Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Posicionamento radiológico tornozelo

19,088 views

Published on

Posicionamento radiológico tornozelo

  1. 1. PROFESSOR: Magno Cavalheiro Faria PORQUE IMAGEM É TUDO!
  2. 2. BONTRAGERAPAP do encaixe rotação medial (interna) de 15º a 20ºOblíqua de 45ºLateral (médio-lateral)
  3. 3. Fraturas
  4. 4. Fratura de Jones
  5. 5. Fratura de Jones verdadeira
  6. 6. Luxações Peritalar com fraturas de navicular e cubóide
  7. 7. Fratura da fíbula distal. Na articulação sindesmose
  8. 8. Placa epifisária ou núcleo do crescimento
  9. 9. Chassi: 18x24 ou 24x30 na horizontalDFoFi: 1mRC: _I_ ao RI > na linha intermaléolarPaciente em DD com a perna estendida descansando o pé de interesse sobre o RI. Tornozeloalinhado a linha homônima do RI e centralizado no RC e com o chassi.Certificar-se de que não haja rotação da perna. Os maléolos não devem estar paralelos aoRI, pois o maléolo lateral é ligeiramente 2,50cm posterior ao maléolo medial.
  10. 10. Chassi: 18x24 ou 24x30 na horizontalDFoFi: 1mRC: _I_ ao RI > na linha intermaléolarPaciente em DD com a perna estendida descansando o pé de interesse sobre o RI. Tornozeloalinhado a linha homônima do RI e centralizado no RC e com o chassi.Rodar a perna medialmente de 15º a 20º. Os maléolos devem estar // ao RI
  11. 11. Chassi: 18x24 ou 24x30 na horizontalDFoFi: 1mRC: _I_ ao RI > na linha intermaléolarPaciente em DD com a perna estendida descansando o pé de interesse sobre o RI. Tornozeloalinhado a linha homônima do RI e centralizado no RC e com o chassi.Se o paciente conseguir, faça uma flexão dorsal do pé para que fique próximo dos 80º com o RIRodar o pé internamente a 45º medial.A articulação tíbiofibular deve aparecer aberta.
  12. 12. Chassi: 18x24 ou 24x30 na horizontalDFoFi: 1mRC: _I_ ao RI > maléolo medialPaciente em Decúbito lateral, com a região de interesse tocando o RI. Girar externamente atéque o maléolo lateral esteja _I_ ao RI.Fazer flexão com a perna e uma flexão dorsal com o pé para que o pé forme um ângulo de 90ºcom a perna. Alinhar o eixo da articulação tíbio-tarsíca ao centro do RC e o eixo longitudinal alinha homônima do chassi.OBS.: Uma incidência alternativa látero-medial poderá ser realizada.
  13. 13. John KennedyPROFESSOR: Magno Cavalheiro Faria PORQUE IMAGEM É TUDO!

×