Planejamento Refap 2010

684 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
684
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
244
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Planejamento Refap 2010

  1. 1. Planejamento 2010 Endomarketing Refap
  2. 2. Cenário O ano de 2009 foi de excelente resultado para a Refap, que teve sua maior rentabilidade financeira, maior processamento e menor índice de acidentes com afastamento, dados que indicam enorme dedicação do público interno. Em contrapartida, a última pesquisa de ambiência mostrou números muito baixos, com quedas em praticamente todos os itens abordados, mostrando a insatisfação do público com a Refinaria neste momento.
  3. 3. Cenário A partir de 2009, a comunicação interna enfrentou novas diretrizes em relação a orçamento, o que motivou a realização das ações com menor verba, diminuindo o volume percebido pelos funcionários. Voltada para todos os funcionários (próprios e terceirizados), a comunicação interna experimentou a necessidade de segmentar-se para estes diferentes grupos em momentos pontuais.
  4. 4. Objetivos Aproximar os funcionários de forma que se sintam peças-chave no processo; Humanizar a comunicação interna, priorizando o cuidado e a preocupação com as pessoas; Desenvolver uma linguagem mais amigável, gentil e simpática; Gerar o orgulho de pertencer e o sentimento de grupo; Criar novos estímulos para o público através de campanhas e ações de endomarketing.
  5. 5. Palavras- chave aproximação gentileza humanizar participação simpatia
  6. 6. Norteador estratégico Proximidade Em 2010, esse passa a ser o norteador da comunicação interna - a palavra-chave central que guiará toda a linguagem aplicada nas campanhas de endomarketing na Refap. A primeira ação relativa a este conceito é a personalização da comunicação, baseada nos públicos da Refinaria, com a adoção de assinaturas próprias a cada um deles.
  7. 7. Norteador estratégico Proximidade A função do norteador estratégico é determinar a relação que se deve criar no conjunto completo das ações da Comunicação. Ele dirige linguagem, a decisão dos formatos das ações, escolhas de direção de arte e redação, seleção de ferramentas apropriadas. Tudo deverá favorecer e fortalecer o norteador, e este deve ser compreendido de forma subjetiva pelos público-alvo.
  8. 8. Solução - criação de um Sistema Organizado para a Comunicação Interna - criação de uma marca para a Comunicação Interna - criação de canais por tema - releitura de ferramentas - organização da pauta anual de trabalhos e sugestões de novas ideias/campanhas/ações
  9. 9. Ferramentas
  10. 10. Ferramentas Revista Refap Periodicidade: bimestral Público-alvo: toda a força de trabalho Conteúdo: corporativo, informações do mercado, informações da Refinaria, entrevistas com funcionários Formato: revista com cerca de 30 páginas Distribuição: on line O que mudar: mesmo tendo perdido a sua publicação impressa, a revista teve uma ótima aceitação no formato digital, que deve manter-se. Estudar padronização de layout de acordo com o Sistema proposto.
  11. 11. Ferramentas Jornal Dia a Dia Periodicidade: semanal Público-alvo: toda a força de trabalho Conteúdo: principais notícias da semana Formato: 2 páginas Tiragem: on line Distribuição: na Intranet O que mudar: revitalizar o projeto gráfico, mantendo a ideia de utilizar cores diferentes para cada semana do mês. Estudar padronização de layout de acordo com o Sistema proposto.
  12. 12. Ferramentas Jeito Refap de Comunicar (mural) Periodicidade: quinzenal Público-alvo: toda a força de trabalho Conteúdo: campanhas, eventos e demais assuntos corporativos Formato: 4 pg A4 e 4A3 Tiragem: 15 murais = 60 lâminas por edição O que mudar: propor uma nova identidade visual para os cabeçalhos dos murais, para que sejam um novo estímulo à leitura, identificando layout com o Sistema proposto.
  13. 13. Ferramentas Intranet Periodicidade: permanente Público-alvo: toda a força de trabalho Conteúdo: corporativo, conteúdo de campanhas, links para principais assuntos de interesse do público. É a principal fonte de consulta e possui conteúdo totalmente variado O que mudar: propor uma nova identidade visual, conforme as restrições da TI, estudando padronização de acordo com o layout do Sistema proposto.
  14. 14. Ferramentas Quero-Quero Falar Periodicidade: permanente Público-alvo: empregados Conteúdo: é a ferramenta de ouvidoria sobre as questões relacionadas à qualidade, segurança, meio ambiente e saúde - QSMS Formato: na Intranet O que mudar: apesar de a ferramenta seguir em andamento, sua adesão é muito pequena. Devemos retomar a revitalização da ouvidoria, verificando possíveis alterações no novo nome e identidade visual propostos em 2008, estudando padronização de layout de acordo com o Sistema.
  15. 15. Ações, eventos e campanhas
  16. 16. Ações, eventos e campanhas Horizonte Refap Daremos continuidade à campanha que apresenta a universo de negócio da Refap para o público interno, desdobrando bimestralmente as etapas propostas na primeira fase. A campanha aguarda a geração dos conteúdos subsequentes. Com a continuidade, criaremos ações para informar a reativação do hotsite.
  17. 17. Ações, eventos e campanhas Jubilados A cada 2 anos a Refap proporciona uma ação para homenagear os funcionários com 10, 20 e 30 anos de Refap. Sugestão: transformar o evento em um acontecimento anual, a fim de prestigiar os funcionários em seu ano de aniversário. Estudar premiações exclusivas para cada faixa de jubilados (ex.: os jubilados com 30 anos de Refap poderiam ganhar um livro especial contando a história da Refinaria).
  18. 18. Ações, eventos e campanhas Aniversário Refap - 16/9 Realizar um evento de comemoração aos 42 anos da refinaria, com atividades durante a semana de aniversário, dentro e fora da Refap. Sugestões: Durante o mês de aniversário (setembro), promover eventos semanais (ex.: peça de teatro, show, happy hour). Podemos também desenvolver uma gincana entre os funcionários interessados, que poderia ocorrer nos finais de semana, podendo também aproximar os familiares do público.
  19. 19. Ações, eventos e campanhas Campanhas de Segurança Sugere-se prever 4 grandes campanhas ao ano, fora SIPAT, para abordarmos temas relativos à Segurança dos funcionários dentro e fora da Refinaria. A proposta é abrir com uma campanha forte conceitual e geral, reforçando a importância da segurança para a Refap, e após trabalhar 3 campanhas específicas.
  20. 20. Ações, eventos e campanhas Segurança da Informação Sugere-se prever ao menos uma grande campanha ao ano reforçando esse conceito, trazendo sempre dicas práticas, de forma a desmistificar o assunto e tornar as atitudes esperadas cada vez mais rotineiras.
  21. 21. Ações, eventos e campanhas SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) Entre os meses de agosto e setembro, realizam- se atividades durante a semana, motivando os empregados a cuidar de sua integridade e segurança no trabalho e fora dele.
  22. 22. Ações, eventos e campanhas Semana da Saúde Na Semana da Saúde, dar início a uma campanha que dará maior visibilidade aos benefícios do Programa de Qualidade de Vida que a Refap disponibiliza aos empregados, apresentando-o detalhadamente ao público. A partir do evento, entregaremos mensalmente materiais impressos interativos sobre cada benefício, para que os empregados possam compartilhar com a família.
  23. 23. Ações, eventos e campanhas Dia da Mulher Além de presentear o público feminino com um lindo brinde ou flores (vinculados à responsabilidade social), as mulheres podem desfrutar de massagens (shiatsu), curso básico de maquiagem e, no final do dia, uma palestra com uma personalidade interessante (ex.: Martha Medeiros. Maria Caleffi, Lya Luft), encerrando com um happy hour.
  24. 24. Ações, eventos e campanhas Dia das Mães Proporcionar uma palestra para as mães da Refinaria, trazendo uma personalidade bem conceituada para falar sobre educação, filhos e carreira. Dia do Meio Ambiente Promover uma semana de atividades voltadas ao meio ambiente, envolvendo o cuidado e a preservação, com temas como coleta seletiva, reciclagem, economia de energia, plantio de árvores, distribuição de sacolas ecológicas e mudas de plantas etc.
  25. 25. Ações, eventos e campanhas Dia dos Pais Proporcionar experências diferenciadas para os pais dentro da Refinaria, como, por exemplo, trazer os filhos para uma visita ao local de trabalho.
  26. 26. Ações, eventos e campanhas Natal No Natal Solidário, trazer para a Refap as criaças que foram apadrinhadas pelos empregados, fazendo a entrega dos presentes na própria refinaria. A entrega seria feita pelos filhos dos próprios funcionários, ou crianças da família dos mesmos, como se fossem os duendes do Papai Noel, que também estará presente na ação.
  27. 27. Ações, eventos e campanhas Nascimentos Atualmente uma cesta com vários mimos para o bebê é entregue aos pais, mas a maioria dos funcionários desconhece esta ação e muitas vezes nem mesmo sabe quando uma colega teve filho. Sugere-se um cartão com nova identidade visual e um webcard padrão a ser enviado sempre que houver nascimentos na empresa.
  28. 28. Ações, eventos e campanhas Aniversariantes Além do cartão assinado pela diretoria, sugere-se um almoço especial na última sexta-feira do mês, no refeitório, com uma mesa decorada com balões, distribuindo materiais típicos (chapéus de aniversário, língua de sogra, etc) e bolo de sobremesa para os aniversariantes do período. A ideia desta ação é integrar os funcionários das mais diversas áreas, para que se conheçam melhor e também sintam-se valorizados.
  29. 29. Ações, eventos e campanhas Espaço de Descanso Criar dentro da Refap uma sala de descanso para os funcionários com sofás, redes, mesas de sinuca, flaflu, revistas, tv e rádio. O espaço servirá também para divulgar informações importantes, que demandem conteúdo, como por exemplo apresentar os benefícios que a empresa oferece. A sala poderá contar com um mural próprio em que poderemos escoar informações importantes como nascimentos, aniversariantes, dicas culturais e outros.
  30. 30. Ações, eventos e campanhas Projeto Refap Cultura Atualmente, quando a Refap patrocina um evento cultural, a comunicação interna envia um e-mail convidando os interessados a cadastrarem-se para participar de um sorteio e assim ganhar ingressos - mas é comum que nem sempre os funcionarios tomem conhecimento destes eventos. Para manter os funcionários atualizados, a sugestão é criar uma news quinzenal digital pelo qual serão publicados todos os eventos patrocinados pela refinaria, continuando com o sorteio de ingressos.
  31. 31. Ações, eventos e campanhas Projeto Refap Cultura Podemos utilizar o Espaço de Descanso para periodicamente fazer miniexposições de arte e fotografia, com um espaço reservado para mostrar trabalhos de funcionários. Também poderemos estimular a troca entre colegas e a doação de livros, provocando nos funcionários o hábito da leitura.
  32. 32. Ações, eventos e campanhas Ações com Escolas Promover mensalmente, com alunos de diversas escolas, passeios pela Refinaria a fim de que conheçam a Refap. Outra ação importante é promover, nas escolas, palestras com profissionais da empresa. A ideia é que eles conheçam o que a Refap faz e ganhem um kit na saída (ex.: chaveiro, boné, caneta etc.), acompanhado um folder com breve informações sobre a Refap.
  33. 33. Peças institucionais
  34. 34. Peças institucionais Agenda 2011 Reformular a agenda feita anualmente, atentando-se para a liberação dos arquivos já em dezembro. Calendário 2011 Utilizar os benefícios do Programa de Qualidade de Vida para ilustrar cada mês. Kit Diretoria Desenvolver uma pasta em couro com bloco e caneta estilo “Mont Blanc” para a diretoria da Refap.
  35. 35. Roadmap 2010 - ações e campanhas Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Campanhas e ações Segurança no verão Carnaval 8 Pesquisa de Ambiência Dia da Mulher 8 Horizonte (continuação) Campanha de Desperdício 15 a 24 Páscoa 25 a 1º Semana da saúde - Programa 5a9 Qualidade de Vida no trabalho Dia do Trabalho 26 a 30 Dia das Mães 3a9 Segurança da Informação Dia do meio ambiente 31 a 11 Parada para Manutenção Campanha do Agasalho Dia dos Pais 2a6 Aniversário Refap SIPAT 18 a 22 Dia das crianças 12 Homenagem aos jubilados 28 Agenda 2011 Dia Mundial da luta contra Aids 1º Natal 13 a 24 Evento confraternização
  36. 36. obrigado!

×