Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Arte chinesa

3,930 views

Published on

Slides que abordam algumas importantes concepções sobre a milenar arte chinesa.

Published in: Design
  • Be the first to comment

Arte chinesa

  1. 1. A periodização da civilização chinesa foiestabelecida através das diferentes dinastias que governaram a nação, desde as precursoras Shang (1650 a.C.-1027 a.C.), cujas produções culturais se enquadram no período do bronze e Zhou (1027 a.C.-256 a.C.).
  2. 2. Foi durante a época Tang (618-907 d. C.) que o paísatingiu a maior dimensão territorial de toda a sua história. Seguiram-se a Época Sung (960-1279), a dinastia Ming (1368-1644) e o período Qing ou Manchu, que correspondeu à última dinastia imperial (1644-1911).
  3. 3. Caracterizada pela serenidade e permanência das formas expressivas e pela rigidez de valores estéticos, a cultura chinesa procurou sempre,através das suas realizações artísticas a harmonia com o universo.
  4. 4. Com a abertura da cultura chinesa ao exterior, verificada durante a dinastia Ching tornou-se evidente, em paralelo com a exportação deartefatos artísticos para todo o mundo ocidental, a apropriação pela China de outras linguagens estéticas
  5. 5. A arte chinesa é significativa não apenas pela beleza, mas também porque foi a maior fonte de inspiraçãopara todo o Oriente - Japão, Coréia, Tibete, Mongólia, Indochina e Ásia Central.
  6. 6. A postura em relação às artes apresentava muitas diferenças entre a China e o Ocidente. O amador erudito, por exemplo,tinha geralmente um status mais elevado do que o profissional, e não havia distinção entre belas-artes e artes aplicadas. Naverdade, a caligrafia na China há muito tempo já era considerada a mais nobre das artes.
  7. 7. A Europa também deve à China muitos dos seus impulsos artísticos, bem como a introdução devariadas técnicas, principalmente na cerâmica e na tecelagem.
  8. 8. FONTE BIBLIOGRÁFICA: http://www.portaldarte.com.br/artechinesa.htm :

×