Historia equação

3,299 views

Published on

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Historia equação

  1. 1. A historia da Equação
  2. 2. Imagem: GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática : a + nova. São Paulo: FTD, 2002, p. 122-3. O que diz um antigo escriba da Mesopotâmia: “ Quero escrever tábuas: tábuas de medir e tábuas de pesar, e os contratos de casamento que me forem confiados: contratos comerciais, a venda de casas, campos, escravos, os penhores de prata, os contratos de arrendamento, os contratos de cultivo de palmeira, tudo isso eu sei escrever.”
  3. 3. Imagem: GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática : a + nova. São Paulo: FTD, 2002, p. 122-3. O que diz um antigo escriba da Mesopotâmia: “ Quero escrever tábuas: tábuas de medir e tábuas de pesar, e os contratos de casamento que me forem confiados: contratos comerciais, a venda de casas, campos, escravos, os penhores de prata, os contratos de arrendamento, os contratos de cultivo de palmeira, tudo isso eu sei escrever.”
  4. 4. Imagem: GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática : a + nova. São Paulo: FTD, 2002, p. 122-3. A primeira referencia de equações foi encontrada no Papiro de Rhind – um dos documentos egípcios mais antigos que se tem notícia.
  5. 5. Imagem: GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática : a + nova. São Paulo: FTD, 2002, p. 122-3.
  6. 6. Imagem: GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática : a + nova. São Paulo: FTD, 2002, p. 122-3.
  7. 7. Resolva Qual o lado do quadrado se a área menos o dobro do lado é vinte e quatro?
  8. 8. Sem a notação algébrica, em particular, sem o uso das equações, a Resolução de Problemas mesmo para os arabes e gregos, era muito cansativa, veja a resolução do problema apresentado pelo escriba que usava as tábuas de contar: Imagem: GIOVANNI, J. R et al. A conquista da matemática : a + nova. São Paulo: FTD, 2002, p. 122-3.
  9. 9. Tome a metade de dois, que é um, e multiplique um por ele mesmo. Some o resultado a vinte e quatro o que dá 25. Isto é na verdade o quadrado de cinco que, somado à metade de dois, vai dar o lado do quadrado, que é igual a seis.

×