PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS
EDUCACIONAIS
...
Introdução
O Curso AVA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E
APRENDIZAGEM traz uma síntese das questões desenvolvidas na
escola, por ...
Problemática:
Ressaltando alguns dados obtidos
através de uma pesquisa observamos
alguns resultados apresentados com os
al...
Mediante a problemática levantada ressalta a
necessidade de integração das tecnologias na
escola como elas estão sendo ped...
JUSTIFICATIVA
Diante da análise do questionário aplicado aos alunos,
foi evidenciado que os mesmos são carentes de
ativida...
Acreditamos que o educar pela pesquisa ainda
não é amplamente aplicado na sala de aula
devido ao pouco, ou nenhum, conheci...
OBJETIVOS
•
•
•
•

•
•

Oferecer uma oficina aos professores onde sejam contempladas
ferramentas da web 2.0 como recursos ...
Metodologia
Na sala de informática serão apresentados aos professores os
objetivos da oficina.
Texto
Promover o estudo do ...
Ferramentas web 2.0
PRODUÇÃO DE TEXTO AUTORIA DOS
ALUNOS POR MEIO DO SITE
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias

” REGISTROS DIGITAIS
DESENVOLVENDO A AUTORIA E
INTERAÇÃO NAS PRODUÇÕES DE
TEXTOS OFICINA COM OS ALUNOS
Referências
Pedro Demo, Pesquisa: princípio científico e educativo. São
Paulo: Cortez, 2006
http://www.proativa.vdl.ufc.br...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

496 views

Published on

O Curso AVA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM traz uma síntese das questões desenvolvidas na escola, por meio da pesquisa que refletem sobre o uso de tecnologias na sala de aula. São entendidas como tecnologias o vídeo/DVD, o computador, maquinas digitais, louça digital, data-show e a internet.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
496
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ESCOLA MUNICIPAL LENITA DE SENA NACHIF CURSO AVA-2013 Mediador: Marcos de Oliveira Monteiro Cursista: Márcia Ardaia Fagundes Ferreira. Campo grande - outubro 2013.
  2. 2. Introdução O Curso AVA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM traz uma síntese das questões desenvolvidas na escola, por meio da pesquisa que refletem sobre o uso de tecnologias na sala de aula. São entendidas como tecnologias o vídeo/DVD, o computador, maquinas digitais, o data-show e a internet. Esse programa conta com a opinião de diferentes especialistas que abordam de maneira geral as questões que envolvem o trabalho com a tecnologia na escola. Pedro Demo cita O desafio de educar pela pesquisa, desde o Ensino Fundamental, podendo se estender ao Ensino Médio, até a Universidade. A condição para educar pela pesquisa é que o professor seja um pesquisador e tenha-a como uso no cotidiano. Neste ponto de vista do desenvolvimento de programas e sistemas computacionais voltados à aprendizagem, contribui para a inovação de uma linha educacional ainda pouco explorada no ambiente de sala de aula e em softwares educacionais.
  3. 3. Problemática: Ressaltando alguns dados obtidos através de uma pesquisa observamos alguns resultados apresentados com os alunos e professores, sendo possível questionar a utilização dos recursos tecnológicos da WEB 2.0 na escola, levantando pontos pertinentes, como é possível avaliar a aprendizagem dos alunos por meio de um recurso tecnológico?
  4. 4. Mediante a problemática levantada ressalta a necessidade de integração das tecnologias na escola como elas estão sendo pedagogicamente abordadas pelos professores? Sendo assim ensinar e aprender faz necessário a integração e inovação com as tecnologias afim de explorar a WEB 2.0 um termo popularizado em uma geração de comunidades e serviços tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em redes sociais e Tecnologia da Informação.
  5. 5. JUSTIFICATIVA Diante da análise do questionário aplicado aos alunos, foi evidenciado que os mesmos são carentes de atividades que utilizem ferramentas da web 2.0 e que muitos deles gostam e exploram esses recursos em outro ambiente. Por esse motivo, será oferecido aos professores uma oficina onde possibilitará o desenvolvimento de atividades utilizando aplicativos do ambiente virtual. Por essa razão, justifica-se a oferta de uma oficina que contemple a utilização de tais recursos para os professores, visando a utilização destes para a melhoria da sua prática pedagógica e assim o suprimento dos anseios dos alunos.
  6. 6. Acreditamos que o educar pela pesquisa ainda não é amplamente aplicado na sala de aula devido ao pouco, ou nenhum, conhecimento dos educadores em relação a esta abordagem     Faz –se necessário aprendizagem por parte dos professores porque os alunos já estão avançados no que se trata conhecimento tecnologicos, acessam a todo momentos blogs, e-mail, facebook , stagran, tiram fotos, criam vídeos com celular (mesmo sendo alunos de baixa-renda) e eles têm domínio e interesse muito grande por essas tecnologias  
  7. 7. OBJETIVOS • • • • • • Oferecer uma oficina aos professores onde sejam contempladas ferramentas da web 2.0 como recursos pedagógicos. Promover o estudo do texto “Educação Hoje”, de Pedro Demo. Propor uma atividade interativa onde os professores explorem e utilizem uma das ferramentas propostas pela oficina. Apresentar as ferramentas com o intuito de promover aos professores a ideia de autonomia e autoria, quando na utilização dos recursos por partes destes ou quando proporem tais atividades aos alunos.  Google Drive: Editor de planilhas, texto colaborativo, produção de slides; Blog e Pbworks) Promover atividades de produção de texto utilizando a ferramenta site “Proativa.vdl.UFC.historias.”
  8. 8. Metodologia Na sala de informática serão apresentados aos professores os objetivos da oficina. Texto Promover o estudo do texto “Educação Hoje”, de Pedro Demo. São Paulo: Atlas, 2009. Como fazer as atividades online e utilizando as ferramentas da web, como tarefa os professores produzirão um texto coletivo com base no texto estudado, postando-o na ferramenta Google drive. Após a discussão, serão apresentadas as ferramentas da web 2.0. Louça digital Essas ferramentas contempladas pela oficina serão acompanhadas de atividades/sugestões desenvolvidas com cada uma delas.
  9. 9. Ferramentas web 2.0
  10. 10. PRODUÇÃO DE TEXTO AUTORIA DOS ALUNOS POR MEIO DO SITE http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias ” REGISTROS DIGITAIS
  11. 11. DESENVOLVENDO A AUTORIA E INTERAÇÃO NAS PRODUÇÕES DE TEXTOS OFICINA COM OS ALUNOS
  12. 12. Referências Pedro Demo, Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006 http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ http://www.brasilescola.com/redacao/producao-texto.htm http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fich as_ok/educacao/sua_escola_nossa_escola_sintese_programas_n ovas_tecnologias_em_sala_de_aula. Fichamento de livro: Educar pela Pesquisa Autor: Pedro Demo Campinas: Editores Associados, 1997 – 2.ed

×