Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Exercicios Complementares Redacao

14,301 views

Published on

Atividade de produção de texto

Published in: Education, Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Exercicios Complementares Redacao

  1. 1. EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES – REDAÇÃO 1 – Para construir o humor, Jô Soares faz, no texto abaixo, uso do vocabulário médico em sentido conotativo. Leia com atenção: SALARIOSE ESPONTÂNEA – s.f Micróbio insidioso que aparece de tempo em tempo, contamina uma parte dos parlamentares e faz com que eles aumentem, por sua própria iniciativa, os seus salários. O que mais impressiona neste micróbio é que ele faz com que os deputados atingidos percam completamente a perspectiva e votem o assunto nos momentos mais inoportunos. Como na maioria dos casos das moléstias médico-políticas, o micróbio é incontrolável. Jô Soares. Pequeno Dicionário Médico-Político Brasiliense a) Identifique os termos que, em seu sentido denotativo, fazem parte do discurso médico. b) Qual a intenção do humorista ao utilizá-los em sentido conotativo? 2 – O texto abaixo faz uma afirmação que pode ser controversa. Brrrrrrr , que medo do Toutatis Por pouco que o mundo não acabou no sábado 30. São cientistas britânicos da Universidade de Cambridge que garantem isso: “Um asteróide passou muito perto da Terra, numa distância equivalente a 14 vezes a que separa o nosso planeta e a Lua, o que significa zero no campo das astronomia”. O nome do asteróide quase assassino é Toutatis. O que inquieta os pesquisadores é o fato de existirem corpos celestes ainda não identificados e, dessa forma, fica difícil saber se estão ou não em rota de colisão com a Terra. IstoÉ a) Transcreva do texto, a afirmação problemática. b) Explique, com base em dados fornecidos pelo próprio texto, por que tal afirmação pode ser problemática. c) Há, no texto, alguma informação que poderia justificar a afirmação feita? 3 – Leia com atenção os quadrinhos abaixo:
  2. 2. a) A fala de Helga indica um pressuposto sobre os homens. Explicite-o. b) Que opinião sobre o casamento fica implícita a partir da identificação desse pressuposto? 4 – (Unicamp-SP) Para entender a tira abaixo, é necessário dar-se conta de que a pergunta de Helga pode ter duas interpretações. a) No contexto, como deve ser interpretada a fala de Helga? b) Como Hagar interpretou a fala de Helga? c) Explique por que o comportamento lingüístico de Hagar não corresponde ao de um falante comum?

×