Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Power point espaço europeu

1,104 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Power point espaço europeu

  1. 1. A Posição de Portugal na Europa e no Mundo Inserção de Portugal em diferentes espaços
  2. 2. … um espaço de relação… No contexto mundial: -Portugal é hoje um país aberto ao exterior, estabelecendo com os países europeus e de outros continentes intensas relações políticas, económicas e culturais. - Fatores que favorecem essas relações comerciais intensas: - A posição geográfica, - A participação em organizações internacionais de grande relevância; - O seu passado histórico, como país descobridor e colonizador; - A difusão da língua e a presença de numerosas comunidades de portugueses e de luso-descendentes um pouco por todo o mundo
  3. 3. … um espaço de relação… No contexto mundial: - A presença de comunidades portuguesas em países estrangeiros gera oportunidades de cooperação económica e cultural e fluxos financeiros importantes para o país. Fig. 14: As doze comunidades portuguesas mais numerosas (2012)
  4. 4. … um espaço de relação… Na União Europeia: - Portugal manteve-se à margem de qualquer tipo de integração económica na Europa até final dos anos 50; - O regime ditatorial vigente e as relações comerciais com as ex-colónias impedia a integração na Comunidade Económica Europeia (CEE), - A instituição da democracia, após a Revolução de 25 de Abril de 1974, permitiu que Portugal iniciasse o processo de adesão à CEE; - O processo de adesão culminou com a sua integração plena em 1986. - A construção europeia tem sido concretizada com sucessivos alargamentos que contribuem para reforçar a democracia e a segurança na Europa.
  5. 5. … um espaço de relação… Na União Europeia: Fig. 15: Da Europa dos seis à Europa dos vinte e oito
  6. 6. … um espaço de relação… Na União Europeia: 1957 > Tratado de Roma – institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica(Euratom). 1986 > Ato Único Europeu – reforma as instituições para preparar a adesão de Portugal e de Espanha e simplifica a tomada de decisões na perspetiva do mercado único. 1992 > Tratado de Maastricht – prepara a união monetária europeia e introduz elementos para uma união política (cidadania, política comum em matéria de política externa e assuntos internos). 1997 > Tratado de Amesterdão – reforma as instituições para preparar a adesão de mais países à UE. 2001 > Tratado de Nice – reforma as instituições para que a UE possa funcionar eficazmente com mais países. 2007 > Tratado de Lisboa – muda a forma de funcionamento da UE, permitindo-lhe falar a uma só voz e tornando-a mais apta a resolver problemas a nível mundial.
  7. 7. … um espaço de relação… Na União Europeia: -Tratado de Maastricht em 1992: a CEE transforma-se na União Europeia (UE); -Os objetivos comunitários passaram a visar uma união efetiva dos Estados-membros de modo a atingir: - a cidadania europeia, -a plena concretização do mercado único, -a integração a nível económico, com a adoção de uma moeda única, -o desenvolvimento de uma política externa comunitária. -Criação de um mercado comum que pressupõe a liberdade de circulação de bens, serviços, pessoas e capitais; -União Económica e Monetária (UEM) é concretizada em 2002 com introdução da moeda única. -É considerada um instrumento muito importante na consolidação do mercado comum.
  8. 8. … um espaço de relação… Na União Europeia: Vantagens da moeda Única - facilita as transações comerciais e financeiras, eliminando os custos cambiais; - possibilita a constituição de um espaço financeiro europeu dotado de uma moeda mais forte, com maior capacidade para competir a nível mundial e mais atrativo para os capitais internacionais; - permite a estabilidade dos preços, pela ação do Banco Central Europeu; -dispensa os consumidores que viajam pela UE da necessidade de cambiar moeda, permitindo comparar diretamente os preços em diferentes países. - Mecanismo Europeu de Estabilidade - fundo financeiro criado, em 2010 para fazer face às dificuldades extraordinárias e combater o risco dos ataques especulativos às economias mais fracas da Zona Euro.
  9. 9. … um espaço de relação… Na União Europeia: Convenção de Schengen - Aboliu as fronteiras internas; -Pressupões a livre circulação de pessoas; - Reforçou o sentido de cidadania europeia; - Estabelecimento de regras que visam controlar a entrada de cidadãos de países não signatários. Fig. 16: Espaço Schengen
  10. 10. … um espaço de relação… Na União Europeia: -A União Europeia assume um papel relevante a nível mundial pela sua: - dimensão económica, territorial e populacional; - influência e intervenção em domínios como o ambiente global, a ajuda ao desenvolvimento das regiões mais pobres e a promoção da democracia e do respeito pelos direitos humanos. -Para Portugal, a integração na União Europeia foi um fator de desenvolvimento, promovendo uma melhoria das condições de vida que se deveu, principalmente: - aos apoios financeiros; - à participação em muitos e variados programas de apoio ao desenvolvimento; - aos benefícios económicos da participação no mercado único; - à harmonização dos padrões de qualidade e das normas de funcionamento da economia e da sociedade com a legislação europeia, nos diversos domínios.
  11. 11. … um espaço de relação… …e com os países de expressão portuguesa. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - fundada a 17 de julho de 1996; - veio reforçar a cooperação entre oito países que se encontram unidos por uma herança histórica comum; - Portugal, Brasil, Países Africanos de Língua Oficial Português (PALOP) e Timor Leste. Fig. 17: Países da CPLP e respetivo número de habitantes (2012)
  12. 12. … um espaço de relação… …e com os países de expressão portuguesa. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - A ação desta comunidade projeta-se nas vertentes social, política, cultural e económica. - No plano político, destacam-se as ações diplomáticas desenvolvidas nas organizações internacionais e na mediação de conflitos. - No plano cultural, os países da CPLP implementaram o português como língua de trabalho nos organismos internacionais e promovem a língua portuguesa. - No plano económico, como os membros da CPLP se inserem em espaços económico-regionais distintos tem sido promovida a cooperação empresarial. - No plano social, tem-se intensificado a cooperação nos setores da saúde e educação. - Os parceiros da CPLP são os principais beneficiários da Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Portugal.
  13. 13. Inserção de Portugal em diferentes espaços
  14. 14. Fim da apresentação

×