Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Regência e crase na IDECAN

1,396 views

Published on

Concurso público, Exercícios de Teoria Gramatical, Regência verbal, Regência nominal, Crase,

Published in: Education
  • Be the first to comment

Regência e crase na IDECAN

  1. 1. Manoel Neves exercícios de teoria gramatical
 Regência e Crase na IDECAN
  2. 2. QUESTÃO 01 regência e crase na IDECAN
  3. 3. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN Os espaços em branco devem ser preenchidos, respectivamente, por “a” [ao sul], “a” [“durante” é preposição], “às” [“visita” pede complemento introduzido pela preposição “a”, e “obras” é substantivo feminino], “a” [“hábitos” é palavra masculina] e “a” [“evitar” é VTD]. Marque-se, pois, a letra “d”.
  4. 4. QUESTÃO 02 regência e crase na IDECAN
  5. 5. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN Não se usa o sinal indicativo de crase antes de pronome. Deve-se, pois, assinalar a alternativa “c”.
  6. 6. QUESTÃO 03 regência e crase na IDECAN
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN Deve-se assinalar a alternativa “e”, pois, no contexto frasal ali indicado, o “a” é apenas uma preposição que indica tempo futuro. Nas demais alternativas, deve-se usar o acento grave.
  8. 8. QUESTÃO 04 regência e crase na IDECAN
  9. 9. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN Marque-se a alternativa “e”, pois “chegar” é verbo dinâmico; e “escola”, substantivo feminino.
  10. 10. QUESTÃO 05 regência e crase na IDECAN
  11. 11. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN A análise correta dos itens está na sequência indicada na alternativa “b”. Em tempo: em II, deve haver crase, pois “obedecer” é VTD e “leis” é substantivo feminino; em IV, a crase é obrigatória [locuções adverbiais iniciadas por “a” devem receber o acento grave; com exceção de “a distância”]; em V, a expressão “bater à porta” significa “chamar”.
  12. 12. QUESTÃO 06 regência e crase na IDECAN
  13. 13. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN No fragmento I, o “a” é preposição e “estudantes” substantivo feminino no plural; não deve, pois, receber crase. Já em II, “as” é artigo que determina o núcleo do sujeito “estudantes”; por isso, não deve receber o acento grave. Assinale-se, pois, a alternativa “d”.
  14. 14. QUESTÃO 07 regência e crase na IDECAN
  15. 15. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN A melhor análise do contexto frasal apresentado no comando da questão está na alternativa “d”.
  16. 16. QUESTÃO 08 regência e crase na IDECAN
  17. 17. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN A melhor análise do contexto frasal apresentado no comando da questão está na alternativa “c”.
  18. 18. QUESTÃO 09 regência e crase na IDECAN
  19. 19. SOLUÇÃO COMENTADA pontuação na IDECAN Poderia haver crase apenas na frase transcrita na alternativa “c”.

×