Introdução empreendedorismo

13,163 views

Published on

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
13,163
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
125
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução empreendedorismo

  1. 1. Empreendedorismo 10/08/2009 Prof. Márcio Honorato [email_address]
  2. 2. <ul><li>DEFINIÇÃO </li></ul><ul><li>Apesar de possuir muitas definições, variando conforme o local e o país. </li></ul><ul><li>Deriva do Verbo em Francês: </li></ul><ul><li>“ entreprendre” – que quer dizer, aquele que assume riscos e começa algo novo. </li></ul>
  3. 3. Economistas: Associam os empreendedores, com inovação. Comportamentalistas : Se concentram nas características da criação e da intuição dos empreendedores.
  4. 4. Alguns pensadores do Empreendedorismo: Aitken : idéia de inovação. Baumol : inovação e liderança. Filion: fixação de objetivos; uso das oportunidades. Say : discernimento; perseverança. Schumpeter : inovação. Shapiro : iniciativa; transformação; risco. Stacey : flexibilidade; determinação.
  5. 5. Peter Ferdinand Drucker (1986) : “ Os empreendedores criam algo novo, algo diferente, mudam ou transformam valores. Eles vêem a mudança como norma e como sendo sadia. Geralmente não provocam a mudança por si mesmos, mas, e isto define o empreendedor e o empreendimento, sempre estão buscando a mudança, reagem a ela e a exploram como sendo uma oportunidade. Para este autor o espírito empreendedor é uma característica distinta, seja de um indivíduo ou de uma organização”.
  6. 6. Quem é o empreendedor? “ O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente, através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais” – Jopseph Schumpeter (1949). “ É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização” – José Dornelas (2001).
  7. 7. <ul><li>Perfil Empreendedor: </li></ul><ul><li>Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo que faz </li></ul><ul><li>É motivado pela autorealização. </li></ul><ul><li>Utiliza-se dos recursos que possui de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico em que vive. </li></ul><ul><li>Auto-avaliação e Autocrítica e autocontrole em busca do desenvolvimento. </li></ul><ul><li>Imaginação, determinação, organização e liderança. </li></ul><ul><li>Disposto a assumir riscos e a possibilidade de fracasso. </li></ul>
  8. 8. <ul><li>Comportamento do Empreendedor: </li></ul><ul><li>Ter metas; </li></ul><ul><li>Buscar informações </li></ul><ul><li>Planejar e monitorar de modo sistemático </li></ul><ul><li>Ter iniciativa e buscar oportunidades, </li></ul><ul><li>Exigência de Qualidade e Eficiência; </li></ul><ul><li>Ser persistente; </li></ul><ul><li>Ter comprometimento </li></ul><ul><li>Ter persuasão e uma Rede de Contatos; </li></ul><ul><li>Ter Independência e Autoconfiança. </li></ul>
  9. 9. Empreendedorismo no Brasil A mais recente pesquisa do GEM – Global Entrepreneurship Monitor no Brasil traz uma interessante informação sobre os jovens empreendedores de nosso país. Os brasileiros entre 18 e 24 anos destacam-se perante jovens de outros países. Nossos jovens estão na terceira posição do ranking do GEM.
  10. 10. Sites: http://www.sebrae.com.br/paginaInicial http://www.endeavor.org.br/

×