PODOLOGIA COSMÉTICA

552 views

Published on

Este trabalho mostra algumas terapias alternativas que podem ser inseridas no gabinete de podologia, para proporcionar um momento relaxante para o cliente.
Citei fitoterápicos a exemplo dos óleos essenciais, os mais utilizados pelos podólogos para alguns procedimentos. os mesmos óleos podem ser utilizados na terapia olfativa como a aromaterapia assim como associa-los à geoterapia.
irá ter ação terapêutica , a argila possui ação drenante, esfoliante, revitalizante, dentre outras, e os óleos vegetais ação hidratantes agindo na ativação dos fibroblastos permitindo maior firmeza e elasticidade a pele.

Published in: Healthcare
  • Be the first to comment

PODOLOGIA COSMÉTICA

  1. 1. Uso de Terapias Combinadas
  2. 2. MARIA ELIZABETE DE LIMA MONTEIRO  TERAPÊUTA ESTETICISTA  COSMETÓLOGA
  3. 3.  É um material natural composto por partículas extremamente pequenas de um ou mais oligomineral.  Oligominerais são minerais constituídos por silicatos hidratados de alumínio e ferro, podendo conter elementos alcalinos - sódio, potássio - e alcalinos terrosos - cálcio, magnésio.
  4. 4.  Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.  Promove a esfoliação da pele.  Absorve toxinas e impurezas.  Promove a reconstituição dos tecidos.  Faz desintoxicação metabólica e drena líquido retido.  Elimina bactérias e tem efeito calmante.  Suaviza e amacia a pele.
  5. 5.  A argila verde tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.  Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.
  6. 6.  A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.  Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante.  Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.
  7. 7.  A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas.  Ela possui ação desinfectante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro.  Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele.
  8. 8.  A argila cinza é indicada para peles manchadas.  Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante.  A argila cinza é antioxidante natural.
  9. 9.  A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.  Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças.
  10. 10.  Rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio.  Indicada para rejuvenescimento da pele. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
  11. 11.  Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos.  É eficaz contra a acne e espinha.  inibe o desenvolvimento de estafilococus áureo em cultura.  O silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. reduz as inflamações. Ativa os fibroblastos devolvendo elasticidade e firmeza a pele.  Indicada também para casos de reumatismo, artrite, bursite, atrose, osteoporose, feridas e luxações. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
  12. 12.  Rica em silício, cobre, óxido de ferro e oligoelementos.  Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose (pequenos vasos dilatados nas bochechas e nariz; rosácea) e avermelhadas.  Usada em máscaras faciais, cremes e xampus para cabelos normais. Indicada para o uso em peles oleosas.  Utilizadas em casos de neoplasias, estresse, obesidade, reumatismo, artrite, anêmia entre outras patologias, redução de medidas e redução de peso.
  13. 13. tratamento ou prevenção de doenças através do uso de plantas baseada na presença de princípios ativos de origem vegetal Fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática termo aromaterapia é aplicado a um ramo da fitoterapia: pelo nome, aroma significa cheiro agradável, e terapia tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros
  14. 14.  São substâncias vitais aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, com aplicação na culinária e uso pelas indústrias na produção de alimentos e bebidas, cosméticos e medicamento fitoterápico.  Extraídos de plantas aromáticas por processos de hidro destilação (destilação à vapor).  pressão da casca no caso dos cítricos ou extração ou uso de solventes ou prensagem a frio do fruto .  Os óleos essenciais são mais concentrados.
  15. 15.  Um dos produtos inicialmente explorados no Brasil para extração de óleos essenciais foi retirado do pau-rosa. Sua exploração foi tamanha que até os dias atuais o IBAMA colocou essa planta na lista de espécies em perigo de extinção. Outros vegetais também foram explorados, como o eucalipto, capim limão, menta, laranja, canela e sassafrás.  Devido a uma dificuldade de importar essências, uma maior demanda mundial pela produção brasileira ocorreu durante a segunda grande guerra, que foi ocasionada pela dificuldade dos países do ocidente de conseguir esses produtos de seus fornecedores habituais.
  16. 16.  Com isso o Brasil teve a maior parte de suas vendas voltadas para a exportação, o que ajudou significativamente para o aumento produção.  Na década de 50, mais um fator colaborou para o aumento da extração de essências dentro do país: empresas internacionais produtoras de perfumes, cosméticos, e produtos farmacêuticos e alimentares se instalaram no país.
  17. 17.  O óleo essencial de laranja, obtido por prensagem do fruto, seguida de centrifugação, contém componentes voláteis (terpenos, ésteres, aldeídos),  Não se limita somente à volatilidade de sua composição, pois a prensagem do fruto seguida de centrifugação conserva-se ceras, pigmentos e flavonóides, dentre outras classes de constituintes não voláteis.
  18. 18.  Os óleos vegetais não evaporam e também não são solúveis em álcool.  Podem ser ingeridos, salvo algumas exceções, por isso é necessário que um profissional auxilie como utilizar de forma correta.
  19. 19.  São obtidos através da prensagem a frio das sementes de plantas oleaginosas, por isso são mais densos e ricos em lipídeos,  Responsáveis pela hidratação e nutrição da pele, podem ser encontrados em perfumes, hidratantes corporais, shampoos, condicionadores, loção para limpeza facial e óleos para massagem.
  20. 20.  Óleo de semente de uva: rico em vitaminas e antioxidantes, tem grande poder de hidratação da pele, melhorando sua elasticidade.  Óleo de amêndoas: ação hidratante;  Óleo de girassol: tem alto poder de hidratação da pele e de manutenção da barreira cutânea.
  21. 21.  Óleo de coco (coconut oil): tem propriedades antissépticas e anti- inflamatórias e pode ajudar no controle de coceiras.  Óleo de rosa mosqueta: tem propriedades hidratantes e de reparação dos tecidos, ajudando na cicatrização.
  22. 22.  O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física.  É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.
  23. 23.  Acredita-se que a aromaterapia foi trazida para o mundo ocidental no tempo das Cruzadas.  Há registros da utilização de óleos essenciais durante a praga do século XIV. No entanto, foi durante os séculos, XVI e XVII que a aromaterapia se difundiu.  A antiga literatura védica da Índia e os textos históricos da medicina chinesa documentam a importância dos óleos aromáticos para a saúde e para a espiritualidade.
  24. 24.  Os benefícios podem ser recebidos através de massagens, águas de banho, inalação, termo terapia ( escalda- pés), aromatização de ambientes.
  25. 25.  Modos de usar  Massagem;  fricção;  Inalação;  Compressas;  Aromatização;  assepsia ambiental;  Cosmética;  banhos.
  26. 26. Massagem fricção Ofurô inalação hipertermoterapia
  27. 27.  Óleo essencial de Cravo: Analgésico local, antiinflamatório, anti-séptico, fungicida (antimicótico), bactericida e parasiticida.  Óleo essencial de Melaleuca (Tea tree): É um poderoso anti-séptico, bactericida, anti- infeccioso, antiinflamatório, antiviral, fungicida, parasiticida, germicida, cicatrizante e estimula o sistema imunológico.
  28. 28.  Óleo essencial de Manjericão: Analgésico, antiinflamatório, fungicida e bactericida.  Óleo essencial de Limão: Anti-séptico, antimicrobiano, cicatrizante, bactericida e estimula o sistema imunológico. Obs: Se você utilizar o óleo essencial de limão, não expor ao sol a região aplicada durante 12horas e usar filtro solar nos pés.
  29. 29.  Camomila Romana (Anthemis nobilis)  Possui propriedades anti-inflamatórias benéficas e para a pele em casos de irritações, alergias, coceiras e picadas de insetos. É sedativo e ansiolítico, favorece o sono (reduz a insônia) agindo como tranquilizante. Útil no alívio de cólicas menstruais em geral e na melhora da rinite.
  30. 30.  Copaíba (Copaifera officinalis / reticulata)  Excelente cicatrizante, promove hidratação, cuidando da pele e cabelos. Eficaz anti- inflamatório e analgésico geral. Benéfico na endometriose, cistite, bronquite, artrite, reumatismo, fibromialgia e lábios ou seios rachados. Possui propriedades neuroprotetoras.
  31. 31.  Hortelã (Pimenta e do Campo, Mentha piperita / arvensis)  Expectorante (sinusites e bronquites). Analgésico no alívio de dores. Digestivo, reduz mau hálito. Refrescante em insolações e coceiras.
  32. 32.  É a sinergia da argila com o óleo essencial, óleo vegetal e uma base cremosa ou sabonete.  A Geoterapia é um tipo de tratamento natural, terapêutico ou estético, que usa elementos da natureza para a saúde e bem-estar do homem.  Entre estes elementos está a Argila, que é composta por partículas extremamente pequenas de silicato de alumínio minimizado, além de diversos oligoelementos , destacando entre os minerais encontrados, o silício - segundo elemento mais abundante na natureza. Além do titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro.
  33. 33.  A argila não pode ser preparada somente com água se na mesma for adicionado óleos essenciais, pois estes não são completamente solúveis em água.  Ao preparar qualquer sinergia de argila com óleo essencial é necessário o uso de uma base neutra para solubilizar o óleo essencial, antes de ser misturado à argila.  Esta base pode ser um sabonete neutro, um gel ou um creme base ou o óleo vegetal (o carreador básico da aromaterapia).
  34. 34.  Máscara Argila Verde 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta 10 gotas de óleo vegetal de girassol 3 gotas de melaleuca loção hidratante ureadin (uréia a 15%).  Ação: Máscara adstringente e refrescante que combina a micro esfoliação da argila verde, para promover tonicidade e maciez à pele, bem como a ação descongestionante e refrescante do óleo de hortelã-pimenta. Promove uma suave sensação de frescor. A loção ureadin é emoliente e hidratante.
  35. 35.  <http://www.estetica.pro.br/cosmetologia/cosmetologia_ principios_ativos.htm>  <http://www.mundodastribos.com/conheca-os-varios- tipos-de-esfoliacao.html>  <http://www.suadieta.com.br/Materias/1958/estilo-- beleza/mascaras-faciais-e-seus-beneficios>  <https://espacorenatapudo.wordpress.com/tag/rejuvenes cimento-facial/>  http://www.bioessencia.com.br/o-que-e- aromaterapia/historia-da-aromaterapia/  <http://www.acordabonita.com/2015/11/dicionario-de- oleos-essenciais-aspectos-farmacologicos-cosmeticos- emocionais-e-vibracionais/>

×