Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Empreendedorismo

121 views

Published on

palestra realizada durante workshop do projeto Embonecando São Bento, na cidade de São Bento do Sapucaí, em 09 de setembro de 2016. A proposta foi apresentar aos participantes [artesãos, agentes, animadores e gestores culturais] o que vem a ser empreendedorismo, como podemos aplicar em nossa vida profissional, pessoal e com vistas a empreender ações voltadas ao desenvolvimento turístico local.

  • Be the first to comment

Empreendedorismo

  1. 1. O MUNDO EMO MUNDO EM TRANSFORMAÇÃOTRANSFORMAÇÃO “Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se, os amadores construíram a Arca. Profissionais construíram o Titanic”. Autor desconhecido
  2. 2. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO CONCEITO Empreendedor: Alguém versátil, possuidor de habilidades técnicas para saber produzir Capitalista: Alguém que consegue reunir recursos financeiros, organizar operações internas e realizar as vendas de sua empresa.
  3. 3. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Primeiros Tempos... Marco Polo – Na tentativa de estabelecer uma rota comercial para o Oriente, assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro(mais conhecido como capitalista) para vender suas mercadorias. O capitalista assumia riscos de forma passiva. O aventureiro Marco Polo, assumia o papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais.
  4. 4. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Na Idade Média... Empreendedor era aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Não assumia riscos excessivos, apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis à época.
  5. 5. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO No século XVII... O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Como os preços eram fixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
  6. 6. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO No século XVIII... Devido a Revolução Industrial, que ocorria no mundo, o capitalista e o empreendedor tiveram finalmente seus papeis diferenciados.
  7. 7. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO No século XIX e XX... Em fins do século XIX e começo do XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os gerentes ou administradores (fato que ocorre até hoje). A diferença? Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto nem todo bom administrador é um empreendedor. Este, tem algo mais, características e atitudes que o diferenciam do administrador tradicional.
  8. 8. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO
  9. 9. A REVOLUÇÃO DOA REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Podemos deduzir que... “Por trás dessas invenções, existem pessoas ou equipes de pessoas com características especiais que são visionárias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e empreendem”.
  10. 10. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO PORTANTO...PORTANTO... ...é o combustível para o crescimento econômico, criando emprego e prosperidade. ... é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
  11. 11. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO No Brasil... Começa a tomar forma na década de 1990 Nascimento do Sebrae Surgimento dos programas Softex e Genesis Criação do programa Brasil Empreendedor Criação do programa Jovem Empreendedor Lei da Inovação, do Simples, da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Programa Empreendedor Individual, MEI Surgimento de cursos e programas educacionais Aumento no número de professores universitários {mestres e doutores} em temas relacionados ao empreendedorismo Aumento de entidades em apoio ao Empreendedorismo{Sebrae, Anprotec, Endeavor} Subvenção econômica {bolsas e investimentos através do Finep, Fapesp, CNPq, BNDES}
  12. 12. EMPREENDEDORESEMPREENDEDORES “Empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação única, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidos e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado”. “São os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade”.
  13. 13. O PAPEL DOO PAPEL DO EMPREENDEDOREMPREENDEDOR Identificar as oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo. Ser criativo e pesquisador. Buscar constantemente novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas; onde a busca por novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto o transformará em um empresário de sucesso.
  14. 14. É POSSÍVEL ENSINARÉ POSSÍVEL ENSINAR EMPREENDEDORISMO?EMPREENDEDORISMO? Pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa, onde o sucesso decorrerá de fatores internos e externos ao negócio, do perfil empreendedor e de como ele administra as adversidades do dia a dia.
  15. 15. É POSSÍVEL ENSINARÉ POSSÍVEL ENSINAR EMPREENDEDORISMO?EMPREENDEDORISMO? Objetivos... Identificar e entender as habilidades do empreendedor; Identificar e analisar as oportunidades; Como ocorre a inovação e o processo empreendedor; A importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico; Como preparar e utilizar um Plano de Negócios; Como identificar fontes e obter financiamento para novos negócios; Como gerenciar e fazer a empresa crescer.
  16. 16. SER EMPREENDEDORSER EMPREENDEDOR Sorte ou... ? O talento empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e de muito trabalho daqueles que “fazem acontecer”. Onde existe esse talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. Mas talento sem ideias é como uma semente sem água. O componente final é o know-how, ou seja, o conhecimento e a habilidade, as chamadas competências.
  17. 17. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Características Empreendedoras Conjunto de Realização Busca de oportunidade e iniciativaBusca de oportunidade e iniciativa Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias Age para expandir o negócio e novas áreas, produtos ou serviços Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamento, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência Correr riscos calculados Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente Age para reduzir riscos e controlar resultados Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados Exigência de qualidade e eficiência Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões de qualidade previamente combinados
  18. 18. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Características Empreendedoras Conjunto de Realização Persistência Age diante de um obstáculo significativo Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa Comprometimento Atribui a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos e fracassos e assume a responsabilidade pessoal pelos resultados obtidos Colabora com os empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa Esforça-se para manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo
  19. 19. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Características Empreendedoras Conjunto de Planejamento Busca de informações Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes Investiga pessoalmente como fabricar o produto ou proporcionar um serviço Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial Estabelecimento de metas Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que tem significado pessoal Tem visão de longo prazo, clara e específica. Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis Planejamento e monitoramento sistemático Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos Constantemente revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais Mantém registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões
  20. 20. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Características Empreendedoras Conjunto de Poder Persuasão e redes de contato Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos Age para desenvolver e manter relações comerciais Independência e autoconfiança Busca autonomia em relação a normas e controles de outros Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio
  21. 21. EMPREENDEDORISMOEMPREENDEDORISMO Aprender com o passado para não repetir os erros do futuro A crise que estamos vivendo hoje deve continuar. Isso significa esforços extras por parte dos empreendedores, dos empresários, dos comerciantes e de todos. Por isso é importante fazer um balanço do ano que passou e verificar quais foram os erros e quais foram os acertos. Somente assim será possível traçar um planejamento adequado para blindar sua empresa, seu negócio, sua vida pessoal das dificuldades do próximo ano.
  22. 22. Obrigado!Obrigado! Marcos MarsuloMarcos Marsulo HistoriadorHistoriador Consultor em Cultura, Turismo e ArtesanatoConsultor em Cultura, Turismo e Artesanato {11}9-7546-5392{11}9-7546-5392 contato@estacaohistoria.com.brcontato@estacaohistoria.com.br www.estacaohistoria.com.brwww.estacaohistoria.com.br FanPage: facebook.com/estacao.historiaFanPage: facebook.com/estacao.historia

×