Teatro estadual araras_niemeyer

622 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Teatro estadual araras_niemeyer

  1. 1. "Trata-se de um teatro de porte médio elaborado dentro da técnica mais apurada.”Para enriquecer o teatro, convocamos Marianne Peretti e Athos Bulcão, responsáveispelos dois belos murais previstos no projeto.O teatro deveria atender problemas econômicos mas também, e antes de tudo,constituir um bom exemplo da técnica teatral. Nisso nos procuramos deter, criando àvolta da construção uma parede dupla de apoio acústico por onde passam todos ossistemas técnicos, inclusive as circulações internas que uma obra desse gênero exige.E esta solução se fez tão lógica, tão prática e inovadora que, de hoje em diante, aadotaremos em todos os nossos projetos de teatro.
  2. 2. Dentro desse espaço circular de 36m de diâmetro estudamos o teatro.Na cota -2,30m, independente do teatro, fica um local destinado a congressos, conferências, cursos,etc., provido de um auditório com capacidade para 126 pessoas, salas de reuniões e uma pequenaárea para a direção do teatro. Um acréscimo no programa que nos foi entregue, útil, utilíssimo, comoelemento cultural desta cidade.Na cota + 1,50m, o foyer, com pequeno espaço para exposições, o subsolo do palco e os camarins.Na cota + 5,30m fica o teatro propriamente dito, com 466 lugares (o aconselhável para um teatrocomo este deve ser entre trezentos e seiscentos lugares), palco com abertura de 17m, ligadodiretamente à rua por um elevador, permitindo subir à cena qualquer tipo de objeto. Um automóvel,por exemplo.Apesar de se tratar de obra complexa, o prazo estabelecido para sua conclusão foi de 6 meses,preliminar atendida graças à colaboração permanente dos engenheiros Menendez, Edson, Alcides,Denise, mestre João e dos quatrocentos operários que na obra trabalharam.O teatro está pronto. Como arquitetura é simples e econômico, evitando grandes painéis de vidro,como suas funções internas sugeriam. Somente na cobertura e na marquise de entrada nospermitimos maior liberdade. A liberdade e a invenção arquitetural a nosso ver indispensáveis."
  3. 3. Na cota + 5,30m fica o teatro propriamente dito, com 466 lugares (o aconselhável para um teatro como este deve ser entretrezentos e seiscentos lugares), palco com abertura de 17m, ligado diretamente à rua por um elevador, permitindo subir àcena qualquer tipo de objeto. Um automóvel, por exemplo.
  4. 4. Na cota + 1,50m, o foyer, com pequeno espaço paraexposições, o subsolo do palco e os camarins.Na cota -2,30m, independente doteatro, fica um local destinado acongressos, conferências, cursos,etc., provido de um auditório comcapacidade para 126 pessoas,salas de reuniões e uma pequenaárea para a direção do teatro. + 5.30 + 1.50 -2.30
  5. 5. Nível 1.50 acesso ao foyer, exposições e acesso às escadarias do teatro. Painel de Marianne Peretti. Fonte: site APAA, 2011.

×