Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
PROFESSORES REFLEXIVOS EM
UMA ESCOLA REFLEXIVA
ISABEL ALARCÃO, EDITORA
CORTEZ, 2003
Por Sandra Pastor – Militante da OPOSI...
CAPITULO 1 - ALUNOS, PROFESSORES E
ESCOLA FACE À SOCIEDADE DA
INFORMAÇÃO
Eixo: Caracterizar a sociedade atual como socieda...
CAPÍTULO 2 – A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
REFLEXIVO
1. A ação profissional do professor implica num
conjunto de atos que envolv...
6. Características da reflexão
a) a contribuição para mudança
b) o caráter participativo, motivador e apoiante do grupo
c)...
CAPÍTULO 4 – GERIR UMA ESCOLA
REFLEXIVA
PAPEL DA ESCOLA REFLEXIVA
 Pensar sobre sua organização, objetivos e potencialida...
Alarcão, isabel   professores reflexivos em uma escola refle
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Alarcão, isabel professores reflexivos em uma escola refle

7,374 views

Published on

  • Be the first to comment

Alarcão, isabel professores reflexivos em uma escola refle

  1. 1. PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA ISABEL ALARCÃO, EDITORA CORTEZ, 2003 Por Sandra Pastor – Militante da OPOSIÇÃO ALTERNATIVA Objetivo da Obra  Reafirmar a necessidade do pensamento crítico  Acentuar a dimensão coletiva da atividade dos professores  Enunciar as características do conhecimento dos professores como quadro de referencia para sua formação e desenvolvimento
  2. 2. CAPITULO 1 - ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLA FACE À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Eixo: Caracterizar a sociedade atual como sociedade da informação, 1. A Educação é o cerne do desenvolvimento da pessoa humana e da sua vivência na sociedade 2. Não devemos nos sentir como extraterrestres diante das mudanças tecnológicas do mundo moderno 3. Essa sociedade gera a necessidade de uma educação que proporcione as pessoas capacidade de viver nela. 4. PARA ISSO AS COMPETÊNCIAS ATUAIS DEVEM ABRANGER ALÉM DOS  Conhecimentos :atos, métodos, conceitos e princípios  Capacidades: saber o que fazer e como  experiência : capacidade de aprender com o sucesso e com os erros  contatos: capacidades sociais, redes de contatos de influencia  valores: vontade de agir, acreditar, empenhar-se, aceitar responsabilidades  poder: físico e energia mental 5. No âmbito escolar é preciso reestruturar a relação professor/aluno. 6. COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A VIDA NA SOCIEDADE MODERNA;  a capacidade de utilizar a informação de modo rápido e flexível e capacidade para lidar com a informação e os meios que as tornam acessíveis”  alunos abandonarem papéis de meros receptores e professores não sejam simples transmissores de um saber acumulado (SUPERAR A EDUCAÇÃO BANCÁRIA)  O professor deve atuar como mediador na relação entre o aluno e o conhecimento.
  3. 3. CAPÍTULO 2 – A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO 1. A ação profissional do professor implica num conjunto de atos que envolvem seres humanos. 2.Sua ação envolve uma racionalidade dialógica, interativa e reflexiva 3.A formação do professor reflexivo tem-se deslocado de uma perspectiva centrada nos aspectos metodológicos e curriculares para uma perspectiva que leva em consideração os contextos escolares. 4. As organizações escolares são produtoras de praticas sociais, de valores, de crença e de conhecimentos buscando novas soluções para os problemas vivenciados.” 5. O professor reflexivo baseia-se nos contextos escolares, na capacidade de pensamento e reflexão e caracteriza o ser humano como um ser criativo, estabelecendo: a)Diálogo consigo próprio b)Diálogo com os outros c)Dialogo com a própria situação
  4. 4. 6. Características da reflexão a) a contribuição para mudança b) o caráter participativo, motivador e apoiante do grupo c) o impulso democrático 7. A aprendizagem é um processo transformador da experiência no decorrer do qual se dá a construção do saber. Tem 4 fases: a) a experiência concreta b)a observação reflexiva c) a conceitualização d)a experimentação ativa 8. Estratégias de desenvolvimento da capacidade de reflexão. a) análise de casos b) questionamento dos outros participantes educativos c) o conjunto de opiniões e abordagens d) grupos de discussão ou currículos de estudo e) auto observação f) a supervisão colaborativa g) perguntas pedagógicas 9. Os professores são motivadores e mediadores do desenvolvimento dessa capacidade de reflexão. São facilitadores. São integrantes de uma escola também reflexiva.
  5. 5. CAPÍTULO 4 – GERIR UMA ESCOLA REFLEXIVA PAPEL DA ESCOLA REFLEXIVA  Pensar sobre sua organização, objetivos e potencialidades. DEFINIÇÃO DA ESCOLA REFLEXIVA  comunidade pensante, onde seus membros enriquecem-se e qualificam-se a si próprios.  organização que continuadamente se pensa a si própria, na sua missão social e na organização  processo simultaneamente heurístico ( processo pedagógigo que leva o aluno a pensar por sí mesmo),avaliativo e formativo  valores definidos pelo coletivo.  Participante  Coerente  Desafiadora e exigente  interativa  Flexível e reciliente  Avaliadora e formadora GESTÃO DA ESCOLA REFLEXIVA  Ser capaz de liderar e mobilizar pessoas  Nortear-se pelo projeto da escola  Assegurar a participação democrática  Pensar e estudar antes de decidir  Saber avaliar e deixar-se avaliar  Ser capaz de ultrapassar dicotomias paralisantes  Decidir  Acreditar que todos e a própria escola se encontram num processo de desenvolvimento e aprendizagem.

×