Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha de Avaliação - 6º Ano - As Invasões Francesas/ A revolução Liberal de 1822

41,543 views

Published on

Ficha de Avaliação de HGP - 6º Ano

  • Posso recomendar um site. Ele realmente me ajudou. Chama-se ⇒ www.boaaluna.club ⇐ Eles me ajudaram a escrever minha dissertação.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • @Susana Pereira CONSEGUIU A CORRECAO
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Quando e onde podemos ver a correcção desta ficha?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • se tiver boa nota vou ir sempre pra este site !!!!!!!!!! ..-.-´´
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • oh temos de fazer numa folha e ver as perguntas dali kkkkkkkkkkk
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Ficha de Avaliação - 6º Ano - As Invasões Francesas/ A revolução Liberal de 1822

  1. 1. 1 | P á g i n aEscola E. B. 2,3 Dr. António Francisco ColaçoDisciplina de História e Geografia de Portugal6ºAnoFicha de AvaliaçãoNome:_______________________________________ Nº:__ Turma:__ Data:____/____/____A Professora:______________________ Avaliação:_______________________________O Encarregado de Educação:___________________________________________Lê com atenção todas as questões e só depois deverás respondercom respostas completas.1. Analisa os documentos seguintes.1.1.A que acontecimento se referem os documentos?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1.2.Indica o rei que governava Portugal nessa altura._______________________________________________________________________________________________1.3.Indica as consequências deste acontecimento:. Materiais:_______________________________________________________________________________. Humanas: _______________________________________________________________________________1.4.Refere as regiões do país mais afetadas por esta calamidade.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________1.5.Transcreve uma frase ou expressão que caraterize a cidade de Lisboa antes e depois do terramoto.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2. Completa o quadro com a informação seguinte:Enterrar os mortos e socorrer os feridos.Ruas largas com passeios calcetados.Casas da mesma altura.Policiar as ruas e os edifícios mais importantes.Rede de esgotos.Elaborar um plano de reconstrução de Lisboa destruída.Surgiu uma grande praça – a Praça do Comércio.
  2. 2. 2 | P á g i n aOrdens do Marquês de Pombal Caraterísticas da nova Lisboa3. Atribui um título para cada uma das Plantas.4. Lê com atenção o texto seguinte e observa as imagens.
  3. 3. 3 | P á g i n a4.1.Identifica a revolução a que se referem as imagens apresentadas._______________________________________________________________________________________________4.2.Localiza no tempo essa revolução._______________________________________________________________________________________________4.3.Indica as novas ideias defendidas pelos revoltosos.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5. Completa o texto seguinte, preenchendo os espaços em branco com as palavras do Quadro A:Quadro ANapoleão Bonaparte Europa francês Bloqueio Continental portosInglaterra Brasil França RealComércio Portugal6. Observa o seguinte mapa.Mapa A ___________________________________________________________________________Alguns reis absolutos da __________________________ uniram-se para lutar contra a ________________________.Foram derrotados. Só a ___________________________________ continuou a resistir. O Imperador dos franceses__________________________________________________ ordenou aos países europeus que fechassem os seus_________________________________ aos navios ingleses, para não poderem fazer _________________________.Esta ordem ficou conhecida por ________________________________________. Como________________________não obedeceu logo às ordens de Napoleão Bonaparte foi invadido pelo exército ___________________________ eespanhol. A família ______________________ refugiou-se no _____________________________.
  4. 4. 4 | P á g i n a6.1.Pinta com cores diferentes os itinerários das três invasões francesas e completa a legenda.6.2.Assinala, com um círculo, as cidades de destino das tropas francesas durante as 1ª e 2ª invasões.6.3.Escreve, no local adequado, o nome das seguintes batalhas: Roliça e Buçaco.6.4.Dá um título ao mapa.7. Relaciona a coluna da esquerda com as afirmações da coluna da direita, à semelhança do exemploapresentado.8. Risca as palavras erradas do seguinte texto e depois volta a escrever o texto substituindo essas palavraspelas palavras certas.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________9. Legenda as Figuras 1 e 2 com as informações seguintes.10. Procura responder às questões sobre a Revolução Liberal de 1820.Por quem foi preparada?__________________________________________________________________________A Revolução Liberalde 1820Em que cidade se iniciou?__________________________________________________________________________Qual o principal objetivo da revolução?__________________________________________________________________________Quando terminaram as invasões inglesas, a indústria e o comércio portugueses estavam desenvolvidos, aspontes estavam em bom estado, as casas e os monumentos pintados e mobilados. Os franceses continuavamem Portugal contra vontade de muitos portugueses.
  5. 5. 5 | P á g i n a11. Diz, por palavras tuas, o que é uma Constituição?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________12. Lê o documento A.Doc. A – A Constituição de 1822Art.º 1.º - ( … ) a Constituição Política da Nação Portuguesa tem por objectivo manter a liberdade, segurança epropriedade de todos os portugueses. ( … )Art.º 4.º - Ninguém deve ser preso sem culpa formada. ( … )Art.º 7.º - ( … ) Todo o português pode ( … ) manifestar as suas opiniões. ( … )Art.º 9.º - A lei é igual para todos.12.1. Indica o número do artigo que corresponde a cada uma das frases.defende a “ igualdade “ dos cidadãos no art.º n.º _________________A Constituição de 1822Defende a “ liberdade “ dos cidadãos noart.º n.º _________________13. Completa o esquema:Antes de 1820 monarquia ____________________________ATodos os poderes estão na mão do ___________________________.monarquia Depois de 1820 monarquia ____________________________portuguesaDivisão dos poderesPoder Legislativo- exercido por _________________________Poder____________ - exercido por______________________Poder ____________ -exercido por ______________________14. Observa a Figura3 .Figura 3 – O “grito do Ipiranga “.14.1.Assinala com V as afirmações Verdadeiras e com F as Falsas.- A presença da Família Real no Brasil transformou e desenvolveu a colónia.- A burguesia brasileira não estava satisfeita com abertura dos portos decretada por D. João.- Durante a presença da Família Real no Brasil, a cidade de S. Paulo tornou-se a sede do governo.- No século XIX foi criado o Banco do Brasil.- Em 1821 o príncipe D. Pedro regressa a Portugal e o rei, D. João VI, fica no Brasil.- O “ grito do Ipiranga “ é o som de uma ave brasileira.- O primeiro imperador do Brasil foi D. Pedro.
  6. 6. 6 | P á g i n a

×