Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planificação de uma atividade

  • Login to see the comments

Planificação de uma atividade

  1. 1. Oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0” Sessão 5 - Tarefa 1 (1ª fase)1. Apresentação A Biblioteca Escolar, com o principal objetivo de promover o livro e a leitura, pretende desenvolver uma atividade em que oprincípio do trabalho colaborativo entre a professora bibliotecária e o docente do 4º ano seja concretizado. Envolvem-se os alunos de uma turma, o seu professor e a professora bibliotecária, e um conjunto de atividades em tornoda leitura/livro pondo a criatividade e a imaginação à prova, recorrendo à utilização de ferramentas Web 2.0. Para uma gestão integrada da biblioteca escolar do agrupamento cumprem-se princípios tão importantes como “O trabalhoarticulado com os docentes, promovendo a integração da BE na Prática lectiva” e “Participar, em cooperação com os docentes,nas actividades de ensino/aprendizagem (competências de leitura, digitais e de informação) com turmas/grupos/alunos”. Diversificar experiências de contato com os livros e a leitura e desenvolver competências de literacia e de literacia digital,associadas ao desenvolvimento de competências de escrita, do sentido estético e crítico, previstas no Currículo Nacional doEnsino Básico, constituiu o ponto de partida desta atividade. Numa era em que os nossos alunos se nos afiguram como “nativos digitais”, é imprescindível a utilização das ferramentasWeb 2.0.Marta Cristina Teixeira Cardoso Maia Medeiros (Sessão 5 – Tarefa 1)
  2. 2. Oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0”2. Designação da atividade Histórias inventadas3. Descrição da atividade Elaboração de histórias a partir de imagens da obra “O Tubarão na Banheira” do autor David Machado utilizando aferramenta Batalugu, Tendo em conta os parâmetros e critérios de avaliação, assim como a metodologia de trabalho, a turma serádividida em grupos de trabalho, tendo cada um a seu cargo a criação de um livro com uma história inventada a partir de imagensfacultadas da obra, assim como também a criação de um Podcast através da ferramenta Podomatic (usando o programaAudacity), para publicitar o trabalho no blogue da turma à comunidade educativa. Toda a atividade tem como base o estudo da obra “O Tubarão na Banheira”. Procede-se assim, à sua introdução, com estaplanificação para um período letivo, sem que os alunos tenham conhecimento da mesma. Numa segunda fase conhecerão a obra,onde irão confrontar as suas histórias com a de David Machado. A descrição pormenorizada é integrada na planificação.Marta Cristina Teixeira Cardoso Maia Medeiros (Sessão 5 – Tarefa 1)
  3. 3. Oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0”4. Planificação Histórias inventadas . Desenvolver de forma articulada atividades de promoção da leitura. . Desenvolver nos alunos o sentido de espírito crítico, de iniciativa e autonomia na construção de saberes. . Criar hábitos de leitura autónoma. Objetivos . Recorrer à BE como um recurso que potencie o desenvolvimento de competências do currículo. . Desenvolver planos de trabalho integrados nas TIC que promovam a aquisição de competências digitais e de informação. . Utilizar ferramentas da Web 2.0. . Estabelecer formas de trabalho colaborativo com os docentes. . Desenvolver o sentido estético. BataluguFerramentas Web 2.0 Podomatic usando o Audacity (Podcast) BlogueMarta Cristina Teixeira Cardoso Maia Medeiros (Sessão 5 – Tarefa 1)
  4. 4. Oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0” Destinatários Comunidade Educativa Professora Bibliotecária Intervenientes Docente do 4º ano Alunos do 4º ano Um trimestre Calendarização 0€ OrçamentoDescrição da atividade Sessões Descrição - Apresentação da atividade: a professora bibliotecária explica que a turma vai ser dividida em grupos cabendo a cada um a elaboração de uma história utilizando a ferramenta Batalugu. 1ª Sessão - Explica-se esta ferramenta recorrendo ao computador e ao projetor. Apresentação - Utilizando o computador Magalhães, os alunos familiarizam-se com o Batalugu, fazendo a sua exploração daferramenta Batalugu com orientação e /ou sugestões da professora bibliotecária e do docente titular de turma. - Reveem-se e consolidam-se os conceitos relativos à utilização desta ferramenta digital. 2ª Sessão - Divide-se a turma em grupos. Criação da contaMarta Cristina Teixeira Cardoso Maia Medeiros (Sessão 5 – Tarefa 1)
  5. 5. Oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0” - Os alunos criam a conta do seu grupo de trabalho em http://batalugu.com/. - Distribuem-se imagens digitalizadas da obra “O Tubarão na banheira” de David Machado, a cada um dos 3ª Sessão grupos (imagens que não têm a mesma sequência da história) 4ª Sessão - Explica-se que cada grupo tem de elaborar um livro (história inventada) através das imagens/cartões facultados. 5ª Sessão - Cada grupo elabora uma história usando a ferramenta estudada, com propostas, sugestões e supervisão da Elaboração do livro professora bibliotecária e do professor da turma em articulação com os outros grupos. - Os grupos devem incluir no livro texto, fundos, personagens. 6ª Sessão - Conclusão do livro (últimos pormenores). - Cada grupo vai copiar o código (URL) do seu trabalho criado e inseri-lo no blogue da turma (sempre com o Divulgação no blogue apoio dos docentes). 7ª Sessão - A apresentação do livro de cada grupo à restante turma e aos professores é feita em suporte digital a partir do blogue da turma e com a ajuda do projetor (a apresentação deverá ser feita pelo chefe de grupo com aApresentação do trabalho à turma coadjuvação dos restantes elementos). 8ª Sessão - Um elemento, eleito, de cada grupo, vai publicitar o seu livro gravando a sua mensagem (já escrita e analisada) no programa “Audacity”, instalado previamente no computador da professora bibliotecária.Divulgação à comunidade 9º Sessão - Outro elemento do grupo, utilizando a conta da professora bibliotecária (martamaiamedeiros.podomatic.com) Marta Cristina Teixeira Cardoso Maia Medeiros (Sessão 5 – Tarefa 1)
  6. 6. Oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0”Divulgação à comunidade cria um podcast através da ferramenta Podomatic.( https://www.podomatic.com/login_entry).(cont.) - Outro aluno copia o URL e cola-o no blogue. - A turma comenta os trabalhos divulgados. Nota: Este trabalho é realizado em simultâneo com a professora bibliotecária e paralelamente projetado para a turma para apreensão de novos conceitos. Avaliação da atividade - Preenchimento de um questionário para avaliação da atividade. Marta Cristina Teixeira Cardoso Maia Medeiros (Sessão 5 – Tarefa 1)

×