Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
ESTADOS UNIDOS
SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL
Colonização e formação da
América desenvolvida
 Independência
(1776) das treze
colônias.
 Início da
ocupação do
interior...
Colonização e formação da
América desenvolvida
 As ferrovias foram
fundamentais para
a ocupação do
território.
Recursos naturais e a
industrialização no nordeste
dos Estados Unidos
 A partir do final do século XVIII, grande prosperi...
Recursos naturais e a
industrialização no nordeste
dos Estados Unidos
 Na segunda metade do
século XIX, exploração de
car...
Recursos naturais e a
industrialização no nordeste
dos Estados Unidos
 A indústria automobilística teve grande
cresciment...
A ascensão da economia
estadunidense
 Acúmulo de capital a partir da segunda metade do século XIX,
possibilitou o crescim...
A ascensão da economia
estadunidense
 Ao final da Segunda Guerra países como Inglaterra, França, Itália e
Alemanha estava...
As multinacionais e o comércio
estadunidense
 A partir da segunda metade do século XX – nova
fase – a expansão das multin...
A influência dos Estados Unidos
na economia mundial
 O país exerce forte influência política sobre
organismos econômicos ...
A influência dos Estados Unidos
na economia mundial
 Política protecionista: o país interfere no
mercado internacional pr...
A invasão cultural
estadunidense
 Durante o século XX os Estados Unidos tiveram
seus elementos culturais difundidos por m...
Estados Unidos: uma potencia
militar
 Após a Segunda Guerra Mundial, devido a Guerra
Fria, o país investiu maciçamente no...
Declínio econômico dos
Estados Unidos
Fonte: Banco Mundial
 A tabela representa a retração da economia
estadunidense.
Mai...
Declínio econômico dos
Estados Unidos
 Motivos: concorrência dos países da União Europeia,
como Alemanha e Inglaterra, ma...
Os Estados Unidos e a crise
econômica mundial
 A crise econômica de 2007 em
cinco atos:
1. A Origem
Juros baixos e crédit...
Os Estados Unidos e a crise
econômica mundial
3- Estouro da Bolha
Muitos imóveis tinham triplicado de valor e com o calote...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Eua superpotência mundial

15,066 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Eua superpotência mundial

  1. 1. ESTADOS UNIDOS SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL
  2. 2. Colonização e formação da América desenvolvida  Independência (1776) das treze colônias.  Início da ocupação do interior: Conquista do Oeste – predomínio de uso agrícola  Terras anexadas por meio de guerras, compradas ou cedidas.
  3. 3. Colonização e formação da América desenvolvida  As ferrovias foram fundamentais para a ocupação do território.
  4. 4. Recursos naturais e a industrialização no nordeste dos Estados Unidos  A partir do final do século XVIII, grande prosperidade econômica motivada pela expansão do mercado consumidor interno, fato que assegurou o crescimento da produção industrial na região nordeste de seu território.
  5. 5. Recursos naturais e a industrialização no nordeste dos Estados Unidos  Na segunda metade do século XIX, exploração de carvão nos Montes Apalaches e ferro nas proximidades dos Grandes Lagos. Isso alavancou o desenvolvimento industrial: construção de siderúrgicas (aço) e metalúrgicas, base para as outras indústrias. Exemplos: transportes (trens e navios) e construção civil. No final do século XIX, descoberta e extração de petróleo, primeiramente nas proximidades dos Grandes Lagos e mais tarde no Texas e Golfo do México, desenvolvimento do setor petroquímico.
  6. 6. Recursos naturais e a industrialização no nordeste dos Estados Unidos  A indústria automobilística teve grande crescimento com os recursos minerais e energéticos do nordeste. As primeiras fábricas criadas na região foram: Ford, GM e Chrysler.  Fordismo – linha de montagem
  7. 7. A ascensão da economia estadunidense  Acúmulo de capital a partir da segunda metade do século XIX, possibilitou o crescimento da economia americana como uma das maiores do mundo.  No início do século XX, grandes empresas possuíam o monopólio de alguns setores estratégicos da economia: petróleo (família Rockefeller), aço (família Morgan), automóveis (família Ford) e ferrovias (família Vanderbilt). Essas empresas foram favorecidas pela necessidade de integrar o grande território estadunidense.  As duas grandes guerras também ajudaram o crescimento econômico americano: A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os conflitos ocorreram principalmente na Europa e muitos desses países já industrializados foram muito prejudicados pelas guerras.
  8. 8. A ascensão da economia estadunidense  Ao final da Segunda Guerra países como Inglaterra, França, Itália e Alemanha estavam arrasados e precisam importar produtos agrícolas e industriais dos Estados Unidos. Além disso, os Estados Unidos passaram a destinar ajuda financeira (plano Marshall) aos países europeus aliados, ampliando sua área de influência. Nesse momento o dólar (moeda americana) passa a ser a moeda padrão nas negociações.
  9. 9. As multinacionais e o comércio estadunidense  A partir da segunda metade do século XX – nova fase – a expansão das multinacionais.  Os investimentos realizados pelas multinacionais foram direcionados principalmente para países desenvolvidos da Europa, como França e Inglaterra e alguns subdesenvolvidos com grande mercado consumidor como Brasil, Argentina, México e África do Sul.  Com a expansão das multinacionais os Estados Unidos, o país se tornou o gerador dos maiores fluxos de mercadorias, com um gigantesco volume de exportações e importações.
  10. 10. A influência dos Estados Unidos na economia mundial  O país exerce forte influência política sobre organismos econômicos internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacional) que fazem empréstimos a países subdesenvolvidos. Assim, os países que precisam de empréstimos acabam sendo influenciados pelos americanos. Sede do FMI – Washington - DC
  11. 11. A influência dos Estados Unidos na economia mundial  Política protecionista: o país interfere no mercado internacional protegendo suas empresas de uma concorrência através de barreiras alfandegárias.  Exemplos de proteção contra empresas brasileiras: suco de laranja, açúcar, aço, etanol (álcool), carnes e frutas.
  12. 12. A invasão cultural estadunidense  Durante o século XX os Estados Unidos tiveram seus elementos culturais difundidos por meio de veículos de comunicação de massa. Emissoras de rádio e TV espalhadas pelo mundo divulgam os gêneros e séries criados pelos estadunidenses.  A principal é Hollywood de divulga o modelo de sociedade ideal: American Way of life.  Outros exemplos: Jeans, Coca-Cola (a marca mais lembrada no mundo), McDonald’s.
  13. 13. Estados Unidos: uma potencia militar  Após a Segunda Guerra Mundial, devido a Guerra Fria, o país investiu maciçamente no aparelhamento de suas forças militares.  Os Estados Unidos tornaram-se o centro da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, 1949.  O país utiliza 5% do seu PIB (Produto Interno Bruto) para a área militar o que corresponde 45% do volume gasto em defesa no mundo. Os militares formam um contingente de 1,2 milhão de militares cerca de 1% da PEA (População Economicamente Ativa).
  14. 14. Declínio econômico dos Estados Unidos Fonte: Banco Mundial  A tabela representa a retração da economia estadunidense. Maiores economias do mundo (PIB – trilhões de $) 1975 2010 2025 2050 1 º EUA 1, 6 EUA 14 EUA 20 China 4 9 2 º Japão 0, 4 China 5, 8 China 11, 7 Estados Unidos 3 8 3 º Alemanha 0, 4 Japão 5, 4 Japão 6,7 Índia 2 7 4 º França 0, 3 Alemanha 3, 3 Alemanha 3,9 Japão 8 5 º Reino Unido 0, 2 França 2, 5 Índia 3,6 Brasil 8
  15. 15. Declínio econômico dos Estados Unidos  Motivos: concorrência dos países da União Europeia, como Alemanha e Inglaterra, mas principalmente de países asiáticos como o Japão, os Tigres Asiáticos e a China. Esses países investiram em desenvolvimento tecnológico e baixo custo de produção. Como consequência dessa concorrência externa o imenso mercado consumidor estadunidense vem comprando produtos importados e a balança comercial vem apresentando saldos negativos.
  16. 16. Os Estados Unidos e a crise econômica mundial  A crise econômica de 2007 em cinco atos: 1. A Origem Juros baixos e crédito imobiliário fácil Muitas pessoas refinanciaram suas casas, pegando dinheiro em troca. 2. Calote O dinheiro pego nos financiamentos foi consumido em “coisas”.
  17. 17. Os Estados Unidos e a crise econômica mundial 3- Estouro da Bolha Muitos imóveis tinham triplicado de valor e com o calote o preço desabou. Muita gente terminou com uma dívida maior que a casa que possuía. 4- Reflexos Títulos da dívida imobiliária foram vendidos a bancos de todo mundo. Quando houve o calote a crise espalhou-se pelo mundo todo. Muitos bancos foram a falência. 5- Recessão Falência e desemprego.

×