A Odisséia de Homero

28,715 views

Published on

0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
28,715
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
66
Actions
Shares
0
Downloads
495
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Odisséia de Homero

  1. 1. ODISSÉIA Autor: Homero Acadêmico: Ítalo Ígor de Moraes Souza Curso: História – 1º Semestre UNEMAT /Cáceres-MT Setembro/2012
  2. 2. Quem foi Homero Homero foi um poeta da GréciaAntiga que nasceu e viveu no século VIIIa.C. É autor de duas das principaisobras da antiguidade: os poemas épicosIlíada e Odisséia. Muitos historiadores epesquisadores da antiguidade nãochegaram a uma conclusão sobre seHomero existiu de verdade ou se é umpersonagem lendário, pois não háprovas concretas de sua existência.Suas obras podem ter sido escritas poroutros escritores antigos ou são apenas Homerocompilações de tradições orais doperíodo. http://www.suapesquisa.com/biografias/homero.htm
  3. 3. ODISSÉIA É uma das maiores obras da literaturauniversal, além de constituir, ao lado da Ilíada, obrainiciadora da literatura grega escrita, a Odisséia, deHomero, expressa com força e beleza a grandiosidadeda remota civilização grega. Odisséia, do grego Odysseía, significa “o regresso”.O título do poema provém do nome doprotagonista, o grego Ulisses (Odisseu). Filho esucessor de Laerte, rei de Ítaca e marido dePenélope, Ulisses é um dos heróis favoritos deHomero e que é citado por Homero em Ilíada comoum homem perspicaz, bom conselheiro e bravoguerreiro. O mar também é um dos personagens
  4. 4. Ulisses e sua esposa Penélope Ulisses e seu filho Telêmaco
  5. 5. A Odisséia compõe-se de 24 cantos e contém12.000 versos de seis sílabas (hexâmetros), e aação se inicia dez anos depois da guerra deTróia, em que Ulisses lutara ao lado dos gregos. A ordem da narrativa é inversa: tem iníciopelo desfecho, a assembléia dos deuses, em queZeus decide a volta de Ulisses ao lar. O relato é feito, de forma indireta e emretrospectiva, pelo próprio herói aos feaces -povo mítico grego que habitava a ilha deEsquéria. Hábeis marinheiros, são eles queconduzem Ulisses a Ítaca.
  6. 6. Mapa de Ítaca – cidade natal de Ulisses
  7. 7. Estrutura e EnredoNa Odisséia, Homero registra um dos primeiros relatos deviagem. Leva para o plano ficcional os limites, as fronteiras domundo conhecido, fixando certas idéias dos gregos a respeito dealém do mar.A obra narra as viagens e aventuras de Ulisses em duas etapas:- A primeira compreende os acontecimentos que, em noveepisódios sucessivos, afastam o herói de casa, forçado pelasdificuldades criadas pelo deus Posêidon (Deus dos mares).- A segunda consta de mais nove episódios, que descrevem suavolta ao lar sob a proteção da deusa Atena.É também desenvolvido um tema secundário, o da vida na casade Ulisses durante sua ausência, e o esforço da família paratrazê-lo de volta a Ítaca.
  8. 8. Ulisses e seus homensenfrentam naufrágios
  9. 9. ESTRUTURA DO POEMA O poema estrutura-se em quatro partes:Na primeira (cantos I a IV), intitulada Assembléia dosdeuses, Atena vai a Ítaca animar Telêmaco, filho de Ulisses, naluta contra os pretendentes à mão de Penélope, sua mãe, quedecide enviá-lo a Pilos e a Esparta em busca do pai. O heróiporém encontra-se na ilha de Ogígia, prisioneiro da deusaCalipso. Na segunda parte, Nova assembléia dos deuses, Calipsoliberta Ulisses, por ordem de Zeus, que atendeu aos pedidos deAtena e enviou Hermes com a missão de comunicar a ordem.Livre do jugo de Calipso, que durou sete anos, Ulisses constróiuma jangada e parte, mas uma tempestade desencadeada porPosêidon lança-o na ilha dos feaces (canto V), onde é descobertopor Nausícaa, filha do rei Alcínoo. Bem recebido pelo rei (cantosVI a VIII), Ulisses mostra sua força e destreza em competiçõesesportivas que se seguem a um banquete.
  10. 10. Os homens de Ulisses (Odisseu) e ele próprio enfrentaram o giganteCiclope filho de Posseidon.
  11. 11. Na terceira parte, Narração de Ulisses (cantos IX a XII), o heróipassa a contar a Alcínoo as aventuras que viveu desde a saída deTróia: sua estada no país dos Cícones, dos Lotófagos e dos Ciclopes; aluta com o ciclope Polifemo; o episódio na ilha de Éolo, rei dosventos, onde seus companheiros provocam uma violentatempestade, que os leva ao país dos canibais, ao abrirem os odres emque estão presos todos os ventos; o encontro com a feiticeiraCirce, que transforma os companheiros em porcos; sua passagempelo país dos mortos, onde reencontra a mãe e personagens daguerra de Tróia. Na quarta parte, Viagem de retorno, o herói volta àÍtaca, reconduzido pelos feaces (canto XIII). Apesar do disfarce demendigo, dado por Atena, Ulisses é reconhecido pelofilho, Telêmaco, e por sua fiel ama Euricléia, que, ao lavar-lhe ospés, o identifica por uma cicatriz. Assediada por inúmerospretendentes, Penélope promete desposar aquele que conseguirretesar o arco de Ulisses, de maneira que a flecha atravesse 12machados. Só Ulisses o consegue. O herói despoja-se em seguida dosandrajos e faz-se reconhecer por Penélope e Laerte.
  12. 12. Ulisses e seus comandados enfrentam deuses, sereias, maresrevoltos, tempestades, monstros,sereias com o intuito devoltar para Ítaca.
  13. 13. Segue-se a vingança de Ulisses (cantos XIV a XXIV): as almas dospretendentes são arrastadas aos infernos por Hermes e a históriatermina quando Atena impõe uma plena reconciliação durante ocombate entre Ulisses e os familiares dos mortos. A concepção do poema é predominantemente dramática e o caráterde Ulisses, marcado por obstinação, lealdade e perseverança em seuspropósitos, funciona como elemento de unificação que permeia todaa obra. Aí aparecem fundidas ou combinadas uma série de lendaspertencentes a uma antiqüíssima tradição oral com fundo histórico.Há forte crença de que a Odisséia reúna temas oriundos da época emque os gregos exploravam e colonizavam o Mediterrâneoocidental, daí a presença de mitos com seres monstruosos noOcidente, para eles ainda misterioso. Pela extrema perfeição de seu todo, esse poema tem encantado ohomem de todas as épocas e lugares. É consenso quea Odisséia completa a Ilíada como retrato da civilização grega, e asduas juntas testemunham o gênio de Homero e estão entre os pontosmais altos atingidos pela poesia universal.
  14. 14. Referências Bibliográficas:HOMERO. Odisséia. Tradução: Carlos Alberto Nunes. 5 ed., Rio de Janeiro:Ediouro, 2002.ROCHA, Ruth. Odisséia. Obra clássica adaptada (autor Homero) – Literaturainfanto-juvenil. 3 ed., São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.Fontes de Pesquisa – Páginas da Internet:http://www.brasilescola.com/filosofia/odisseia-homero.htmhttp://www.passeiweb.com/printversion.phphttp://pt.scribd.com/doc/51917624/A-Odisseia-Homerohttp://www.youtube.com/results?search_query=Odisseia&page=3http://www.culturamix.com/cultura/historia/ulisses-e-a-odisseia-de-homero

×