Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação de Carlos Fiolhais

174 views

Published on

Apresentação de Carlos Fiolhais por Inês Casais e Maria Vasconcelos

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação de Carlos Fiolhais

  1. 1. Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede – Escola Secundária de S. Pedro do Sul
  2. 2. É com imenso entusiasmo que contamos, de novo, com a presença do Professor Doutor Carlos Fiolhais. Carlos Fiolhais licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra e doutorou-se com 26 anos em Física Teórica na Universidade de Frankfurt, Alemanha. Atualmente, é Professor Catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Tem dividido a sua vida intelectual entre Professor, Investigador e Divulgador da ciência e cultura científica. Lecionou, na qualidade de Professor Convidado, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Nova Orleães (Estados Unidos da América), Universidade de Pernambuco (Brasil). Faz inves- tigação em Física do Estado Sólido, Física Nuclear e Nanotecnologias. Tem publicado centenas de artigos científicos, sendo o cientista por- tuguês mais citado em teses de doutoramento e artigos científicos em todo o mundo. Foi um dos criadores e é Diretor do Centro de Físi- ca Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico. Atualmente este cen- tro integra a rede mundial para cálculo científico designada por GRID. Orientou e supervisionou várias teses de doutoramento e de mestra- do, entre elas a do professor de Física da nossa escola, António Ban- deira. Como divulgador da ciência e cultura científica, está sempre disponí- vel para participar em conferências, palestras, encontros e ações de promoção do conhecimento científico. Introduziu os computadores no ensino da Física, criando a disciplina de Física Computacional do Curso de Física Ramo Educacional, criou o portal de ensino das ciên-
  3. 3. cias e de cultura científica “mocho.pt”. Foi responsável pelo Centro de Competência Nónio em Ciências Básicas - Softciências. É corresponsável pelo blogue "De Rerum Natura”. Publicou vários livros, Física Divertida , A Coisa Mais Preciosa Que Temos, Universo e Tudo o Resto, Curiosidade Apaixonada, Ciência a Brincar, etc. É coau- tor de manuais escolares de Física e Química, alguns adotados na nossa escola. Traduz e escreve prefácios para vários livros. Foi diretor da revista da Sociedade Portuguesa de Física “Gazeta de Física”, com a qual continua a colaborar. Também colabora com os jornais "Público", "Sol", “As Artes entre as Letras” ,"Jornal de Letras", entre outros. Participa regularmente em programas de rádio e de televisão sobre ciência. É o responsável pelos programas de "Educação" e de" Ciência e Ino- vação" da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi, durante vários anos, Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e conceituadas bibliotecas do mundo. Esta foi uma pequena amostra representativa do currículo do Profes- sor Carlos Fiolhais. Como dizia Einstein, “a ciência é um misto de exploração e diverti- mento”; também Carlos Fiolhais defende que as ciências, neste caso a Física, pode ser interessante, atraente e até divertida, daí o título do seu livro “Física Divertida”. As suas palestras e conferências são sempre um misto de divertimento, rigor e conhecimento científico. Vamos então aprender e divertir-nos com o Professor Carlos Fiolhais.
  4. 4. À Luz dos livros: Livros e bibliotecas na ciência

×