Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As tecnologias e_o_conhecimento_integrado

970 views

Published on

Published in: Education, Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

As tecnologias e_o_conhecimento_integrado

  1. 1. As Tecnologias e oAs Tecnologias e o Conhecimento IntegradoConhecimento Integrado Disciplina: Mídias Educativas Profª: Marta Lyrio
  2. 2. Desafio EducacionalDesafio Educacional “Educar pessoas inteiras, integrando as dimensões: corpo, mente, sentimento, espírito, psiquismo; o pessoal, o grupal e o social.” (Moran) “Não há lugar para pessoas inteiras no sistema educacional; só há lugar para seus intelectos.” (Carl Rogers)
  3. 3. Conhecimento IntegradoConhecimento Integrado não é fragmentado mas interdependente, interligado e intersensorial; sinérgico, do cérebro integral; unidade cérebro-mente-corpo; “Conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.”
  4. 4. Múltiplas InteligênciasMúltiplas Inteligências Howard Gardner (1943 - ) Autor dos livros: Estruturas da Mente e Inteligências Múltiplas Teoria desenvolvida nos anos 80, por uma equipe de pesquisadores da universidade de Harvard, teve grande impacto na educação a partir dos anos 90.
  5. 5. Pressupostos: Conceito de Inteligência: "um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura". Como conhecemos? por meio de um sistema de inteligência ou habilidades interconectadas e, em parte, independentes, localizadas em regiões diferentes do cérebro, com pesos diferentes para cada indivíduo e para cada cultura.
  6. 6. Inteligência LingüísticaInteligência Lingüística Sensibilidade para a língua escrita e falada; Envolve o gosto de escrever, ler, ouvir e contar estórias, envolve a capacidade de persuadir e argumentação; Habilidade para tecer textos com determinados ritmos e sentidos especiais
  7. 7. Inteligência Lógico-matemáticaInteligência Lógico-matemática Capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas (raciocínio dedutivo e indutivo, formular e validar hipóteses) Manipulação de conceitos de quantidade, tempo, causa e efeito Ajuda a estruturar, organizar, hierarquizar e sintetizar, ou seja, reconhecimento e categorização de padrões; “Uma mente brilhante”
  8. 8. Inteligência EspacialInteligência Espacial Capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. Reconhecimento e projeção de imagens mentais, capacidade de pensar por imagens e fotos Capacidade de visualizar imagens claras quando se pensa sobre algum assunto Discriminação e memória visual Gosto por produções artísticas “Amor além da vida”
  9. 9. Inteligência Cinestésico-corporalInteligência Cinestésico-corporal Processo melhor a informação através do movimento e do toque Aprende melhor se movimentando, tocando, mexendo nas coisas. Potencial de usar o corpo inteiro, ou suas partes, de forma complexa, para a dança e o esporte. “Billy Elliot”
  10. 10. Inteligência MusicalInteligência Musical Habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais Expressão de idéias e sentimentos através da manipulação de sons, ritmos e timbres Assim como a inteligência lingüística e lógico-matemática se expressa por um sistema simbólico “Amadeus”
  11. 11. Inteligência InterpessoalInteligência Interpessoal Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Aprende-se melhor através da interação e da cooperação Compreender e comunicar com o outro, respeitando o humor, temperamento e as motivações, capacidade de criar e de manter relacionamentos, assumindo papéis dentro dos grupos “Don Juan de Marco”
  12. 12. Inteligência IntrapessoalInteligência Intrapessoal Capacidade de se compreender, conhecendo os desejos, objetivos e a natureza emocional Auto-conhecimento, fortalece a identidade pessoal e constrói a base para os relacionamentos e o desenvolvimento intelectual, emocional e físico Busca individual, isolada, intuitiva do conhecimento
  13. 13. Inteligência NaturalistaInteligência Naturalista Capacidade de reconhecer e classificar espécies da natureza. Competência de perceber a natureza de maneira integral, compreensão sobre o funcionamento de sistemas Interesse pela observação e exploração dos ambientes humano e natural Forte sentimento ecológico “A lagoa azul”
  14. 14. Meios de comunicaçãoMeios de comunicação “Desenvolvem formas sofisticadas de comunicação sensorial multidimensional de superposição de linguagens e mensagens, que facilitam a aprendizagem e condicionam outras formas e espaços de comunicação.”
  15. 15. Meios de comunicaçãoMeios de comunicação Operam com o sensível, o concreto e a imagem em movimento. Combinam a dimensão espacial com a cinestésica, onde o ritmo torna-se cada vez mais alucinante. Imagem, palavra e música se integram dentro de um contexto comunicacional afetivo, de forte impacto emocional.
  16. 16. TelevisãoTelevisão A combinação de diferentes tipos de imagem (ao vivo, gravadas, registradas com a câmera ou criadas por computador) com diversos ritmos (com cortes de 3 segundos) provoca um estado de intensa excitação do cérebro, somos tocados pela imagens (por meio dos deferentes enquadramentos da câmera). A imagem mostra, a palavra explica, a música sensibiliza, o ritmo entretém, ou seja, as idéias são transmitidas por meio sensorial, intuitivo e afetivo.
  17. 17. ConclusãoConclusão “Os meios conseguem se comunicar bem, porque nos atinge por inteiro. Mas, ao mesmo tempo, reduzem a sua comunicação a aspectos mais superficiais, simplistas, materialistas.”
  18. 18. QuestionamentoQuestionamento De que maneira o professor pode estabelecer relações entre os meios de comunicação e a sua prática pedagógica, tendo em vista a construção do conhecimento?

×