Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação do projeto de matemática na biblioteca

2,636 views

Published on

Projeto para criar espaços de jogos de matemática, nas BE e atividades de desenvolvimento da literacia matemática a partir da literatura.

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação do projeto de matemática na biblioteca

  1. 1. Projeto de MatemáticaConto a Conto…Aprendo a Contar Professora Maria Augusta Almeida Faria Almeida maafalmeida@gmail.com
  2. 2. Problema Falta de gosto e insucesso na Matemática. Dificuldade em conjugar a Matemática e o espaço da biblioteca. Dificuldade em ver o jogo como um meio privilegiado para um trabalho interdisciplinar.
  3. 3. Objetivos de intervenção1 -Desenvolver o gosto pela matemática.2 -Criar nas bibliotecas um espaço da matemática.3 -Possibilitar a aquisição de conhecimentos matemáticos através do jogo.4 -Desenvolver a capacidade de resolução de problemas utilizando diferentes estratégias.5 -Desenvolver a investigação e experimentação da matemática, valorizando a interdisciplinaridade e transversalidade com o fim último de atingir o sucesso educativo.
  4. 4. Resultados esperados Melhorar o domínio da linguagem matemática. Fazer com que reconheçam que, para além da leitura e da escrita, a matemática é uma área de conhecimento, utilizada na resolução de muitos problemas do dia a dia. Implementar cada vez mais o hábito de utilização da biblioteca como centro de recursos. Produzir materiais para a BECRE que sejam recursos para as várias escolas do agrupamento. Fazer com que as novas tecnologias, (numa sociedade cada vez mais tecnológica) sejam utilizadas com eficácia, nas diferentes áreas do saber (ex.matemática), pois são fundamentais para que o direito de cidadania possa ser exercido por todos.
  5. 5. Livro dos jogos
  6. 6. Materiais utilizados: jogos
  7. 7. 1 - Desenvolver o gosto pela matemática. A aprendizagem da Matemática requer um ambiente onde os alunos possam exprimir com à vontade as suas dúvidas e sugestões, onde se sintam respeitados e valorizados nos seus contributos, no trabalho: Colectivo Pequeno grupo A pares No trabalho individual
  8. 8. 2 - Criar nas bibliotecas um espaço da matemática
  9. 9. 2 - Criar nas bibliotecas um espaço da matemática
  10. 10. 2 - Criar nas bibliotecas um espaço da matemática
  11. 11. 3 - Possibilitar a aquisição de conhecimentos matemáticos através do jogo Campeonato de jogos matemáticos Final do campeonato na biblioteca
  12. 12. 3 - Possibilitar a aquisição de conhecimentos matemáticos através do jogo Campeonato de jogos matemáticos Final do campeonato na biblioteca
  13. 13. 3 - Possibilitar a aquisição de conhecimentos matemáticos através do jogo
  14. 14. 4 - Articular e relacionar a expressão linguística com a linguagem matemática.A Matemática é uma disciplina dinâmica. O ambiente de aprendizagem que proporcionamos aos nossos alunos deve envolvê-los na actividade matemática. Este ambiente deve encorajar as crianças a explicar, desenvolver, testar, discutir e aplicar ideias.(NCTM, 1991) – Didáctica da Matemática de Maria de Lurdes Serrazina.
  15. 15. 5 - Desenvolver a capacidade de resolução de problemas utilizando diferentes estratégias.
  16. 16. 4 - Desenvolver a capacidade de resolução de problemasutilizando diferentes estratégias.
  17. 17. 4 - Desenvolver a capacidade de resolução de problemas utilizando diferentes estratégias.
  18. 18. 5 -Desenvolver a investigação e experimentação da matemática, valorizando a interdisciplinaridade.
  19. 19. Em Portugal, a Matemática é responsável por uma das maiores taxas de insucesso dos alunos“O excesso de treino em atividades rotineiras não ajuda o aluno na formação de conceitos e não incentiva a versatilidade do pensamento necessária ao sucesso em Matemática”David e Machado (1996)
  20. 20. Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Universidade do Minho

×