Sequência gabriela 1

20,119 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
20,119
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,254
Actions
Shares
0
Downloads
626
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sequência gabriela 1

  1. 1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA GÊNERO TEXTUAL CONTOS DE FADAS
  2. 2. Professora alfabetizadora: Gabriela Cavalcanti de Andrade Reis Segmento de trabalho: 1º ano Escola: Municipal Santa Angêla das Mercês Orientador de Estudo: Alexsandro Palma Atividade: Elaborar uma sequência didática envolvendo um gênero textual, com atividades que contemplem todos os eixos da língua portuguesa e atendendo alunos em diferentes hipóteses de escrita. Salvador – Bahia Setembro/2013.
  3. 3. Introdução: O conto de fadas é um gênero textual no qual o seu conteúdo por iniciar com “Era uma vez...” tem a intenção de desenvolver na criança a percepção de tempo e espaço buscando a exploração do ambiente ao trazer informações distantes do seu presente, assim como, permitir o conhecimento de culturas diferentes, sabendo identificar e viajar num mundo mágico de reis, rainhas, príncipes, princesas, fadas, bruxas, magos e gnomos. Eixo desenvolvimento de leitura: - Despertar o gosto pela leitura de forma lúdica. - Estimular o prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias. - Buscar e/ou resgatar o interesse pela leitura e se divertirem com o que leem. -Compreender a leitura como fonte de informação, de prazer e de conhecimento. - Identificar personagens de contos de fadas como: magos, fadas, anões, príncipes e princesas. -Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos. -Identificar as marcas temporais presentes nos contos. -Identificar as letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens. - Oportunizar as crianças um aprendizado significativo desenvolvendo atividades que explorem a socialização, o cognitivo e a conotação de histórias desconstruindo a ideia de que as crianças só aprendem “sentadas, lendo e escrevendo”. -Conscientizar os alunos sobre a importância que tem os contos de fadas em nossas vidas. Eixo desenvolvimento da oralidade: -Proporcionar aos alunos oportunidades e condições de se expressarem em público. -Estabelecer relação entre imagem e texto verbal atribuindo sentido. -Oportunizar os momentos para produzir debates e questionamentos entre os alunos a respeito do tema.
  4. 4. -Desenvolver a linguagem oral descrevendo cenários, e personagens. -Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar. -Incentivar a participação, o escutar com atenção e compreender sabendo como proceder e utilizar as informações contidas no texto. Eixo produção da escrita: -Planejar, produzir, revisar seus próprios textos. - Produzir textos com o mínimo de coerência. -Demonstrar habilidade de expressar com clareza nas produções escritas, considerando a intencionalidade e o destinatário. -Reconhecer o valor da escrita como meio de informação e transmissão da cultura. -Escrever textos demonstrando preocupação com as convenções ortográficas. -Utilizar o dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas durante as produções textuais. -Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções. Eixo análise linguística: - Conhecer e usar palavras ou expressões que estabelecem a coesão como: progressão do tempo, marcação do espaço e relações de causalidades. -Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V). -Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gênero e situações de uso. -Reconhecer e nomear as letras do alfabeto. -Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais. - Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras. -Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
  5. 5. Desenvolvimento: Consigna: Lendo um conto de fadas para minha filha neste final de semana, me lembrei dos alunos e pensei que seria muito interessante se fizéssemos a leitura de alguns contos de fada em sala. Então selecionei alguns para lermos juntos durante toda essa semana e conhecermos as histórias encantadas e mágicas dos reis, rainhas, príncipes, princesas, as maldades e bondades dos bruxos e fadas. Então, vocês aceitam essa aventura? Vamos eleger uma agora, depois leremos as demais. Organização do ambiente: - Semicírculo. 1ª aula Orientações/Sequência didática Ler a consigna, e em seguida solicitar que o aluno repita para o grupo para saber se entendeu. • Organizar a sala em semicírculo. • Leitura do conto: A Bela Adormecida. • Pedir silêncio para iniciar o conto da história eleita. Interpretação oral do conto Após a leitura perguntar para os alunos: • Quais são os personagens da história? • Qual o nome da história? • Em que tempo essa história começa? • Vocês já conheciam o conto? • Como você sabe disso? • O que levou você a dar essa resposta? • Como você pode confirmar o que está falando? • Onde aconteceu na história? Descreva o cenário.
  6. 6. • O que aconteceu com o personagem principal? • Ao ouvir essa história você sentiu alguma emoção? • Qual ou quais? • Agora vamos fazer o reconto da história do seu jeito escrito e desenhado. 2ª aula Olá crianças vamos utilizar, hoje, vários livros de histórias – contos de fadas. Pois é, hoje vamos juntos listá-los em ordem alfabética para lermos durante a semana. Vamos começar? Orientações/ Sequência Didática: • Vamos sentar no chão e cada um pega um livro. • O professor inicia falando: “Tem alguma história começada pela primeira letra do alfabeto? Qual é?”, e assim segue a ordem. • No final, a professora escreve no quadro e pede para cada aluno copiar no caderno. 1. A Bela Adormecida 2. Branca de Neve 3. Cinderela 4. Chapeuzinho Vermelho 3ª aula Hoje, leremos Branca de Neve porque começa com a segunda letra do alfabeto. Consigna: Vamos sentar em semicírculo e fazer silêncio para ouvir essa história. Depois conversaremos sobre a história.
  7. 7. Orientações/ Sequência Didática: Após a leitura do conto de fada Branca de Neve fazer as seguintes perguntas: - Que história acabamos de ouvir? - Vocês gostaram? - Já conheciam? - Quais os personagens? - Como Branca de Neve morreu? - Como ela era? Após a leitura dos contos, na 1ª ,2ª e 3ª aula realizar as seguintes atividades Atividades de trabalho sistemático (para os alunos no padrão baixo desempenho):  Expor a lista dos contos em um papel metro  Ler pausadamente e articuladamente a lista dos nomes dos contos de fadas.  Convidar os alunos a lerem, decodificando e reconhecendo as palavras da lista.  Apontar as palavras para lerem individualmente, depois coletivamente.  Propor a contagem do número de letras de cada palavra.  Circular de vermelho as palavras com 6 letras e de verde as que tem 5 letras.  Identificação de letras do alfabeto Lista Princesa Rainha Rei Bruxa Anão Maçã
  8. 8. Música Dança Vestido Príncipe Castelo Aquisição da consciência fonológica O trabalho lúdico favorece ao aluno o desenvolvimento das habilidades de percepção da estrutura sonora das palavras e os alunos que participam positivamente dessas atividades de estímulo à consciência fonológica conseguem um melhor desempenho nas atividades de leitura e escrita. 1ª atividade A professora apresenta uma ficha com a palavra completa e a palavra incompleta para o aluno completá-la formando outra palavra. Ficha com as seguintes palavras: POTE vira PO___TE RATO vira P___ATO GATA vira G___ATA. 2ª atividade A professora escreve uma palavra no quadro e os alunos devem formar outras palavras, observando o seguinte:  A nova palavra deve ter todas as letras da palavra inicial.  A nova palavra deve ter mais uma ou duas letras diferentes.  Os alunos podem e devem utilizar o alfabeto móvel.
  9. 9.  Os alunos com auxílio da professora devem analisar se o número de sílabas das palavras foi aumentado quando se acrescentou mais uma ou duas letras Palavras apresentadas: PECA formar PECADO. BEIJA formar BEIJADO NINA formar MENINA. 3ª atividade A professora apresenta uma palavra misturada (com letras na ordem contrária) para os alunos descobrirem qual é a palavra. Palavras apresentadas: NHAIRA – RAINHA XABUR – BRUXA VESDOTI – VESTIDO DORDOMIN- DORMINDO Pode dividir a sala em dois grupos, para que o interesse e participação dos alunos sejam maiores, pois cada grupo deverá descobrir mais rapidamente qual é a palavra. 4ª atividade O professor distribui um texto cortado em pedacinhos para os alunos. Os alunos devem estar divididos em grupos de no máximo três alunos. Após a leitura do texto pela professora os alunos devem colocar e arrumar o texto na ordem correta. Segue o texto, a ser lido pela professora: ESPELHO, ESPELHO MEU: EXISTE ALGUÉM MAIS BONITA DO QUE EU? E O ESPELHO RESPONDEU QUE A MOÇA MAIS BONITA ERA A BRANCA DE NEVE. A MADRASTA QUANDO OUVIU A RESPOSTA FICOU ENFURECIDA E MANDOU O CAÇADOR MATAR BRANCA DE NEVE. 5ª atividade Identificar as figuras abaixo, escrevendo o nome de cada uma, relacionando-as com a lista:
  10. 10. _________________________ _______________________ ____________________________ ____________________________
  11. 11. ________________________ _________________________ Escrever textos utilizando o conhecimento sobre a correspondência som /grafia e sobre a separação do texto em palavras e frase A professora vai solicitar que o aluno escreva pode ser um bilhete, um versinho, um recado, algo referente ao conto de fadas trabalhado. Com este trabalho o aluno indicará se atingiu ou não os conhecimentos sobre a correspondência som/grafia e a separação do texto em palavras e frase. Proposta de atividade observando a correspondência som/grafia: A professora irá perceber se o aluno usa as letras adequadas aos sons que quer representar, isto é, se dá às letras os sons que realmente podem ter, por exemplo: se usa M para escrever as palavras como cama, madrinha; usa C para escrever cidade e casa. A professora irá fazer um ditado das seguintes palavras: rei, bosque, comida, sono, beleza, família.
  12. 12. Proposta de atividade para observar a separação do texto em palavras e frases: Nesta proposta a professora vai perceber como o aluno organiza seu texto, como separa os elementos que usa e se escreve como fala, se usa algum tipo de pontuação, se escreve todas as palavras ou deixa algumas de fora. A professora irá solicitar que os alunos escrevam um bilhete convidando um colega para assistir ao filme de Branca de Neve. Sugestões de atividades para alunos no nível pré-silábico:  Bingo de letras  Bingo de personagens dos contos de fadas  Bater palmas quando ouvir palavras que terminem com o mesmo som que foi sugerido pela professora. Assim, bater palma quando ouvir palavras que terminem com ETE: SETE – OITO – BETE – NEVE – REI – TOPETE Sugestões de atividades para alunos no nível silábico:  Falar palavras que rimem com: SAPATO pode ser PATO QUEIXA pode ser DEIXA SAIU pode ser VIU TOPETE pode ser SETE  Fazer um desenho e escrever a palavra que represente o desenho (referente ao conto de fadas)  Procurar em jornais e revistas desenhos de objetos que comecem com as inicias dos personagens do conto de fadas.  Bingo dos nomes dos personagens. Sugestões de atividades para alunos no nível silábico-alfabético:  Caça-palavras  Cruzadinhas
  13. 13.  Inverter as sílabas e formar novas palavras, assim: LOBO – BOLO TAPA – PATA CAPA – PACA PATO – TOPA Sugestões de atividades para alunos no nível alfabético:  Montagem de textos com cenas mudas ou frases sobre os contos  Escrita espontânea  Identificar oralmente palavras que rimem com as palavras faladas pela professora, sugestões: LINDA – AINDA LINDA – BONITA BOTÃO – MÃO BOTÃO – CHÃO BOTÃO – ANÃO JOANINHA – CADEIRA JOANINHA – GRACINHA.

×