Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
História, Arte e Criatividade
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

0

Share

Download to read offline

Criatividade e Inovação

Download to read offline

Conceitualização de criatividade

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Criatividade e Inovação

  1. 1. Inovação Criatividade
  2. 2. Sobre o livro Livro Arte, Mente e Cérebro . Uma abordagem cognitiva da criatividade, Howard Gardner, 1999. Capítulo o Auge da Criatividade: Criatividade na fase adulta e as composições da mente da Mozart.
  3. 3. Sobre o autor Howard Gardner. Psicólogo, conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas . Professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard e professor adjunto de neurologia na Universidade de Boston.
  4. 4. Sobre Gruber Howard Gruber (1974/1981) Pesquisou a criatividade na fase adulta. Estudou os cadernos de anotações de Darwin e as pesquisas e colaborações de seu mestre Piaget.
  5. 5. Processo criativo <ul><li>É um processo orientado por uma meta </li></ul><ul><li>É um processo solitário, desafiante e com altas chances de fracasso </li></ul>
  6. 6. O indivíduo criativo • Enxerga e filtra várias informações na área de seu interesse; • Organiza e processa várias informações até desenvolver sua idéia; • Destruidor de problemas ou ruídos; • Busca uma metáfora
  7. 7. O indivíduo criativo
  8. 8. O indivíduo criativo
  9. 9. Enigmas da criatividade • Habilidade adicional de encontrar problemas • A criatividade pode ocorrer com mais freqüência durante certas fases da vida, como a crise de meia idade? • A criatividade pode ocorrer inesperadamente em um indivíduo?
  10. 10. A criatividade de Mozart “ Contanto que eu não seja perturbado, meu tema aumenta a si próprio, torna-se metódico e definido, e o todo, mesmo que seja longo, apresenta-se quase completo e terminado em minha mente. Não ouço em minha imaginação as partes sucessivamente, mas ouço-as como se fossem todas ao mesmo tempo.” (GARDNER,1999, p.301 apud GHISELIN, 1959, p. 45)

Conceitualização de criatividade

Views

Total views

2,294

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

11

Actions

Downloads

34

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×