Profª Maida Marciano
A Pré-História é o período mais antigo e mais longo do passado da Humanidade.
Desenrolou-se ao longo de milhões de anos, d...
A nossa história, a história da Humanidade, começou em África.
As alterações climáticas, ocorridas há 15 milhões de anos a...
A Pré-História é
constituída, entre
outros, por dois
períodos cronológicos:

o Paleolítico e o Neolítico.
Vamos, então, co...
A conquista da bipedia e a descoberta do fogo foram as
primeiras grandes conquistas do Homem.
A conquista da bipedia, ao
permitir ao hominídeo a
posição ereta, e como tal a
deslocar-se somente com os
membros inferior...
O domínio do fogo, por sua vez, proporcionou ao
Homem inúmeras vantagens: aquecer-se, iluminar as
cavernas, cozinhar os al...
Hominização - Espécies


Homo Sapiens (Homo de Neandertal)

Principais características
 Locomoção bípede;
 Verticalidad...
Hominização - Espécies
Hominização - Espécies


Homo Sapiens Sapiens



40 mil de anos a. C.
Altura – 1,60/1,85 m
Crânio – 1500cm3






Pri...




Homo Sapiens Sapiens

Modo de Vida
Espalha-se pelos continentes;
 Semi-nômade;
 Fabrica

instrumentos
especializa...
Fabrico de instrumentos em pedra.
Técnica da Pedra Lascada
Durante o Paleolítico, os grupos humanos praticavam uma economia
recoletora, isto é, limitavam-se a viver do que recolhiam...
De início, viviam em grutas ou
cavernas; mais tarde, passaram
a viver em cabanas ou

pequenas tendas feitas de
estacas de ...
Os mais antigos hominídeos não tinham residência fixa, eram
nômades. Deslocavam-se de acampamento em acampamento,
seguindo...
A evolução do Homem também se fez sentir em termos culturais.
Desde o Paleolítico que os homens gravavam na pedra e pintav...
Arte Rupestre
Neolítico


10 mil anos


Alterações climáticas:
 Os

glaciares derretem e o clima torna-se mais quente e
úmido;
Primeiras áreas agrícolas e primeiros animais
domesticados
Crescente
Fértil ->
Zona do
Médio
Oriente
O nome
deriva do
fato...
Cerca de 8500 a.C., inicia-se, no Próximo Oriente, um novo período de
evolução da Humanidade: o Neolítico.
Então, tudo se ...
As novas comunidades agrícolas,
em apoio das atividades agrícolas e
da criação do gado, criaram novas
técnicas (a olaria, ...
Para se protegerem e defenderem os
seus bens, essas comunidades criaram

O aumento populacional provocou a

aldeamentos. A...
No Neolítico, o Homem
construiu monumentos de
grandes blocos de pedra (os
megálitos) para prestar culto
aos mortos e às fo...
Idade dos Metais


Através do domínio de técnicas de fundição, o
homem teve condições de criar instrumentos
mais eficazes...
Além disso, o domínio sobre os metais teve
influência nas disputas entre as comunidades que
competiam pelo controle das me...
Idade do Cobre - por volta de 6 mil anos atrás, o homem
pré-histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu
conhecimentos para o...


Idade do Bronze - por volta de 4 mil
anos atrás, o homem começou a
produzir o bronze (metal mais resistente
que o cobre...


- Idade do Ferro - por volta de 3,5
mil anos atrás o homem já dominava
muito bem a metalurgia, passando a
fabricar o fe...


A fabricação destes objetos de metais teve uma
grande influência na agricultura, aumentando a
produção. O arado de meta...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Pré história Professora Maida Marciano

866 views

Published on

A PRÉ-HISTÓRIA

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Pré história Professora Maida Marciano

  1. 1. Profª Maida Marciano
  2. 2. A Pré-História é o período mais antigo e mais longo do passado da Humanidade. Desenrolou-se ao longo de milhões de anos, desde o aparecimento dos primeiros hominídeos até à invenção da escrita. É durante esse longo período que se deu a Hominização, quer dizer, um lento processo de transformação nos hominídeos que
  3. 3. A nossa história, a história da Humanidade, começou em África. As alterações climáticas, ocorridas há 15 milhões de anos atrás, alteraram a paisagem, obrigando o nosso mais antigo antepassado a adaptar-se às condições naturais envolventes.
  4. 4. A Pré-História é constituída, entre outros, por dois períodos cronológicos: o Paleolítico e o Neolítico. Vamos, então, começar por conhecer o Paleolítico.
  5. 5. A conquista da bipedia e a descoberta do fogo foram as primeiras grandes conquistas do Homem.
  6. 6. A conquista da bipedia, ao permitir ao hominídeo a posição ereta, e como tal a deslocar-se somente com os membros inferiores, favoreceu a libertação das mãos para outras tarefas, como a recolha de alimentos e o fabrico de instrumentos.
  7. 7. O domínio do fogo, por sua vez, proporcionou ao Homem inúmeras vantagens: aquecer-se, iluminar as cavernas, cozinhar os alimentos, fabricar instrumentos. O fogo favoreceu, ainda, o surgimento de um sentido comunitário entre grupos e a criação da linguagem.
  8. 8. Hominização - Espécies  Homo Sapiens (Homo de Neandertal) Principais características  Locomoção bípede;  Verticalidade;  Comunica através de sons. 
  9. 9. Hominização - Espécies
  10. 10. Hominização - Espécies  Homo Sapiens Sapiens  40 mil de anos a. C. Altura – 1,60/1,85 m Crânio – 1500cm3    Principais características  Locomoção bípede; Verticalidade; Face e maxilares semelhantes os homem atual.  
  11. 11.    Homo Sapiens Sapiens Modo de Vida Espalha-se pelos continentes;  Semi-nômade;  Fabrica instrumentos especializados;  Pratica rituais funerários e culto dos mortos;  Rituais Mágicos;  Vestuário de peles;  Obras de arte.
  12. 12. Fabrico de instrumentos em pedra. Técnica da Pedra Lascada
  13. 13. Durante o Paleolítico, os grupos humanos praticavam uma economia recoletora, isto é, limitavam-se a viver do que recolhiam da Natureza: frutos e outros vegetais, caça, pesca.
  14. 14. De início, viviam em grutas ou cavernas; mais tarde, passaram a viver em cabanas ou pequenas tendas feitas de estacas de madeira cobertas com peles de animais.
  15. 15. Os mais antigos hominídeos não tinham residência fixa, eram nômades. Deslocavam-se de acampamento em acampamento, seguindo as manadas de animais. No final do período Paleolítico, o homem sai de África e começa a povoar outros continentes.
  16. 16. A evolução do Homem também se fez sentir em termos culturais. Desde o Paleolítico que os homens gravavam na pedra e pintavam nas paredes das grutas animais, mãos e outros sinais de que ainda hoje desconhecemos o seu significado.
  17. 17. Arte Rupestre
  18. 18. Neolítico  10 mil anos  Alterações climáticas:  Os glaciares derretem e o clima torna-se mais quente e úmido;
  19. 19. Primeiras áreas agrícolas e primeiros animais domesticados Crescente Fértil -> Zona do Médio Oriente O nome deriva do fato ter a forma semelhante à de um crescente lunar
  20. 20. Cerca de 8500 a.C., inicia-se, no Próximo Oriente, um novo período de evolução da Humanidade: o Neolítico. Então, tudo se alterou na vida do homem. Com efeito, com o aparecimento da agricultura e da pecuária, o Homem tornou-se sedentário, isto é, passou a permanecer durante longos períodos num mesmo local.
  21. 21. As novas comunidades agrícolas, em apoio das atividades agrícolas e da criação do gado, criaram novas técnicas (a olaria, a cestaria e a tecelagem) e novos instrumentos em pedra polida (enxada, foicinha, tear). Todos contribuíram, por sua vez, para o aumento da população e da riqueza dessas comunidades agrícolas.
  22. 22. Para se protegerem e defenderem os seus bens, essas comunidades criaram O aumento populacional provocou a aldeamentos. As antigas cabanas dão concentração de edifícios. Surgiram, então, as lugar a casas de barro, colmo e pedra. grandes aldeias que, com o decorrer do tempo, se transformaram em cidades.
  23. 23. No Neolítico, o Homem construiu monumentos de grandes blocos de pedra (os megálitos) para prestar culto aos mortos e às forças da Natureza. As construções megalíticas, de que há muitos exemplares no nosso país, são chamadas de menires, alinhamentos, cromeleques, dólmenes ou antas.
  24. 24. Idade dos Metais  Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça.
  25. 25. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controle das melhores pastagens e áreas férteis. Dessa maneira, as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra contou com o desenvolvimento de armas de metal.
  26. 26. Idade do Cobre - por volta de 6 mil anos atrás, o homem pré-histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre. Usava moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e produzir espadas, lanças e ferramentas. Usava o martelo para moldar estes objetos depois que esfriavam.
  27. 27.  Idade do Bronze - por volta de 4 mil anos atrás, o homem começou a produzir o bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Esta época, de grande avanço tecnológico, passou a ser chamada de Idade do Bronze.
  28. 28.  - Idade do Ferro - por volta de 3,5 mil anos atrás o homem já dominava muito bem a metalurgia, passando a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas. Com o ferro, o homem passou a desenvolver, principalmente, armas mais resistentes.
  29. 29.  A fabricação destes objetos de metais teve uma grande influência na agricultura, aumentando a produção. O arado de metal, enxada e outras ferramentas agrícolas rústicas foram criadas, facilitando assim o trabalho no campo.  Temos assim o começo da exploração do Homem, pelo Homem. Professora Maida Marciano

×