Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Construtivismo

806 views

Published on

  • Be the first to comment

Construtivismo

  1. 1. APRESENTAÇÃO• Marta Resende• nº 54171• Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro• Professor: Pedro Rosário
  2. 2. Significado O Construtivismo foi um movimento estéticoinstaurado na Rússia, em 1914, que negava a arte pura eassimilava influências da indústria. É uma das correntes teóricas empenhadas emexplicar como a inteligência humana se desenvolvepartindo do princípio de que o desenvolvimento dainteligência é determinado pelas ações mútuas entre oindivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mastambém não é passivo sob a influência do meio, isto é,responde aos estímulos externos, agindo sobre eles paraconstruir e organizar o seu próprio conhecimento, de formacada vez mais elaborada.
  3. 3.  A palavra Construtivismo refere-se a umasérie de correntes de pensamento, emdiferentes áreas do conhecimento:• Na Educação, o Construtivismo é uma teoria a respeito do aluno.• Na Filosofia, o Construtivismo é uma corrente surgida como uma crítica ao realismo medieval e ao racionalismo clássico.
  4. 4. Na Matemática, o Construtivismo é entendido como um resultado da ação interativa / reflexiva com o meio ambiente e / ou com atividades. É visto como uma construção humana constituída por estruturas e relações abstratas entre formas e grandezas reais ou possíveis. O Construtivismo também é uma corrente de pensamentonas Ciências Políticas e na teoria das relaçõesinternacionais.
  5. 5. Quem contribuiu para o Construtivismo?• Jerome Bruner• Jean Piaget• Lev Vygotshy• John Dewey
  6. 6. Jerome Bruner
  7. 7. • Nasceu em Nova Iorque, a 1 de outubro de 1915.• Foi um psicólogo muito influente.• A sua preocupação com a Psicologia Cognitiva levou a um interesse particular sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças.
  8. 8. Jean Piaget
  9. 9. ● Nasceu a 9 de agosto de 1896, na Suiça.● Foi epistemólogo e psicólogo.● Desenvolveu a teoria da Aprendizagem Cognitiva.● Considerava que as crianças são aprendizesativos, que constroem um novo conhecimento atravésde diferentes etapas cognitivas, construindo sobre oque elas já sabem. Para Piaget, a inteligência doindivíduo pode ser exercitada, pois os indivíduosdesenvolvem-se intelectualmente a partir de exercíciose estímulos oferecidos pelo meio que os rodeia.Quanto mais complexa for a interação do indivíduo como meio, mais “inteligente” será o indivíduo.
  10. 10. Etapas cognitivas de Piaget Período Sensório-motor::  A aprendizagem ocorre principalmente através dos sentidos das crianças. Período Simbólico:  É o período da fantasia, a criança pode criar imagens mentais; é o mundo do “fazde conta”. Período Pré-operatório:  As crianças começam a utilizar símbolos e imagens. É a idade dos “Porquês”. Período Operatório Concreto:  As crianças começam a pensar logicamente. Já é capaz de discutir diferentespontos de vista. Período Operatório Abstrato:  As crianças começam a pensar de uma forma abstrata. É a abertura “para todos ospossíveis”
  11. 11. Lev Vygotshy
  12. 12. • Nasceu a 17 de Novembro de 1896, na Bielo- Rússia.• Foi psicólogo. Desenvolveu a teoria da Cognição Social, queafirma que a cultura é o principal fator dodesenvolvimento individual.
  13. 13. • Teorizou que a educação cultural de uma criança afeta profundamente o desenvolvimento das aprendizagens.
  14. 14. John Dewey
  15. 15. • Nasceu a 20 de Outubro de 1859, nos EUA.• Foi filósofo e pedagogo.• Acreditava que a aprendizagem deve ser atraente para os alunos, ou seja, vão aprender melhor se estiverem interessados.
  16. 16. • Teve uma grande influência sobre o sistema de educação.• Acreditava que se deve educar a criança como um todo física, mental e social não tendo apenas a preocupação de lhe apresentar/ enunciar factos e informações.
  17. 17. CARTAZESCONSTRUTIVISTAS
  18. 18. REFLEXÃO O Construtivismo atravessou / atravessa diversas áreas doConhecimento, desde a Educação, passando pelaFilosifia, Matemática e Ciências Políticas. O Construtivismo tem como princípio fundamental o facto deconsiderar que a inteligência de cada um é influenciada pelo meiocultural em que se insere, ou seja, o indivíduo adquire novosconhecimentos à medida em que vai fazendo a síntese entre o “eu” e omeio que o rodeia, agindo e reagindo sobre o meio, construindo o seupróprio conhecimento. Há, portanto, uma influência recíproca entre oindivíduo e o meio.
  19. 19. CONCLUSÃO Com este trabalho apronfundei o meu conhecimentosobre o Construtivismo. A sua elaboração serviu como umaboa ferramenta de estudo. Sobretudo, no que respeita àtécnica de cartazes, pude verificar como esta teoriaesteve, e continua a estar, ao serviço de ideologiaspolíticas e sociais. Por conseguinte, gostei de elaborar estetrabalho, pois é um tema cativante, que me despertou umagrande curiosidade em querer saber mais.
  20. 20. BIBLIOGRAFIA http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011 http://livrosdamara.pbworks.com/foquee_construtivismo.pdf http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt/ http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~slomp/vygotsky/construtivismo-em- vygotsky.htm http://officinadamente.wordpress.com/2008/08/26/construtivismo-piaget- inteligencia-e-aprendizagem/ http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/teoria-socio-construtivista-um-olhar- sobperspectiva-.htm http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml

×