Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Alimentação saudável

1,984 views

Published on

Published in: Education, Technology, Business
  • Be the first to comment

Alimentação saudável

  1. 1. Alimentação Saudável Manuela Verde
  2. 2. A Roda dos Alimentos Ajuda-nos a construir uma alimentação saudável ou seja: Completa – comer alimentos de todos os grupos e beber água diariamente. Equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes ao grupo de maiores dimensões e vice-versa. Variada – Comer alimentos diferentes de cada grupo, variando em função dos gostos individuais e das disponibilidades desses alimentos.
  3. 3. Recomendações para uma alimentação mais saudável Fazer uma alimentação o mais variada possível! Tomar sempre o pequeno almoço! - Iniciar o seu dia com leite ou os seus derivados, pão escuro ou cereais integrais e fruta fresca! Evitar estar mais de 3 horas e meia sem comer.
  4. 4. Reduzir o consumo total de gordura, em especial da gordura saturada ( existente principalmente em produtos de origem animal). Diminuir quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, e o consumo de alimentos com elevado teor de gordura. Não utilizar gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. Durante o processamento culinário a altas temperaturas ( ex. fritura), ocorre a degradação da gordura e a formação de compostos cancerígenos , evite cozinhar mais do que 2 vezes com a mesma gordura. . Privilegiar sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar, como para temperar.
  5. 5. Aumentar o consumo de hortaliças, legumes e frutas Iniciar sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. Como sobremesa preferir a fruta. Nos intervalos entre as refeições, comer uma peça de fruta e outro alimento ( ex. : pão ou um iogurte…). Consumir de preferência peixe e carnes magras ( ex.: aves ou coelho). O peixe e as carnes brancas fornecem a mesma quantidade de proteína que as carnes vermelhas ( ex.: carne de vaca, porco), com a vantagem de terem menor quantidade de gordura.
  6. 6. Evite o açúcar e produtos açucarados e não adicione açúcar ao leite, chá ou café… Diminuir o consumo de sal! Reduzir a quantidade que usa para a confecção dos alimentos, optar por ervas aromáticas e especiarias. Não adicionar sal fino aos pratos já confeccionados e evitar o consumo de alimentos muito salgados.
  7. 7. Evitar os fritos e preferir métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos tais como: - Cozidos e grelhados! Nos alimentos grelhados não consumir as partes queimadas e não adicionar sal ( limão entre outros). Beber água em abundância ao longo do dia! ( 1,5l a 2 l por dia) Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água! Evite os refrigerantes e as bebidas artificiais de sumos de frutos, pois estas bebidas são ricas em açúcar.
  8. 8. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Se o fizer, faça-o com moderação! - Mulheres grávidas, crianças e jovens até aos dezassete anos não devem consumir nenhuma porção de álcool!
  9. 9. Erros mais frequentes na alimentação: - Poucas refeições, desequilibradas e desorganizadas; -Intervalos muito grandes entre as refeições; -Consumo abusivo de açúcar/açucarados/doces/chocolates; -Consumo abusivo de sal.
  10. 10. Erros mais frequentes na alimentação: - Consumo abusivo de refrigerantes; - Consumo abusivo de fritos; - Consumo abusivo de enchidos/fumados; - Baixo consumo de leite e água; - Jejuns muito prolongados ( ausência de pequeno almoço/ceia).
  11. 11. Exercício Físico O exercício físico é muito importante para “queimar” a gordura excessiva. - Caminhar, correr, a andar de bicicleta, a nadar…
  12. 12. A importância da actividade física • Ajuda a fazer novos amigos; • Faz com que os tempos livres sejam mais divertidos; • Ensina a respeitar os adversários, independentemente da idade, sexo ou raça; • Ajuda a desenvolver e a manter o corpo saudável; • Ajuda a controlar o peso, reduzindo a gordura e aumentando a massa muscular; • Melhora a auto-estima e a sensação de bem estar.

×