Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Europa

1,388 views

Published on

clima vegatação...

  • Be the first to comment

Europa

  1. 1. EUROPA
  2. 2. RELIGIÃO A religião na Europa possui uma história rica e diversa e as suas várias fés tiveram uma grande influência na arte européia, cultura, filosofia e lei. A maior religião da Europa é o cristianismo enquanto que outras religiões, como por exemplo o islã, hinduísmo, budismo e judaísmo, existem com menor número de adeptos. A Europa é, na maior parte, uma região secular com um grande número e proporção de irreligiosos, agnósticos, e ateus na população do Mundo Ocidental.
  3. 3.  Depois do iluminismo do século XVIII, o ateísmo e o agnosticismo difundiram-se na Europa Ocidental. No século XIX, o Orientalismo contribuiu para alguma popularidade do budismo, e o século XX trouxe o sincretismo, Nova Era e vários movimentos religiosos novos, divorciando a espiritualidade das tradições herdadas por muitos europeus. A história mais recente trouxe o secularismo e o pluralismo religioso.
  4. 4.  Atualmente o teísmo está perdendo a prevalência na Europa em favor do ateísmo e a religião vem perdendo campo para o secularismo. Países europeus tem experimentado um declínio acentuado na porcentagem de pessoas que frequentam a igreja, bem como no número de pessoas que professam crença num deus. A Eurobarometer Poll 2005 revelou que, na média, 52% dos cidadãos dos estados membros da União Européia dizem acreditar num deus, 27% acreditam que existe algum tio de espírito ou força vital ao passo que 18% não acreditam em qualquer tipo de espírito, deus ou força vital. 3% não responderam. Esta situação é
  5. 5. MILHÕES DE EUROPEUS NÃO PROFESSAMNENHUMA RELIGIÃO OU SÃO ATEUS,AGNÓSTICOS OU HUMANISTAS.
  6. 6. RELEVO O continente europeu apresenta uma altitude média de 340m, sendo seu relevo caracterizado por áreas com menos de 200m acima do nível do mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais. Na Europa distinguem-se duas regiões geomorfológicas: a setentrional e a meridional, e três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas. É um continente com um relevo pouco acidentado, se comparada com outros. As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os Pirenéus e o Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água. Eles são a nascente de grandes parte dos rios existentes nesse continente.
  7. 7.  Centro-Norte - Velhos maciços montanhosos, como Alpes Escandinavos, Vosges, maciços Central, Xistoso-Renano e Boêmia. Centro -Extensas planícies sedimentares predominantes, como bacias de Londres, Parisiense, Germano-Polonesa e Russa (a mais extensa) A grande Planície Central Européia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia. Os Montes Urais são um conjunto montanhoso muito antigo e constituem o limite geográfico que separa o continente europeu do continente asiático. O ponto mais alto dos Montes Urais é o Monte Narodnaia que alcança os 1.894 metros de altitude e que se localiza no extremo norte da cordilheira. Sul - Maciços montanhosos recentes (terciários). Esta área ainda não completou sua formação geológica; por essa razão é vulnerável aos tremores de terra (terremotos). Aí surgem os Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos, Alpes Dináricos, Bálcãs e Cadeia do Cáucaso.
  8. 8. HIDROGRAFIA
  9. 9.  O Rio Volga é o mais extenso rio europeu (3.688 km). Nasce no Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Már Cáspio. O Rio Reno é o mais importante rio europeu, devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados através dele. Nasce nos Alpes (suiços), atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda), junto à sua desembocadura encontra- se o Porto de Rotterdã, o maior da Europa. O Rio Danúbio é o "internacional" da Europa, pois atravessa vários países: Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz faz a fronteira entre a Romênia e a Ucrânia.
  10. 10.  Alguns rios banham cidades importantes, como: Rio Tejo: Lisboa Rio Tâmisa: Londres  Rio Pó: Norte da Itália  Rio Sena: Paris  Rio Tibre: Roma  Rio Vístula: Varsóvia
  11. 11.  No continente europeu há a ligação do Mar do Norte até o Mar Negro através dos rios Reno, Meno e Danúbio. Embarcações de carga partem regularmente do porto de Rotterdã, na Holanda, seguindo pelos rios Reno, Meno e depois pelo canal de 171 km de extensão, entrando no Danúbio e alcançando o Mar Negro.
  12. 12. VEGETAÇÃO
  13. 13.  Tundra - O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. É o bioma mais frio da Terra. Alguns cientistas consideram existir dois tipos de tundras: Tundra Ártica e Tundra Alpina. A principal diferença entre elas é a razão pela qual são tão frias. A primeira é pela sua localização geográfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda é devido ao fato de se encontrar tão afastada da superfície da Terra. Também a capacidade de drenagem do solo é diferente, sendo maior na Tundra Alpina. No entanto, são muito parecidas.
  14. 14.  A Tundra Ártica (foto) surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groenlândia. Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.
  15. 15.  TIPOS DE CLIMA E VEGETAÇÃOEuropa SetentrionalInclui partes da Noruega, Suécia, Finlândia e norte da Rússia. Possui clima polar e vegetação de tundra.Europa Ocidental e parte da CentralPossui clima temperado oceânico e florestas de folhas caducas (quase totalmente destruídas). O clima temperado oceânico possui chuvas abundantes e freqüentes. Caracteriza-se por verões não muito quentes e invernos não muito frios.Europa Norte-OrientalInclui a Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, com clima temperado frio e floresta boreal de coníferas.Centro Sul da EuropaInclui Rússia, Ucrânia, Hungria e Espanha, com clima temperado continental (seco) e vegetação de estepes. O clima temperado continental apresenta verões rigorosos e secos e invernos rigorosos com grandes nevadas.Europa MediterrâneaClima mediterrâneo e vegetação de maquis e garrigue (formações muito pobres, semi-destruídas pela ação do homem). O clima mediterrâneo caracteriza-se por verões quentes e secos e invernos pouco frios com chuvas.
  16. 16. ECONOMIA
  17. 17.  Principais produtos agricolas A agricultura européia é realizada com técnicas de rotação de culturas, irrigação, e desenvolve-se associada à pecuária. Destacam- se, ainda, as técnicas de polders na Holanda e Bélgica, terraceamento no Mediterrâneo, e jardinagem nas áreas densamente povoadas.
  18. 18.  • Trigo - Mais importante produto da agricultura européia, ocupa os solos mais férteis da Europa, onde é cultivado em todos os países. Maior produção: Rússia, Ucrânia e França. • Centeio, cevada e aveia - Cultivados predominantemente no Norte da Europa. • Videiras e oliveiras - São cultivadas em terraços na Europa Mediterrânea, destacando a indústria do vinho e do azeite na França, Portugal, Itália e Espanha. • Beterraba - Cultivada em quase toda a Europa, destina-se à produção de açucar. Maior produção: Rússia, França, Ucrânia e Bielo- Rússia.
  19. 19. PECUÁRIA Na Europa predomina a pecuária intensiva, com rigorosa seleção de raças e forrageiras. A Holanda, a Suiça e a Dinamarca destacam-se com a maior densidade de gado leiteiro do mundo. O gado bovino para corte é criado em maior número na Rússia, Reino Unido e Espanha.
  20. 20. PRINCIPAIS PRODUTOS MINERAIS
  21. 21.  Carvão - Largamente encontrado no continente (dobramentos paleozóicos), foi o elemento básico para a fixação dos principais centros industriais. Principais bacias carboníferas: Inglaterra (Vale do Clyde, Yorkshire), França (Lorena e Passo de Calais), Alemanha (Vale do Ruhr), Ucrânia (Donbass) e Silésia (Polônia). • Petróleo - Largamente consumido, a Europa tem encontrado reservas, mas ainda tem necessidade de grande importação, principalmente pelos países da Europa Ocidental, com exceção do Reino Unido. Destacam-se as bacias petrolíferas da Europa Oriental (Rússia, Hungria, Romênia e Polônia) e da Europa Ocidental (Mar do Norte, no qual extraem petróleo os países: Reino Unido, Holanda, Noruega e Alemanha). • Minério de ferro - Destaque para a Rússia (Montes Urais), Ucrânia (Krivoi-Rog), França (Lorena) e Suécia (Lapônia). • Mercúrio - Os maiores produtores mundiais são: Espanha, Itália e Rússia.
  22. 22. INDÚSTRIAS
  23. 23. Os mais importantescentros industriaiseuropeus estãolocalizados,principalmente, naEuropa Ocidental.
  24. 24. ALEMANHA: 3º país do mundo em indústrias, localizadas, sobretudo, na Bacia do Rio Reno (Vale do Ruhr). Aí encontra-se a grande região siderúrgica alemã, favorecida pela presença de reservas de carvão, pela facilidade do transporte fluvial (Reno) e pelo mercado (CEE ou UE). As fábricas alemãs de iniciativa privada constituem grandes empresas, os konzerns, de dominam os mercados.
  25. 25. FRANÇASua indústria constitui a principal atividade em valor do país, estando altamente concentrada na região de Paris. Destacam-se, ainda, a região da Lorena, o Norte (Lille) e o Vale do Ródano (Lyon).
  26. 26. RÚSSIAGrande potência industrial,destacam-se as indústriasde bens de produção(siderúrgica, mecânicapesada e química). Moscoue São Petersburgo são ospólos mais industrializados
  27. 27. PAÍSES NÓRDICOS Também possuem diversidade de indústrias, graças à abundância de seus recursos naturais e à facilidade de aproveitamento de sua energia hidrelétrica. A Suécia destaca-se pela indústria siderúrgica (aços especiais) e pela indústria mecânica diversificada e de alta qualidade, concentradas em Estocolmo e no porto de Gotemburgo. Já a Noruega apresenta importante indústria pesqueira (bacalhau, baleia e arenque).

×