aponta para os seguintes dados: 8,57 região norte  15,2 região nordeste  14,3 região centro oeste  12,5 região sul  49,2 região sudeste 
  8. 8. Uma das maiores dificuldades do EAD convencional está no chamado “isolamento do estudante” que não conta com o apoio e o estímulo de um grupo de pessoas que estão nas mesmas condições que ele aprendendo as mesmas coisas e ajudando-se mutuamente a vencer dificuldades neste aprendizado em outras palavras uma TURMA.
  9. 9. Também dentro deste quadro os papéis de professor e aluno se modificam profundamente. O aluno deixa de ser visto como um mero receptor de informação ou assimilador de conteúdos a serem reproduzidos em testes ou exercícios. O professor deixa de ser um provedor de informação ou um organizador de atividades para aprendizagem do aluno.
  10. 10. O aluno tem a livre escolha para determinar o  seu espaço de estudo. implica na redução dos custos com transporte diário, na diminuição do stress causado pela locomoção nas vias urbanas das grandes cidades. Portanto é fundamental compreender a flexibilização do espaço e do tempo na modalidade de ensino EAD como uma forma de conferir ao aluno condições de acordo com as suas necessidades e características pessoais, para imprimir no seu ritmo de estudo e adquirir conhecimento formal no local e no tempo em que ele julgar mais adequado.
  11. 11. O aprendizado de auto – orientação é qualquer forma de estudo na qual o estudante possui a responsabilidade primaria por planejar, executar e avaliar seus esforços. Os alunos bem sucedidos neste quesito possuem características como auto conhecimento, auto – suficiência e auto – confiança. AUTO CONHECIMENTO ( EU PRECISO APREENDER)  AUTO – SUFICIENCIA ( EU SOU RESPONSAVEL POR  MEU APRENDIZADO) AUTO – CONFIANÇA ( EU POSSO APRENDER) 
  12. 12. Vamos elencar 10 competências do professor conforme PHILIPPE PERRENOUD no livro tecnologia na educação de Raquel Villardi e Eloiza Gomes de Oliveira. Organizar e dirigir situações de aprendizagem  Administrar a progressão das aprendizagens  Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação  Envolver os alunos em suas aprendizagens em seu  trabalho Trabalhar em equipe  Participar da administração da escola  Informar e envolver os pais  Utilizar novas tecnologias  Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão  Administrar sua própria formação contínua. 
  13. 13. O termo EAD é sem duvida muito discutido principalmente, por aqueles que almejam iniciar um curso superior e, que ainda não tem segurança ou informação. A modalidade EAD ainda tem sido vista negativamente, por muitos profissionais e estudantes acostumados com o ensino convencional. Um bom profissional seja na aulas presenciais ou EAD será aquele que facilitara a obtenção do conhecimento através da criação e da participação mútua no processo de aprendizagem. O professor no mundo de hoje não é aquele que repassa o conhecimento mas, sim aquele que propicia a mediação criando dessa maneira, um intercambio de saberes, não importando de as aulas são presenciais ou através do EAD.
  14. 14. É uma forma de aprendizado a distância que apresenta soluções que vão além dos paradigmas tradicionais de treinamento. Utiliza as tecnologias da internet para fornecer um amplo conjunto de procedimento que melhoram o conhecimento e o desempenho .É fornecido ao usuário final por meio do computador

×