Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

MúSica

15,008 views

Published on

  • Be the first to comment

MúSica

  1. 1. Música Trabalho de Arte
  2. 2.  História da música: estuda as origens e evolução da música o longo do tempo.  Compreende :história da arte e a evolução cultural dos povos.  O estudo da música divide em duas partes: musicologia da teoria musical.
  3. 3.  Temos então a música erudita ocidental e freqüentemente afirma-se que a história da música se origina na música da na Grécia . Este conceito, no entanto é equivocado, pois essa é apenas a história da música no ocidente.  Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões.  O histórico da música desdobra-se na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, história do samba, e assim sucessivamente.
  4. 4. O objeto do estudo da história da música
  5. 5.  As origens culturais da música em cada grupo humano estudado.  As influências culturais e sociais que a música exerce e sofre ao longo de seu desenvolvimento.  A origem e evolução de seus sistemas musicais característicos (que envolvem suas estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas).  O desenvolvimento das formas musicais,gêneros e estilos.  A história dos instrumentos musicais e técnicas associadas à sua execução.
  6. 6.  A influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.  A origem e evolução dos sistemas teóricos utilizados para estudá-la, incluindo sistemas de notação e análise musical.  As principais personalidades envolvidas na sua evolução. Os compositores em que marcaram cada período ou gênero específico ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas, estilos e gêneros.  A cronologia de todos estes temas
  7. 7. Música Erudita ou Clássica <ul><li>É termo amplo utilizado como sendo m ú sica &quot;s é ria&quot; em oposi ç ão a m ú sica popular, m ú sica folcl ó rica, m ú sica ligeira ou de jazz. </li></ul><ul><li> Uma outra definição afirma que m ú sica erudita seria a m ú sica feita durante o período de 1750 a 1830, em especial a de Haydn, Mozart e Beethoven. Período este que teve a m ú sica mais representativa e mais mencionada é a da Escola Cl á ssica Vienense. </li></ul><ul><li> Beethoven e Schubert, são nomes representativos neste período e mais adiante, e Brahms, Wagner e Liszt, ou seja, hoje o termo música clássica, para a grande maioria das pessoas, abrangeria estes nomes como compositores de música clássica ou erudita. </li></ul>
  8. 8. No Brasil  Com a chegada de D. João VI no Brasil, tivemos também um grande impulso às atividades musicais e José Maurício Nunes Garcia destacou-se como o primeiro grande compositor brasileiro.  Foi somente com Heitor Villa-Lobos que a música nacionalista no Brasil introduziu-se e consolidou-se pra valer.
  9. 9. Bach Beethoven Mozart Villa Lobos Liszt Schubert Brahms
  10. 10. Aline Domingues 1°E.M. A

×