Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

WQ -Desenvolvimento das tecnologias

2,153 views

Published on

As inovações tecnológicas das quais desfrutamos hoje são resultado de um longo processo de desenvolvimento. Aprender como se deu a evolução dos equipamentos tecnológicos, quem foram seus criadores e como eles são utilizados na computação atualmente é a intenção de pesquisa desta Webquest.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

WQ -Desenvolvimento das tecnologias

  1. 1. Webquest
  2. 2. Introdução <ul><li>Você, ao utilizar o computador, alguma vez já se perguntou como ele funciona internamente? Quais as tecnologias empregadas para que ele trabalhe corretamente? E como é possível nos comunicarmos com pessoas que vivem do outro lado do mundo através de uma máquina? </li></ul><ul><li>Realmente, são várias as tecnologias utilizadas para que isso aconteça. Mas estas não foram criadas ontem ou no mês passado. As inovações tecnológicas das quais desfrutamos hoje são resultado de um longo processo de estudos e desenvolvimento. </li></ul><ul><li>Então, que tal aprofundarmos nosso conhecimento nessa área? Aprender como se deu a evolução dos equipamentos tecnológicos, quem foram seus criadores e como eles são utilizados na computação atualmente? </li></ul>Você que se interessa em conhecer sobre o desenvolvimento das tecnologias venha, através desta WebQuest, aprofundar este assunto.
  3. 3. Tarefa <ul><li>Suponha que você é um habitante de outro planeta e achou a Terra no meio do espaço quando viajava, onde decidiu parar e visitá-la. Ao se deparar com um computador sua curiosidade foi despertada por não existir equipamento parecido em seu planeta de origem. </li></ul><ul><li>Seu objetivo agora é descobrir como essa ferramenta funciona através da pesquisa e do estudo sobre o sua evolução. </li></ul><ul><li>Procure responder perguntas como: </li></ul><ul><li>Como isso contribuiu para a evolução dos computadores? </li></ul><ul><li>Quem inventou isso? </li></ul>
  4. 4. Processo <ul><li>Para a realização da atividade vocês deverão se dividir em 3 grupos. Cada grupo será responsável pela pesquisa das informações sobre a evolução de uma área da tecnologia. </li></ul>Grupo 1 Telecomunicação - é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza. Grupo 2 Tecnologia da informação (TI) - conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Grupo 3 Eletrônica - é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos.
  5. 5. Processo Ao término da pesquisa os três grupos deverão se reunir e socializar o material obtido com o afim reunir todas as informações e organizar um debate, discutindo sobre cada área da tecnologia e convergindo o foco para o uso dessas tecnologias na computação. Ao final, um único material deverá ser elaborado, contendo tudo o que foi abordado no estudo. Um editor de texto deve ser usado para o registro das informações. O trabalho final será um documento onde todo o conteúdo obtido pelos três grupos se relacionará. Ele deve ser construído após o debate e deverá demonstrar como todas as tecnologias estudadas contribuíram para a evolução dos computadores.
  6. 6. Recursos <ul><li>Na internet você encontrará muitas informações sobre o tema abordado. Use como ponto de partida as fontes que serão especificadas a seguir. Caso deseje fique livre para pesquisar onde desejar, porém informe ao orientador do trabalho as novas fontes acrescentadas. </li></ul><ul><li>Grupo 1 (Telecomunicação): </li></ul><ul><li>http://pt.wikipedia.org/wiki/Telecomunicação </li></ul><ul><li>http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/marcal.html </li></ul><ul><li>http://geografia9.com.sapo.pt/PDFs/telecomunicacoes9a.pdf </li></ul><ul><li>Grupo 2 (Tecnologia da informação): </li></ul><ul><li>http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informação </li></ul><ul><li>http://www.infowester.com/col150804.php </li></ul><ul><li>http://www.apinfo.com/artigo82.htm </li></ul><ul><li>http://www.seed.slb.com/v2/FAQView.cfm?ID=548&Language=PT </li></ul><ul><li>Grupo 3 (Eletrônica): </li></ul><ul><li>http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B4nica </li></ul><ul><li>http://www.ibytes.com.br/eletronica.php?id=369 </li></ul><ul><li>http://br.geocities.com/jotaradio/eletronica.htm </li></ul>
  7. 7. Avaliação A avaliação levará em conta a qualidade da sua participação na atividade e o produto final que você elaborou junto com seus companheiros. Fatores Ruim Bom Ótimo Conteúdo Apresentaram pouco conhecimento sobre os assuntos. Apresentaram um bom conhecimento sobre os assuntos. Apresentaram muito conhecimento sobre os assuntos. Debate Apresentaram poucos recursos argumentativos. Apresentaram alguns recursos argumentativos. Apresentaram muitos recursos argumentativos. Trabalho em equipe Contribuiu pouco para a produção do produto final. Contribuiu muito para a produção do produto final. Contribuiu muito para a produção do produto final, demonstrando liderança e interesse.
  8. 8. Conclusão <ul><li>Acredito que você conseguiu, junto com seus companheiros, desvendar os mistérios que se escondiam por trás de um computador e levar para seu planeta informações importantes que ajudarão na criação de uma nova ferramenta que será útil para todos. </li></ul><ul><li>Também deve-se levar em conta que as informações obtidas durante a produção desta WebQuest ficarão com você pelo resto da vida, o que é muito proveitoso pois hoje o mundo respira tecnologia e você sempre terá uma noção de como tudo funciona. </li></ul><ul><li>Se possível realize a WebQuest novamente daqui a alguns meses, porque certamente novas tecnologias surgirão. Será uma forma de você se manter atualizado. </li></ul>
  9. 9. Créditos <ul><li>Este trabalho foi desenvolvido por Douglas dos Santos, aluno do curso de Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba em outubro de 2009, sob a coordenação da professora Lúcia Serafim. </li></ul>Douglas [email_address] Lúcia Serafim http://luciaserafim.blogspot.com

×