Amazônia

795 views

Published on

Conceituação e descrição da Amazônia, enfatizando através das imagens suas características ambientais.

Published in: Environment
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
795
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
73
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Amazônia

  1. 1. Quantas Amazônias existem?
  2. 2. Pelo menos cinco conceitos diferentes costumam ser tomados como sinônimo de AMAZÔNIA:  Amazônia continental (no Brasil e outros países da América do Sul);  bacia do rio Amazonas;  Amazônia Legal;  bioma Amazônia;  floresta Amazônica. Há ainda a confusão que muita gente faz entre o estado do Amazonas e a Amazônia.
  3. 3. ESTADO DO AMAZONAS O Amazonas é a mais extensa das 27 unidades federativas brasileiras. Em mais de 1,5 milhão de km2, há apenas 62 municípios, o que dá uma área média de 25 335 km2 para cada município.
  4. 4. BIOMA AMAZÔNIA O bioma Amazônia é formado pelas regiões que têm o mesmo clima, a mesma vegetação florestal e a mesma fauna. Esse conjunto de fatores cria condições biológicas específicas para a área. O bioma amazônico ocupa 49,29% do Brasil e é o maior bioma terrestre do país, mas também se estende para os outros países
  5. 5. AMAZÔNIA LEGAL A Amazônia Legal é um conceito político criado pelo governo brasileiro em 1953, alegando que havia problemas econômicos, políticos e sociais semelhantes nesses estados, mas a divisão não corresponde à geografia natural da Amazônia (no Tocantins, por exemplo, há áreas de cerrado).
  6. 6. FLORESTA AMAZÔNICA Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Eq uador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
  7. 7. PROBLEMAS ATUAIS ENFRENTADOS PELA FLORESTA AMAZÔNICA:
  8. 8. PROBLEMAS ATUAIS ENFRENTADOS PELA FLORESTA AMAZÔNICA: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
  9. 9. D E S M A T A M E N T O
  10. 10. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
  11. 11. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
  12. 12. Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.
  13. 13. Outro problema é a poluição. Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

×