Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Razões da nossa fé lição 10

307 views

Published on

Estudo baseado na revista Compromisso - 3Trimestre/JUERP
Evangelização, missões e educação religiosa.

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Razões da nossa fé lição 10

  1. 1. RevistaCompromisso - 3Trimestre DoutrinasBíblicas Razões da Nossafé Evangelização,missõese educaçãoReligiosa
  2. 2. O dia do senhor Atos1.8 A lição vai tratar hoje sobre: Evangelização Missões Educação religiosa
  3. 3. O que diz a Declaração Doutrinária da CBB Diz a nossa Declaração sobre evangelismo e missões: “A missão primordial do povo de Deus é a evangelização do mundo, visando à reconciliação do homem com Deus. É dever de todo discípulo de Jesus Cristo e de todas as igrejas proclamar, por exemplo e pelas palavras, a realidade do evangelho, procurando fazer novos discípulos de Jesus Cristo em todas as nações, cabendo às igrejas batizá-los e ensiná-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou. A responsabilidade da evangelização estende-se até os confins da terra e por isso as igrejas devem promover a obra de missões, rogando sempre ao Senhor que envie obreiros para a sua seara”.
  4. 4. O que diz a Declaração Doutrinária da CBB Mateus 28.19, 20 João 20.21 João 17.20 Lucas 24.46-49 Atos 1.8 Romanos 10.13-15
  5. 5. O que se entende por evangelização e missõesEvangelização é a ação de evangelizar. Evangelho quer dizer boas-novas. Evangelizar quer dizer levar as boas-novas aos homens que precisam de salvação. É levar Cristo às pessoas. Evangelização é uma atividade individual Missões ou fazer missões é um trabalho mais abrangente. Trata-se quando não podemos ir pessoalmente, então, temos a responsabilidade de enviar alguém que tem a chamada para a obra missionária. Comissionado é o que tem a chamada e é enviado para os campos missionários. Esses missionários deixam tudo – família, igreja, seu povo, sua pátria - e vão levar o evangelho para aqueles que nunca ouviram falar em salvação e vida eterna.
  6. 6. Motivos para a evangelização O evangelho é a única esperança para o ser humano e para o mundo. Aquilo que foi a nos pregado e nos trouxe salvação e esperança deve ser a motivação para termos compaixão pelas almas que vivem nas trevas, caminhando para a perdição. O homem sem Cristo é um pecador, um transgressor diante de Deus (Rm 3.23) e por isso está na condição de condenado à perdição eterna (Jo 3.18) e sua única esperança é Jesus (At 4.12). A Bíblia é o livro de Missões por excelência e o Novo Testamento deixa bem claro que deixar de cumprir tal tarefa descaracteriza a igreja de Jesus Cristo (1Co 9.16). Para que não haja desculpas Ele mesmo falou em Atos 1.8. Basta obedecer.
  7. 7. Educação religiosa Diz a Declaração Doutrinária “O ministério docente da igreja sob a égide do Espírito Santo compreende a relação de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o crente. A Palavra de Deus é o conteúdo essencial, fundamental e o programa nesse processo de aprendizagem cristã. A Educação religiosa nas igrejas é necessário para instrução e o desenvolvimento de seus membros, para sua edificação. Às igreja cabe cuidar do doutrinamento adequado dos crentes, visando à sua formação e desenvolvimento espiritual, moral e eclesiástico, bem como motivação e capacitação sua para o serviço cristão e o desempenho de sua tarefas no cumprimento da missão da igreja no mundo”.
  8. 8. A necessidade da educação religiosa em nossas igrejasO ensino era algo evidenciado na igreja primitiva (At 13.1) numa referência clara à importância daqueles que ensinavam, os mestres. Todo ensino era centrado na Bíblia que é a nossa regra de doutrina e conduta. Lembre-se de que para ganhar uma alma para Cristo é necessário fazer um discipulado. O novo convertido precisa continuar a aprender. O discipulador deve atender deve atender à ordem de Jesus (Mt 28.20). Muitas igrejas enfrentam muitos problemas por realizarem a obra de forma incompleta, que ficou apenas no anúncio (kerigma), mas não houve o ensino (didakê). As igrejas devem valorizar a educação na igreja, pois, como seria diferente se cada cristão se propusesse a aprender mais a Palavra de Deus e ensinar a outros.
  9. 9. A necessidade da educação religiosa em nossas igrejasUm texto bíblico significativo é este em que Paulo recomenda a Timóteo (2Tm 2.2) Paulo constantemente, em suas cartas, mostra a necessidade do ensino devido a penetração de vários ensinos e práticas opostas à sã doutrina : Atos 5.25, 42; 11.26; 15.35; 18.11; 28.31. 2Tessalonicenses 2.15. 1Timóteo 4.11, 13,16. Tito 1.9; 2.7. Além de prepara os crentes contra os erros, é necessário deixá-los prontos para “responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 1 Pedro 3:15 “...como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2 Timóteo 2:15
  10. 10. Prof. Mariângela Domeniche Perdomo

×