Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Governos totalitários

1,994 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Governos totalitários

  1. 1. Governos Totalitários (Nazismo e Fascismo)IntroduçãoEntre as décadas de 1920 e 1940 surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, ofascismo e o nazismo. Eram sistemas políticos, econômicos e sociais que ganharam força após aPrimeira Guerra Mundial (1914-1918), principalmente nos países em crise econômica (Itália o fascismoe na Alemanha o nazismo). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. NaAlemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do nazismo. Estes sistemas terminaram com a derrota do Eixo(Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-45).ConceitoEntende-se por Totalitarismo o tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerrasmundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,culturais e religiosas. A direção do aparelho estatal está a cargo de um único partido político ou de umchefe. Os fatores que propiciaram a formação deste Estado foram o final da Primeira Guerra Mundial ea consequente crise política, econômica e social dos países europeus; a crise mundial de 1929; o avançodas ideias socialistas e a experiência do fascismo italiano e o nazismo alemão, sob a direção de BenitoMussolini e de Adolf Hitler anos mais tarde na Alemanha com o nazismo.DesenvolvimentoO Nazismo alemãoAo final da 1ª Guerra Mundial, além de perder territórios paraFrança, Polônia, Dinamarca e Bélgica, os alemães são obrigados peloTratado de Versalhes a pagar pesadas indenizações aos paísesvencedores. Essa penalidade faz crescer a dívida externa e comprometeos investimentos internos, gerando falências, inflação e desemprego emmassa. A miséria da população permitiu a ascensão política do PartidoNazista, bem como do partido Comunista.O sentimento de vingança crescia cada vez mais entre osalemães. O partido nazista, chefiado por Adolf Hitler, ganhava muitosvotos. Eles acusavam comunistas, liberais e judeus da desordem e prometiam restaurar o orgulho deser alemão. Os nazistas diziam que os alemães pertenciam a uma raça superior (ariana).Em um país que vivia na miséria, os nazistas ofereciam a chance de melhora e a esperança de umpaís melhor. Formavam grupos de jovens que ia às ruas perseguir seus inimigos. As propagandasenganosas ajudaram Hitler a ser transformado no “Salvador da Alemanha”.Hitler nasceu na Áustria em abril de 1889 e se alistou no exército alemão aos 25 anos de idade.Em 1919, ingressou no Partido Operário Alemão (grupo de direita) do qual foi presidente, mais tardeeste partido foi rebatizado com o nome de Partido Operário Nacional-Socialista Alemão.Em 1921, criou suas próprias forças de ataque – as SA (Sturmabteilung).O enfraquecimento dos demais partidos políticos e um golpe de estado contribuíram muito paraque os nazistas tomassem o poder.
  2. 2. Porém, antes de consegui-lo, Hitler havia tentado outro golpe de estado em 1923, isso o levoupara a prisão, onde escreveu ”Mein Kampf” (Minha Luta), obra em que registrou suas ideias a respeitodas raças do mundo.Quando saiu da prisão, reorganizou o partido e criou uma espécie de polícia militar –a SS(Schutzstaffel).Com todos os problemas que a Alemanha passava (inflação, desemprego), o partido nazistaganhava adeptos e votos devido a uma propaganda política competente.Em 1923, empresas capitalistas passaram a apoiá-lo financeiramente.O presidente Hindenburg encarregou o chefe do Partido Nacional Popular de formar o governo, eeste pediu apoio aos nazistas. Hitler concordou com uma condição: queria o posto de chanceler (chefiado governo). Cargo que conseguiu em janeiro de 1933.Dotado de poder, mandou incendiar o edifício do Reichstag (Parlamento) para jogar a culpa noscomunistas, extinguiu os partidos políticos (menos o nazista) e os sindicatos por três anos, diminuiu osdireitos dos estados em favor do poder central.Todos os opositores de Hitler foram assassinados e um desses massacres ficou conhecido como“Noite dos Longos Punhais”, em junho de 1934. Para tanto, utilizou a violência da SS. No mesmo ano,com a morte de Hindenburg, Hitler assumiu a presidência e as Forças Armadas deveriam prestar-lhejuramento de fidelidade.Com a ascensão de Hitler ao poder, o antissemitismo e os atos de violência contra judeus setornaram política de estado. Em Abril de 1933 os judeus foram proibidos de praticar a medicina e aadvocacia e de ocupar cargos públicos. Em 1935 judeus e demais minorias de sangue não germânicoforam privados de direitos constitucionais e proibidos de casar-se ou manter relaçõesextramatrimoniais com cidadãos alemães ou de sangue ariano. Em 1936 foi criado o Serviço para aSolução do Problema Judeu, sob a supervisão das SS, que se dedicava à exterminação sistemática dosjudeus por meio da deportação para guetos ou campos de concentração. Durante a Segunda Guerra,foram estabelecidos na Polônia ocupada os campos de extermínio em massa. Cerca de 6 milhões dejudeus foram executados.Crianças judiassujeitas a experiênciasCampo de concentração de Auschwitz na PolôniaO partido nazista controlava a população e esse controle era feito pelo Ministro JosephGoebbels que fiscalizava a imprensa, a literatura, o cinema e o rádio (principal instrumento decomunicação das massas).Já no final da Segunda Guerra quando as tropas aliadas entraram na capital alemã, Hitler (queestava em seu esconderijo) cometeu suicídio.Até hoje, a humanidade lembra, relembra e sofre ao recordar este lamentável episódio da nossahistória universal, que ficou conhecido como Holocausto.
  3. 3. O Fascismo italianoA crise socioeconômica da Itália tornou-se grave a partir dofim da Primeira Guerra Mundial. Embora tivesse terminado a guerra dolado vitorioso, a Itália não recebeu as recompensas territoriais que lhesforam prometidas.O fascismo nasce oficialmente em 1919, quando Mussolinifunda, em Milão, o movimento intitulado Fascio de Combatimento,cujos integrantes, os camisas pretas (camicie nere), opõem-se à classeliberal. Em 1922, as milícias fascistas desfilam na Marcha sobre Roma, eMussolini é convocado para chefiar o governo em uma Itália que atravessa profunda crise econômica,agravada por greves e manifestações de trabalhadores urbanos e rurais. Em 1929 há umendurecimento do regime, que significa cerceamento à liberdade civil e política, derrota dosmovimentos de esquerda, limitações ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho euni partidarismo. A política adotada, entretanto, é eficiente na modernização da economia industrialitaliana e na diminuição do desemprego.Os camisas pretasA ascensão de MussoliniBenito Mussolini pertencera ao Partido Socialista Italiano, tendo sido expulso devido às suasposições oportunistas e antipacifistas nos anos da Primeira Guerra Mundial.Em Março de 1919, Mussolini fundou uma organização denominada fasci di combattimento(esquadrões de combate), composta por ex-combatentes e desempregados, e contou com ofinanciamento de alguns industriais.Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se,transformando-se no Partido Nacional Fascista.Protestando contra a crescente violência fascista, os partidos de inspiração marxista convocaram,em Agosto de 1922, uma greve geral dos trabalhadores. Os fascistas exigiram que o governo acabassecom a greve e restabelecesse a ordem. Impotente para controlar a situação, o governo abriu espaçopara a ação violenta dos fascistas.Mussolini organizou em 28 de Outubro de 1922, a Marcha sobre Roma, promovendo umapasseata de cerca de 50 mil fascistas em Roma. Pressionado, o rei Vítor Emanuel III encarregouMussolini de formar um novo governo, em 28 de Outubro de 1922.
  4. 4. O governo de MussoliniO governo de Mussolini pode ser dividido em duas grandes fases:Consolidação do Fascismo (1922 a 1924) – Mussolini realizou um governo marcado pelonacionalismo extremado, e pelo capitalismo. Paralelamente, fortaleceu as organizações fascistas coma fundação das Milícias de Voluntários para a segurança Nacional. Valendo-se de todos os métodospossíveis, inclusive de fraude eleitoral, os fascistas garantiram a vitória do Partido nas eleiçõesparlamentares de Abril de 1924. O deputado socialista Giacomo Matteoti denunciou as violênciasfascistas. Devido a sua firme oposição, Matteoti foi assassinado em Maio de 1924. A morte deMatteoti provocou indignação popular e forte reação da imprensa política oposicionista. Mussoliniassumiu a responsabilidade histórica pelo homicídio do líder socialista, decretando uma série de leisque fortalecia o governo.Ditadura Fascista (1925 a 1939) – Nos meses finais de 1925, Mussolini implantou o fascismo na Itália.Os sindicatos dos trabalhadores passaram a ser controlados pelo Estado por meio do sistemacorporativista. Foi criado um tribunal especial para julgar crimes considerados ofensivos à segurançado Estado. Inúmeros jornais foram fechados, os partidos de oposição foram dissolvidos, milhares depessoas foram presas e outras foram expulsas do país. A Ovra, polícia secreta fascista, utilizou osmais terríveis tipos de violência na perseguição dos oposicionistas. Os fascistas puniam seusadversários obrigando-os a ingerir óleo de rícino. Mussolini empenhou-se em fazer da Itália umagrande potência capitalista mundial. Para isso promoveu a conquista da Etiópia, em 1936, e orevigoramento industrial. Mussolini tornou-se conhecido como o Duce, em italiano, aquele quedirige.Mussolini, líder fascista italiano.ConclusãoNesta pesquisa aprendi muito mais sobre Nazismo e Fascismo.Aprendi que nazismo designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945 eque racismo, totalitarismo e nacionalismo foram alguns de seus ideais.O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini naItália, a partir de 1919, e durante seu governo (1922 – 1943 e 1943 – 1945). Os fascistas italianostambém ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.

×