Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
segunda aplicação do ENEM-2015
Questões de Tecnologias e internet
Manoel Neves
Como	estamos	na	“Era	Digital”,	foi	necessário	rever	os	velhos	ditados	existentes	e	
adaptá-los	à	nova	realidade.	Veja	abai...
QUESTÃO 01
segunda aplicação do ENEM-2015
No	texto,	há	uma	reinterpretação	de	ditados	populares	com	o	uso	de	termos	da	
in...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2015
Na	 construção	 do	 texto,	 o	 enunciador	 apropriou-se	 de	 ditados	 pop...
MUDANÇA	LINGUÍSTICA	
Ataliba	 de	 CasQlho,	 professor	 de	 língua	 portuguesa	 da	 USP,	 explica	 que	 o	
internetês	é	par...
QUESTÃO 02
segunda aplicação do ENEM-2015
Na	entrevista,	o	fragmento	“O	jeito	eh	tc	e	esperar	pra	ver?”	tem	por	objeQvo		
...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2015
A	linha	argumentaQva	da	entrevista	de	Ataliba	CasQlho	evidencia	que	a	int...
Telecommu8ng	redefine	o	tradicional	entendimento	sobre	o	espaço	de	trabalho.	
Atualmente,	 as	 organizações	 estão	 se	 foc...
QUESTÃO 03
segunda aplicação do ENEM-2015
Com	o	advento	das	novas	tecnologias,	a	sociedade	tem	vivenciado	mudanças	de	
par...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2015
O	 telecommu8ng,	 de	 acordo	 com	 o	 fragmento	 lido,	 permite	 ao	 profi...
ALÉM	DA	REVOLUÇÃO	DA	INFORMAÇÃO	
O	impacto	da	Revolução	da	Informação	está	apenas	começando.	Mas	a	força	motriz	
desse	imp...
QUESTÃO 04
segunda aplicação do ENEM-2015
O	 arQgo	 apresenta	 uma	 reflexão	 sobre	 a	 Revolução	 da	 Informação,	 que,	 a...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2015
O	fragmento	do	texto	em	análise	fala	acerca	da	“revolução	da	informação”....
DAHMER,	A.	Disponível	em:	www.malvados.com.br.	Acesso	em:	18	fev.	2013.
QUESTÃO 05
segunda aplicação do ENEM-2015
As	 redes	 sociais	 permitem	 que	 seus	 usuários	 facilmente	 comparQlhem	 entr...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2015
A	Qrinha	em	análise	criQca	o	descompasso	entre	o	discurso	e	as	ações	daqu...
VEIGA,	D.	Disponível	em:	hWp://dirceuveiga.com.br.	Acesso	em:	3	maio	2012.
QUESTÃO 06
segunda aplicação do ENEM-2015
Considerando	 que	 a	 internet	 influencia	 os	 modos	 de	 comunicação	
contempor...
SOLUÇÃO COMENTADA
segunda aplicação do ENEM-2015
A	 charge	 em	 análise	 criQca	 o	 fato	 de	 as	 pessoas,	 mesmo	 quando	...
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!!!
http://www.slideshare.net/ma.no.el.ne.ves
https://www.facebook.com/nevesmanoel
https://www.in...
Conhece meu livro de redação para o
ENEM?	
Vendas: www.manoelneves.com
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Segunda aplicação do enem 2015: Tecnologias e internet

17,468 views

Published on

Tecnologias e internet no ENEM, Internet no ENEM, Tecnologias no ENEM, Linguagens no ENEM, ENEM-2015, Segunda aplicação do ENEM-2015, Provas do ENEM resolvidas e comentadas

Published in: Education
  • Be the first to comment

Segunda aplicação do enem 2015: Tecnologias e internet

  1. 1. segunda aplicação do ENEM-2015 Questões de Tecnologias e internet Manoel Neves
  2. 2. Como estamos na “Era Digital”, foi necessário rever os velhos ditados existentes e adaptá-los à nova realidade. Veja abaixo: 1. A pressa é inimiga da conexão. 2. Amigos, amigos, senhas à parte. 3. Para bom provedor uma senha basta. 4. Não adianta chorar sobre o arquivo deletado. 5. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando. 6. Quem clica seus males mulQplica. 7. Quem semeia e-mails colhe spams. 8. Os fins jusQficam os e-mails. Disponível em: hWp://abusar.org.br. Acesso em 20 mai. 2015 (adaptado).
  3. 3. QUESTÃO 01 segunda aplicação do ENEM-2015 No texto, há uma reinterpretação de ditados populares com o uso de termos da informáQca. Essa reinterpretação a) torna o texto apropriado para os profissionais de informáQca. b) atribui ao texto um caráter humorísQco. c) restringe o acesso ao texto por público não especializado. d) deixa a terminologia original mais acessível ao público em geral. e) dificulta a compreensão do texto por quem domina a língua inglesa.
  4. 4. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015 Na construção do texto, o enunciador apropriou-se de ditados populares e subsQtuiu as palavras-chave por termos da informáQca. Esse estratégia discursiva acabou gerando um efeito humorísQco. Marque-se, pois, a alternaQva “b”. conteúdos abordados na questão internet e variação linguís1ca
  5. 5. MUDANÇA LINGUÍSTICA Ataliba de CasQlho, professor de língua portuguesa da USP, explica que o internetês é parte da metamorfose natural da língua. – Com a internet, a linguagem segue o caminho dos fenômenos da mudança, como o que ocorreu com o “você”, que se tornou o pronome átono “cê”. Agora, o interneteiro pode ajudar a reduzir os excessos da ortografia, e bem sabemos que são muitos. Por que o acento gráfico é tão importante assim para a escrita? Já Qvemos no Brasil momentos até mais exacerbados por acentos e dispensamos muitos deles. Como toda palavra é contextualizada pelo falante, podemos dispensar ainda muitos outros. O interneteiro mostra um caminho, pois faz um casamento curioso entre oralidade e escrituralidade. O internetês pode, no futuro, até tornar a comunicação em vez de aproximar as pessoas em menor tempo, esQmule o isolamento dos iniciados e a exclusão dos leigos. Para CasQlho, no entanto, não será uma reforma ortográfica que fará a mudança de que precisamos na língua. Será a internet. O jeito eh tc e esperar pra ver? Disponível em: hWp://revistalingua.com.br. Acesso em: 3 jun. 2015 (adaptado).
  6. 6. QUESTÃO 02 segunda aplicação do ENEM-2015 Na entrevista, o fragmento “O jeito eh tc e esperar pra ver?” tem por objeQvo a) ilustrar a linguagem de usuários da internet que poderá promover alterações de grafias. b) mostrar os perigos da linguagem da internet como potencializadora de dificuldades da escrita. c) evidenciar uma forma de exclusão social para as pessoas com baixa proficiência escrita. d) explicar que se trata de um erro linguísQco por destoar do padrão formal apresentado ao longo do texto. e) exemplificar dificuldades de escrita dos interneteiros que desconhecem as estruturas da norma padrão.
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015 A linha argumentaQva da entrevista de Ataliba CasQlho evidencia que a internet há de promover alterações no registro escrito da língua portuguesa. Nesse senQdo, deve-se assinalar a alternaQva “a’. conteúdos abordados na questão internet e variação linguís1ca
  8. 8. Telecommu8ng redefine o tradicional entendimento sobre o espaço de trabalho. Atualmente, as organizações estão se focando em novos valores, tais como inovações, saQsfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar. A alternaQva do telecommu8ng complementa esses princípios e oferece flexibilidade aos patrões e empregados. É um conceito novo que, a cada dia, ganha mais força ao redor do mundo. Grandes empresas escolheram o trabalho de telecommuQng pelas facilidades que ele gera para o empregador. A implantação do telecommu8ng determina regras para se trabalhar em casa dias específicos da semana e, nos demais dias, trabalhar no escritório. O local de trabalho pode ser a casa ou, temporariamente, por moQvo de viagem, outros escritórios. FERREIRA JR., J. C. Disponível em: hWp://www.ccuec.unicamp.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
  9. 9. QUESTÃO 03 segunda aplicação do ENEM-2015 Com o advento das novas tecnologias, a sociedade tem vivenciado mudanças de paradigmas em vários setores. Nesse senQdo, o telecommuQng traz novidades para o mundo do trabalho porque proporciona prioritariamente o(a) a) aumento da produQvidade do empregado. b) equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do trabalhador. c) fortalecimento da relação entre empregador e empregado. d) parQcipação do profissional nas decisões da organização. e) maleabilidade dos locais de atuação do profissional da empresa.
  10. 10. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015 O telecommu8ng, de acordo com o fragmento lido, permite ao profissional mobilidade quanto ao local de trabalho, que tanto pode ser o escritório da empresa, a casa do funcionário ou mesmo um escritório em outra cidade. Marque-se a letra “e” conteúdos abordados na questão as TICS e seus desdobramentos na sociedade
  11. 11. ALÉM DA REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO O impacto da Revolução da Informação está apenas começando. Mas a força motriz desse impacto não é a informáQca, a inteligência arQficial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decisões ou a elaboração de políQcas ou de estratégias. É algo que praQcamente ninguém previu, nem mesmo se falava há 10 ou 15 anos: o comércio eletrônico – o aparecimento explosivo da internet como um canal importante, talvez principal, de distribuição mundial de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial. Essa nova realidade está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais, os produtos e serviços e seu fluxo, a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores, o mercado de trabalho. O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades e nas políQcas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. O impacto psicológico da Revolução da Informação, como o da Revolução Industrial, foi enorme. Talvez tenha sido mais forte na maneira como as crianças aprendem. Já aos 4 anos (e às vezes até antes), as crianças desenvolvem habilidades de computação, logo ultrapassando seus pais. Os computadores são seus brinquedos e suas ferramentas de aprendizado. Daqui a 50 anos, talvez concluamos que não houve nenhuma crise educacional no mundo – apenas ocorreu uma incongruência crescente entre a maneira como as escolas do século XX ensinavam e a maneira como as crianças do fim do século XX aprendiam. DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.
  12. 12. QUESTÃO 04 segunda aplicação do ENEM-2015 O arQgo apresenta uma reflexão sobre a Revolução da Informação, que, assim como a Revolução Industrial, provocou impactos significaQvos nas sociedades contemporâneas. Ao tratar da Revolução da Informação, o autor enfaQza que a) o comércio eletrônico é um dos canais mais importantes dessa revolução. b) o computador desenvolve na criança uma inteligência maior que a dos pais. c) o aumento no número de empregos via internet é uma realidade atualmente. d) o colapso educacional é fruto de uma incongruência no ensino do século XX. e) o advento da Revolução da Informação causará impactos nos próximos 50 anos.
  13. 13. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015 O fragmento do texto em análise fala acerca da “revolução da informação”. Na verdade, aborda os impactos que as tecnologias da informação e da comunicação trouxeram para a humanidade. A tese defendida pelo enunciador é a de que a principal manifestação das transformações oriundas pela dita revolução da informação é percebida no comércio eletrônico. Marque-se, pois, a letra “a”. conteúdos abordados na questão as TICS e seus desdobramentos na sociedade
  14. 14. DAHMER, A. Disponível em: www.malvados.com.br. Acesso em: 18 fev. 2013.
  15. 15. QUESTÃO 05 segunda aplicação do ENEM-2015 As redes sociais permitem que seus usuários facilmente comparQlhem entre si ideias e opiniões. Na Qrinha, hum tom de críQca àqueles que a) fazem uso inadequado das redes sociais para criQcar o mundo. b) são usuários de redes sociais e têm seus desejos atendidos. c) se supõem críQcos, porém não apresentam ação efeQva. d) são usuários das redes sociais e não criQcam o mundo. e) se esforçam para promover mudanças no mundo.
  16. 16. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015 A Qrinha em análise criQca o descompasso entre o discurso e as ações daqueles que usam as redes sociais para criQcar o mundo, mas nada fazem para mudá-lo. Assinale-se, portanto, a alternaQva “c”. conteúdos abordados na questão redes sociais e novas formas de interação
  17. 17. VEIGA, D. Disponível em: hWp://dirceuveiga.com.br. Acesso em: 3 maio 2012.
  18. 18. QUESTÃO 06 segunda aplicação do ENEM-2015 Considerando que a internet influencia os modos de comunicação contemporânea, a charge faz uma críQca ao uso vicioso dessa tecnologia, pois a) gera diminuição no tempo de descanso, subsQtuído pelo contato com outras pessoas. b) propicia a conQnuação das aQvidades de trabalho, ainda que em ambiente domésQco. c) promove o distanciamento nos relacionamentos, mesmo entre pessoas próximas fisicamente. d) tem impacto negaQvo no tempo disponível para o lazer do casal. e) implica a adoção de aQtudes agressivas entre os membros de uma mesma família.
  19. 19. SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2015 A charge em análise criQca o fato de as pessoas, mesmo quando próximas fisicamente, preferirem a interação virtual ao contato wsico. Marque-se a letra “c”. conteúdos abordados na questão redes sociais e novas formas de interação, desdobramento das TICS na sociedade
  20. 20. SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!!! http://www.slideshare.net/ma.no.el.ne.ves https://www.facebook.com/nevesmanoel https://www.instagram.com/manoelnevesmn/ h t t p s : / / w w w . y o u t u b e . c o m / u s e r / TheManoelNeves https://twitter.com/Manoel_Neves
  21. 21. Conhece meu livro de redação para o ENEM? Vendas: www.manoelneves.com

×