Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Republica

1,723 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Republica

  1. 1. No final do século XIX sentia-se por todo o país um descontentamento da população, devido à grave crise económica que afectou toda a Europa (1890-1892). O povo português continuava a viver comdificuldades financeiras. Os salários eram muitos baixos e os horários de trabalho muito longos. Os sucessivos governos da monarquia liberal já não conseguiamresolver o problema. Em 1870, tendo em conta a situação do país foi criado o Partido Republicano.
  2. 2. O Partido Republicano defendia que Portugal devia sergovernado por um presidente eleito pelos portugueses, e não por um rei que muitas vezes não tinha capacidade para resolver os problemas do país.Este partido era apoiado, principalmente, pela pequena e média burguesia, devido ao descontentamento com a situação económica de Portugal, e pelos operários que pretendiam melhorar as suas condições de vida.
  3. 3. 1ª Tentativa – A Ofensiva RepublicanaO Partido Republicano utilizou o facto do rei D. Carlos tercedido ao Ultimato Inglês a seu favor, e a 31 de Janeiro de 1891 rebentou a primeira revolta republicana. Porém, a guarda municipal, fiel à monarquia, derrotou facilmente os revoltosos.
  4. 4. 2ª Tentativa – O RegicídioEm 1907, o rei D. Carlos entregou a chefia do governo a João Franco que passou a governar em Ditadura.A 1 de Fevereiro de 1908, devido ao descontentamentoda população face a este regime, o rei e o seu filho mais velho foram assassinados no Terreiro do Paço. Após o regicídio o seu filho mais novo passou a governar com apenas 19 anos de idade.
  5. 5. 3ª Tentativa – A Revolta TriunfanteNa madrugada do dia 4 de Outubro de 1910 iniciou-se arevolução republicana. O número de militares envolvidos era pequeno, ainda assim, a população saiu à rua armada, e foi uma ajuda fundamental. O exército que defendia a monarquia não conseguiu derrotar os revoltosos e a revolução saiu vitoriosa.
  6. 6. A Implantação da República deu-se a 5 de Outubro de 1910, acabando com a monarquia em Portugal. Nomeou-se assim, um Governo Provisóriopresidido pelo professor Teófilo Braga, iniciando- se assim a 1ª República.
  7. 7. Presidente Da Executivo República Governo Câmara Dos Legislativo Parlamento DeputadosPODERES Senado Judicial Tribunais
  8. 8. • Laicização Do Estado - foi proibido o ensino religioso nas escolas - as propriedades das ordens religiosas foramnacionalizadas• Direito Civil - apenas o casamento civil é válido em relação á lei - é permitido o divórcio - é obrigatório o registo dos nascimentos e dos óbitosno registo civil - as crianças têm de ser registadas com o nome do pai
  9. 9. • Nacionalidade - foi introduzida uma nova moeda (o escudo), umanova bandeira e um novo hino• Legislação Social - direito à greve - semana de trabalho de 6 dias - são autorizados os sindicatos - criação de instituições para a protecção da infânciae da velhice
  10. 10. • Medidas Ligadas à Educação - tornar o ensino obrigatório e gratuito até ao 4º ano - foram criadas os conselhos de assistênciaescolar, para ajudar os mais pobres - criação das universidades de Lisboa e do Porto

×