Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Avaliação lp 8º ano

20,282 views

Published on

  • Be the first to comment

Avaliação lp 8º ano

  1. 1. Escola Dr. Jaime Monteiro Aluno(a):____________________________________________________________ Nº______ Gameleira, ______ de setembro de 2013 Professora: Márcia Oliveira da Silva Ano: 8º “_____” Avaliação de Língua Portuguesa –III bimestre 01. O poema “Papel quadriculado” está organizado em a) frases. b) orações c) versos. d) parágrafos 02. O trecho “Um dia é melhor somar, no outro é subtrair” sugere que a) saber matemática resolve todos os problemas. b) ganhar e perder são ocorrências naturais da vida. c) vencer sempre é um objetivo necessário à vida. d) complicar as coisas faz parte da vida humana. 03. No trecho “Nossa vida é uma conta/num papel quadriculado”temos a seguinte figura de linguagem: a) metáfora b)comparação c) antítese d) metonímia 04. O humor deste texto está no fato de: a) O homem ter desmaiado ao perceber que havia comprado os produtos errados. b) O funcionário do mercado ter perseguido o homem até ele cair desmaiado. c) O homem sofreu discriminação racial dentro do mercado d) O homem ter desmaiado ao ver os impostos discriminados na nota fiscal. 05. No trecho “A QUE não vemos é causada pelo esgoto das residências", a palavra destacada refere-se à(s) a) bactérias b) garrafa c) poluição d) comida PAPEL QUADRICULADO Um dia é melhor somar, no outro é subtrair. Tem vez de multiplicar, tem hora de dividir. Nossa vida é uma conta num papel quadriculado, tem gente que fica tonta, sem chegar ao resultado. Se o problema é complicado, de difícil solução, é melhor não dar um passo sem ouvir o coração (Ricardo Azevedo. Livro de papel. São Paulo: Editora do Brasil, 2001. p. 46-47.)
  2. 2. De sobremesa, mais problemas Pronto! O inseto conseguiu ingerir o seu precioso alimento: o sangue. Agora, precisa buscar apenas um cantinho sossegado e tirar uma sesta, certo? Quem dera! A luta continua, companheiro! Os bichos têm novos problemas a enfrentar! Quando o inseto digere o sangue, ele quebra todas as suas moléculas, até mesmo a hemoglobina, que é uma proteína responsável por transportar o oxigênio no nosso corpo. Assim, o heme (pigmento da hemoglobina que ajuda a distribuir esse gás e dá a cor vermelha ao sangue) é liberado dentro do trato digestivo dos insetos, causando vários problemas. Um deles é gerar radicais livres — formas de oxigênio que reagem com qualquer molécula que estiver "dando sopa", como proteínas e lipídios, destruindo-as. Capaz de levar o inseto à morte, esse problema precisa ser resolvido depressa! Para se defender do heme, os insetos usam diferentes estratégias. Elas variam de bicho para bicho, mas se combinam de diversas formas para evitar que o inseto morra. Existem moléculas, por exemplo, que destroem os radicais livres, impedindo que eles causem danos ao organismo. Há, também, um jeito especial de unir uma molécula de heme com outra igual a ela, fazendo algo comparável a uma pedrinha que não é tóxica. Sem falar que algumas proteínas são capazes de guardar o heme — como a hemoglobina faz —, evitando que ele entre nas células e cause danos a elas. Chamadas de especializações, essas características que os insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) desenvolveram os tornaram craques na tarefa de conseguir esse alimento. E não há como negar que eles são bastante eficientes no que fazem! 06.De acordo com o texto, o heme é: a) uma proteína que produz oxigênio. c) uma molécula que destrói os radicais livres. b) um pigmento que dá cor vermelha ao sangue. d) uma substância que alimenta os insetos. 07. O texto pode ser considerado um artigo de divulgação científica porque apresenta a) expressões coloquiais para relatar um acontecimento. b) linguagem figurada para descrever os radicais livres. c) divulgação de uma descobertada biologia. d) vocábulo técnico para explicar um processo orgânico. “ Quando o inseto digere o sangue, ele quebra todas as suas moléculas, até mesmo a hemoglobina, que é uma proteína responsável por transportar o oxigênio no nosso corpo.” (2º parágrafo) 08. No trecho acima, o termo destacado refere-se a a) sangue b) oxigênio c) corpo d) heme 09. O texto tem como objetivo explicar a)a composição do sangue humano. b) os problemas enfrentados na quebra das moléculas. c) o processo de digestão dos insetos. d) as estratégias de sobrevivência dos insetos hematófagos. 10. Leia o texto ao lado. No verso "Vai abrir!!! Vai abrir!!!", a repetição do ponto de exclamação enfatiza a ideia de a) susto c) indignação b) pressa. d) surpresa.
  3. 3. 11. No texto, o uso da expressão “água que não acaba mais” (l.11) revela a) ambição pela riqueza da região. b) medo da violência das águas. c) surpresa pela localização do rio. d) admiração pelo tamanho do rio. 12. O texto trata a) do levantamento da vegetação amazônica. b) das características da região Amazônica. c) de um roteiro turístico da região do Amazonas. d) da importância econômica do rio Amazonas. 13. A frase que contém uma opinião é a) “cobre mais da metade do território brasileiro”. (l.3) b) “ não cansa de admirar as belezas da maior floresta”. (l.4-5) c) “... maior floresta tropical do mundo”. (l.5-6) d) “ é Mata contínua [...] cortada pelo Amazonas.” (l.7-8)
  4. 4. 14. Comparando os dois textos, percebe-se que eles são a) contrários. b) complementares. c) divergentes. d) semelhantes. 15. De acordo com esse texto, a palavra “FILAR” significa a) questionar. b) negociar. c) convencer. d) conseguir. Gabarito 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

×