Anos 80

2,738 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,738
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,054
Actions
Shares
0
Downloads
59
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Anos 80

  1. 1. Politica
  2. 2.  Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar. Porém, o presidente Ernesto Geisel, já desde o final da década de 70, acenava para a criação de condições de uma abertura política “lenta, gradual e segura”, a qual deveria levar o país, futuramente, a algum tipo ainda não claramente definido de governo civil, o que pressupunha o fim do militarismo
  3. 3.  o longo da década de 80, pressões por eleições resultou no movimento de “Diretas Já”, um envolvimento cívico de várias camadas da sociedade, o qual contou com a participação de intelectuais, artistas, pessoas ligadas à igreja (e outras religiões que não a Católica), partidos políticos (que se formavam como o PT, PMDB e PSDB), entre tantas personalidades políticas.
  4. 4.  A bandeira deste movimento era pela promoção do processo de redemocratização do país, possibilitando a participação da sociedade civil na escolha de seus governantes. Embora as diretas não tenham tido o efeito que se esperava (uma vez que o Congresso ainda era controlado pelo governo, retardando as eleições apenas para o final da década), mesmo que indiretamente um presidente civil foi eleito: Tancredo Neves.
  5. 5.  No entanto, Tancredo faleceu em 21 de Abril de 1985 e não chegou a assumir o cargo para comandar a transição para a democracia, fato que levou José Sarney, seu vice, a assumir a presidência da República.
  6. 6.  Com a chegada de Sarney, em 1985, as políticas começaram a se tornar heterodoxas, diferentes daquelas defendidas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), o qual impunha regras duras de ortodoxia econômica ao Brasil como condição para manter seus cofres abertos às necessidades brasileiras.
  7. 7.  Fevereiro de 1980: fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) em São Paulo.  1981: Rondônia deixa de ser território e passa ser um estado da federação.  1984: Movimento Diretas Já (movimento que pedia a volta das eleições diretas para presidente do Brasil).  1985. Tancredo Neves é eleito, de forma indireta, presidente do Brasil. Porém, morre antes de assumir o cargo. Assume o vice- presidente José Sarney. Fim da Ditadura Militar no Brasil.  1988: Amapá e Roraima deixam de ser territórios e passam a ser estados brasileiros.  5 de outubro de 1988: promulgada a Constituição Brasileira (em vigor até os dias de hoje).  Outubro de 1988: criado o estado de Tocantins.
  8. 8.  A década de 80 no Brasil ficou conhecida do ponto de vista econômico e do desenvolvimento. Como: “A Década Perdida
  9. 9.  O período compreendido entre 1980 e 1984 marca o início de uma crise econômica no país devido ao seu desajustes macroeconômicos que geravam taxas insuportáveis de inflação o que de fato impedia o sucesso de qualquer plano de crescimento econômico.
  10. 10.  A década de 80 é considerada a década perdida da economia brasileira, na medida que os níveis de crescimento do PIB apresentaram significativas reduções, só para recordar o crescimento médio na década de 70 foi de 7%, já na década de 80 foi de somente 2% .
  11. 11.  A década de 80 é considerada a década perdida da economia brasileira, na medida que os níveis de crescimento do PIB apresentaram significativas reduções, só para recordar o crescimento médio na década de 70 foi de 7%, já na década de 80 foi de somente 2% .
  12. 12.  1986: criado no Brasil o “ Plano Cruzado.  plano econômico do governo Sarney que visava reduzir a inflação com tabelamento de preços, que se encontravam extremamente elevados.

×