apresentação

901 views

Published on

machado de assis

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
901
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
110
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

apresentação

  1. 1. Machado de Assis O escritor do Século  
  2. 2. Ofícios: *Aprendiz de tipógrafo *Caixeiro *Poeta *Cronista *Contista *Romancista *Jornalista
  3. 3. <ul><li>        </li></ul>*Repórter *Polemista *Epistológrafo *Critico da literatura e do teatro *Tradutor
  4. 4. *Foi operário de gráfica *Revisor de editora *Escriturário de repartição pública *Funcionário público *Redigiu comentários políticos *trabalhou em uma loja
  5. 5. *Oficial da secretaria da agricultura *Artesão *Vendedor de balas *Foi coroinha
  6. 6. CURIOSIDADES: * Machado de Assis nunca foi a escola regularmente. Alguns dizem que foi até a segunda série do ensino fundamental. *Lia tudo que lhe caia nas mãos. *A única irmã morreu prematuramente.
  7. 7. *Ele passava os seus dias entre o casebre dos pais e a fidalguia do casarão de sua madrinha *Embora preferisse ler a rezar, Machado aceitou ser coroinha, ou seja, ajudar nas missas. *Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, ele foi acometido por uma das suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão .
  8. 8. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do Romance para a esposa, Carolina. *Presidente da Academia Brasileira de Letras, era quem decidia o futuro dos pretendentes a uma vaga. Vetou a entrada na ABL do poeta Emilio Meneses. Por ser boêmio demais e mancharia a imagem da entidade.
  9. 9. *Demorou para se estabilizar financeiramente mas não teve a mesma dificuldade para adquirir hábitos burgueses.Abominava jogos de azar, mas nos de estratégia era um adversário duro de bater.
  10. 10. <ul><li>Os meus cantos morrerão no deserto, </li></ul><ul><li>Quebro-me as notas um noturno vento, </li></ul><ul><li>E o nome que eu quisera erguer tão alto </li></ul><ul><li>No abismo há de cair do esquecimento </li></ul><ul><li>Sou bem moço, e talvez uma esperança </li></ul><ul><li>Pudesse ainda me despedir do lodo; </li></ul><ul><li>E ao sol ardente de um porvir de glorias </li></ul><ul><li>Engrandecer, purificar-me todo. </li></ul><ul><li>Machadinho </li></ul><ul><li>COMPONENTES: Sheila G., Bruna P., Kiara P. e Milene C. </li></ul>

×