Aprendizagem colaborativa

10,206 views

Published on

S. Tomé
28-09-2012
Introdução a novas metodologias de trabalho

Published in: Education

Aprendizagem colaborativa

  1. 1. Aprendizagem colaborativaO que é e para que serve
  2. 2. O que é aaprendizagemcolaborativa?“A cooperação colaboraçãoé a convicção plena de queninguém pode chegar àmeta se não chegarmostodos.” Virginia Burdenin Lopes & Silva (2009, p. 3)
  3. 3. Aprendizagem Cooperativa Aprendizagem ColaborativaA cooperação seria realizada pela A colaboração caracteriza-se pelodivisão de trabalho entre os ajuste mútuo dos participantesparticipantes, como uma num esforço coordenado para aactividade em que cada pessoa é resolução conjunta do problemaresponsável por uma porção daresolução do problema. Na colaboração, o processo cognitivo pode ser dividido emNa cooperação, a tarefa é dividida camadas entrelaçadas.hierarquicamente em subtarefasindependentes. …enquanto a colaboração é uma actividade coordenada,“A coordenação das actividades sincronizada que é resultado de umcooperativas é apenas obrigatória esforço continuado de construir ena montagem dos resultados manter uma concepçãoparciais… compartilhada de um problema" In http://www.eps.ufsc.br/disserta99/leslie/cap2.html
  4. 4. Os fundamentos teóricos Jean Piaget considera que o conhecimento é construído a partir do conflito de pontos de vista. Para Piaget: "é acima de tudo, através da interacção com outros, combinando sua abordagem de realidade com a de outros que o indivíduo conhece a fundo novas abordagens" (Piaget, 1972).
  5. 5. Vygotsky, enfoca a relação causal entre ainteracção social e a mudança cognitiva.A participação de uma pessoa na resoluçãoconjunta de um problema pode mudar seuentendimento sobre ele.Esse mecanismo é chamado de "apropriação".Conceito de "zona de desenvolvimentoproximal", ou seja, a diferença entre quanto épossível para uma pessoa aprender sozinha e comajuda de uma outra pessoa.Explicado por Vygotsky, é "a distância entre onível real de desenvolvimento determinadopela resolução de um problema de formaindependente e o nível potencial dedesenvolvimento, como determinado atravésda resolução do problema sobre orientaçãode um adulto ou em colaboração com paresmais aptos"
  6. 6. Características do processo Características do processodidáctico do ensino tradicional didáctico do ensino colaborativoO professor é responsável pela O aluno é responsável pelaaprendizagem aprendizagemO ensino é um processo de O ensino-aprendizagem é uminstrução processo de construçãoOs alunos são passivos Os alunos são activosO professor instrui e dá aulas O professor facilita e aconselhaexpositivas (actua como tutor)O aluno recebe informação O aluno é pessoa criativa que resolve problemas e usa a informaçãoProjecto e conquistas individuais Trabalho colaborativowww.avd.kuleuven.ac.be/bic/products/handbookchapters/01hdbkindex.html
  7. 7. Inhttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/18/REA09_Mapa02_Conceitual_Aprendizagem_Colaborativa.jpg
  8. 8. Como levar a cabo umaaprendizagem colaborativa? Esta é uma estratégia de capacidades, de competências, visando usar a maior variedade possível de actividades de aprendizagem para melhorar a compreensão de um assunto  Enfoque na motivação – a recompensa individual alcança-se pelo desempenho do grupo  Enfoque na coesão social – os alunos ajudam-se porque desejam o seu sucesso  Enfoque nas interacções cognitivas – as interacções entre alunos vão melhorar o desempenho entre alunos pelo “desenvolvimento proximal” Lopes & Silva (2009, p. 5)
  9. 9. Como funciona? Pela interdependência positiva Pela responsabilidade individual e grupal Pela interacção estimuladora Pelas competências sociais Pela avaliação de grupo Lopes & Silva (2009, p. 15-20)
  10. 10. Como implementar? Especificar os objectivos Determinar o tamanho dos grupos e distribuir os alunos por grupos Atribuir papeis aos alunos do grupo Arranjar a disposição da sala Planificar os materiais para promover interdependência Distribuir tarefas Estabelecer critérios de sucesso Estruturar a interdependência positiva e a responsabilidade Estabelecer os comportamentos desejados
  11. 11. Como implementar? Controlar o comportamento Intervir se necessário Prestar ajuda Elogiar Promover o encerramento pelo sumário Avaliar a aprendizagem Reflectir sobre o trabalho feito
  12. 12. Como implementar? Questionar o professor sobre os aspectos não entendidos Trabalhar juntos Ouvirem-se uns aos outros Fazerem perguntas uns aos outros Efectuar registos do seu trabalho e dos progressos conseguidos Assumir responsabilidade individual Envolverem-se no trabalho Reflectir sobre a forma como o grupo desenvolveu as suas tarefas O que não foi trabalhado O que deve ser alterado na forma como se trabalhou Lopes & Silva (2009, p. 53-66)

×