Apresentação da dengue

795 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
795
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação da dengue

  1. 1. Dengue Todos unidos venceremos esse vilão tão pequeno...
  2. 2. Fase Introdutória <ul><li>Mãos que combatem a Dengue </li></ul>
  3. 3. Primeira série <ul><li>Aqui o Mosquito não tem vez!!! </li></ul>
  4. 4. O que é a Dengue?
  5. 5. É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um arbovírus, do gênero Flavivírus (sorotipos: 1,2,3 e 4). No Brasil, circulam os tipos 1, 2 e 3. O vírus 3 está presente desde dezembro de 2000 e foi isolado em janeiro de 2001, no Rio de Janeiro.
  6. 6. A dengue é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado mas também pelo Aedes albopictus . Esses mosquitos picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite.
  7. 7. A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente. A doença só acomete a população humana. Modo de transmissão ?
  8. 8. A dengue clássica é usualmente benigna. A infecção causada por qualquer um dos quatro tipos do vírus da dengue produz as mesmas manifestações. A dengue é uma doença que, na grande maioria dos casos (mais de 95%), causa desconforto e transtornos, mas não coloca em risco a vida das pessoas. Inicia-se com febre alta, podendo apresentar cefaléia (dor de cabeça), prostração, mialgia (dor muscular, dor retro-orbitária - dor ao redor dos olhos), náusea, vômito, dor abdominal.
  9. 9. Possíveis locais de proliferação do mosquito PNEU CAIXA D’ ÁGUA ÁGUA ACUMULADA LARVA DO MOSQUITO

×