Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Aplicação de SIG em Temas Ambientais
*
*Para entender o que é um SIG precisamos
entender o que é Geoprocessamento.
*Geoprocessamento é um conjunto de ciências,
t...
*Se “onde” é importante para um projeto,
estudo ou tomada de decisão, então, o
Geoprocessamento é a melhor ferramenta de
t...
*Para aplicar as técnicas de Geoprocessamento
são necessários equipamentos computacionais
e ambientes de softwares que per...
*O SIG é a soma e a relação dos seguintes itens:
*Resumidamente, SIG é um conjunto poderoso
de ferramentas para:
*Coletar
*Armazenar
*Recuperar (sempre que necessário)
*Tr...
*
*Manipular e fornecer conhecimento geográfico
em novas formas e abordagens.
*Identificar a associação entre atividades
b...
*
Relação entre ferramenta e tema
*A crescente expansão das atividades humanas
sobre o Meio Ambiente tem gerado aumento da
demanda por tecnologias de manejo...
*O SIG pode fornecer a Área Ambiental os
seguintes produtos:
*Mapa Temático
*Diagnóstico Ambiental
*Avaliação de Impacto A...
*
* Os estudos e a criação de mapas temáticos
visam compreender e caracterizar a
organização do espaço através de
levantam...
*
* Os diagnósticos ambientais tem como
objetivo coletar informações específicas sobre
áreas, regiões ou localidades de in...
*
* Os projetos de avaliação de impacto
ambiental envolvem monitoramento dos
resultados de intervenção humana sobre o
ambi...
*
* Através do SIG pode-se armazenar os dados de
inventários e monitoramentos para que se
tenha o levantamento preciso dos...
*
* O SIG pode ser aplicado nos seguintes temas
ambientais:
*Biogeogriafia (Fauna e Flora)
*Agropecurária
*Desmatamento
*E...
*
Entrada de dados:
• Mapa de
Vegetação
• Declividade
• Pedologia
• Pluviometria
Resultado:
Áreas de Risco
*
* O SIG é uma ferramenta que pode ser aplicada
em diversas áreas e que tem grande
importância para a questão do Meio Amb...
*
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

SIG e Meio Ambiente

2,534 views

Published on

Apresentação sobre a aplicação de SIG na área de Meio Ambiente.

Published in: Education
  • Be the first to comment

SIG e Meio Ambiente

  1. 1. Aplicação de SIG em Temas Ambientais *
  2. 2. *Para entender o que é um SIG precisamos entender o que é Geoprocessamento. *Geoprocessamento é um conjunto de ciências, técnicas e tecnologias utilizadas para aquisição, processamento e armazenamento e publicação de dados e informações espacialmente explícitas.
  3. 3. *Se “onde” é importante para um projeto, estudo ou tomada de decisão, então, o Geoprocessamento é a melhor ferramenta de trabalho, pois através dele pode-se obter a melhor análise de dados espaciais. *O “onde” denota que os objetos ou fenômenos possuem características geográficas, isto é, podem ser verificados na superfície terrestre devido a (ao) (s) : *Posição – localização do objeto ou do fenômeno. *Atributos – características não espaciais. *Relações espaciais entre si – topologia.
  4. 4. *Para aplicar as técnicas de Geoprocessamento são necessários equipamentos computacionais e ambientes de softwares que permitem a realização de análises espaciais complexas ao integrar dados de diversas fontes para criar BANCO DE DADOS GEORREFERENCIADOS, tornando a produção de mapas e outros documentos cartográficos mais automáticos.
  5. 5. *O SIG é a soma e a relação dos seguintes itens:
  6. 6. *Resumidamente, SIG é um conjunto poderoso de ferramentas para: *Coletar *Armazenar *Recuperar (sempre que necessário) *Transformar *Exibir *Dados espaciais do mundo real em ambiente informatizado para um conjunto particular de propósitos (i.e., gerenciamento de transportes urbanos, gerenciamento de drenagem, análise de áreas de risco, etc).
  7. 7. * *Manipular e fornecer conhecimento geográfico em novas formas e abordagens. *Identificar a associação entre atividades baseadas em proximidade geográfica
  8. 8. * Relação entre ferramenta e tema
  9. 9. *A crescente expansão das atividades humanas sobre o Meio Ambiente tem gerado aumento da demanda por tecnologias de manejo, pois é necessário realizar o mapeamento, o gerenciamento e o monitoramento dos recursos naturais renováveis e não renováveis. * O SIG é a ferramenta mais adequada para esta tarefa, pois permite o armazenamento, a atualização e a realização de análise espacial para o gerenciamento dos recursos naturais, que estão ficando cada vez mais escassos devido ao crescente aumento da população mundial.
  10. 10. *O SIG pode fornecer a Área Ambiental os seguintes produtos: *Mapa Temático *Diagnóstico Ambiental *Avaliação de Impacto Ambiental (ordenamento territorial e prognóstico ambiental) *Monitoramento de fenômenos e áreas
  11. 11. * * Os estudos e a criação de mapas temáticos visam compreender e caracterizar a organização do espaço através de levantamentos temáticos como, por exemplo: *Geologia *Pedologia (solos) *Cobertura Vegetal *Hidrografia *Etc
  12. 12. * * Os diagnósticos ambientais tem como objetivo coletar informações específicas sobre áreas, regiões ou localidades de interesse (do contratante, do pesquisador, etc) para projetos de ocupação ou preservação
  13. 13. * * Os projetos de avaliação de impacto ambiental envolvem monitoramento dos resultados de intervenção humana sobre o ambiente e os trabalhos de ordenamento territorial buscam normalizar a ocupação do espaço, racionalizando a gestão do território em busca do desenvolvimento sustentável.
  14. 14. * * Através do SIG pode-se armazenar os dados de inventários e monitoramentos para que se tenha o levantamento preciso dos recursos naturais, sua localização ao longo do tempo. *O monitoramento é importante porque pode-se realizar uma análise crítica dos dados das ações da sociedade sobre o meio ambiente e através dessa análise elaborar boas estratégias de manejo e gerenciamento dos recursos.
  15. 15. * * O SIG pode ser aplicado nos seguintes temas ambientais: *Biogeogriafia (Fauna e Flora) *Agropecurária *Desmatamento *Erosão (rural e urbana) *Áreas de Risco (Desmoronamentos) *Áreas Contaminadas *Hidrologia (Drenagem e Enchentes) *Climatologia *Etc
  16. 16. * Entrada de dados: • Mapa de Vegetação • Declividade • Pedologia • Pluviometria Resultado: Áreas de Risco
  17. 17. * * O SIG é uma ferramenta que pode ser aplicada em diversas áreas e que tem grande importância para a questão do Meio Ambiente devido ao volume de dados, as características espaciais, as interações entre sociedade e natureza e as dinâmicas naturais.
  18. 18. *

×