Questões fechadas sobre auto da barca do inferno

10,804 views

Published on

  • Be the first to comment

Questões fechadas sobre auto da barca do inferno

  1. 1. Questões fechadas sobreAuto da barca do inferno Manoel Neves
  2. 2. QUESTÃO 01 Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (FUVEST-SP) Indique a afirmação CORRETA sobre o Auto da barca do inferno, de Gil Vicente:É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cadasituação.O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazemviciosas.É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor visa primeiro a relativizar a distinçãoentre Bem e o Mal.A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as maisseveramente punidas.A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valorpositivo.
  3. 3. SOLUÇÃO COMENTADA Auto da barca do inferno, de Gil VicenteApesar de as personagens do teatro vicentino terem caráter alegórico e no Auto da barca doinferno representarem um papel de personagens coletivas, o autor critica o comportamentodaqueles responsáveis pela degradação dos costumes e não as instituições. Marque-se, pois, aalternativa “b”.
  4. 4. INSTRUÇÃO Auto da barca do inferno, de Gil VicenteDiabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença,Brísida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens doAuto da barca do inferno, de Gil Vicente.
  5. 5. QUESTÃO 02 Auto da barca do inferno, de Gil Vicente(FUVEST) Analise as informações abaixo e selecione a alternativa INCORRETA cujascaracterísticas não descrevam adequadamente a personagem.O Onzeneiro idolatra o dinheiro, é agiota e usurário; de tudo que juntara, nada leva para amorte, ou melhor, leva a bolsa vazia.O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; levaa amante e as armas de esgrima.O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; édissimulado e irônico.O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível.O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis eprocessos.
  6. 6. SOLUÇÃO COMENTADA Auto da barca do inferno, de Gil VicenteAssinale-se a alternativa “e”, pois o Corregedor é uma personagem corrupta. Vale a pena dizerque os autos de Gil Vicente são maniqueístas, na medida em que opõem rigidamente o bem aomal. No Auto da barca do inferno, só se salvam o Parvo e os Cruzados [e o Anjo, é claro]. Todasas demais personagens que se apresentam aos olhos do leitor representam de alguma forma acorrupção e a dissolução dos bons costumes.
  7. 7. INSTRUÇÃO Auto da barca do inferno, de Gil VicenteLeia com atenção o fragmento a seguir, extraído do Auto da barca do inferno.
  8. 8. TEXTOAuto da barca do inferno, de Gil Vicente Hou, homens dos breviários, Rapinastis coelhorum Parvo Et pernis perdigotorum E mijais nos campanários.
  9. 9. QUESTÃO 03 Auto da barca do inferno, de Gil Vicente Não é CORRETO afirmar sobre o texto:As falas do Parvo, como esta, sempre são repletas de gracejos e de palavrões, com intençãosatírica.Nesta fala, o Parvo está denunciando a corrupção do Juiz e do Procurador.O latim que aparece na passagem é exemplo de imitação paródia dessa língua.Por meio de seu latim, o Parvo afasta-se de seu simplicidade, mostrando-se conhecedor deoutra línguas.Ao misturar um falso latim com palavrões, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seuteatro e de seus canais de expressão.
  10. 10. SOLUÇÃO COMENTADA Auto da barca do inferno, de Gil VicenteAssinale-se a alternativa “b”, pois breviários são os ofícios que os religiosos católicos rezamdiariamente.
  11. 11. QUESTÃO 04 Auto da barca do inferno, de Gil Vicente(PUC) Considerando a peça Auto da barca do inferno como um todo, indique a alternativa quemelhor se adapta à proposta do teatro vicentino.Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem,lembrando-lhe que tem uma alma para salvar.As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta domundo entre o Bem e o Mal.As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra,porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa.Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, porquestões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza.Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguirrigorosamente as normas do teatro clássico.
  12. 12. SOLUÇÃO COMENTADA Auto da barca do inferno, de Gil VicenteAssinale-se a alternativa “a”, pois Gil Vicente, teatrólogo inserido no Humanismo, ainda mantémforte ligação com os valores medievais, sobretudo os cristãos. Dessa forma, busca a moralizaçãodo homem para que este encontre a salvação de sua alma.
  13. 13. QUESTÃO 05 Auto da barca do inferno, de Gil Vicente Sobre o Auto da barca do inferno, assinale a alternativa CORRETA.Os condenados de Gil Vicente representam a sociedade quinhentista observada sob o ponto devista católico, combatendo todos os pecados, obedecendo à tradição do teatro medieval.Os condenados de Gil Vicente são, todos, apegados aos objetos de seus pecados, que os levampara o outro mundo. As críticas são basicamente de corrupção e de pretensão enganadora.Depreende-se da observação do Diabo que o Fidalgo tem diante da Barca do Inferno umaatitude de extrema humildade e resignação dos pecados cometidos em vida e que estavapreparado para morrer.Gil Vicente, na representação do Judeu, revela o preconceito da sociedade em relação aojudaísmo considerado um crime, embora o Anjo lhe tenha perdoado todos os pecados.
  14. 14. SOLUÇÃO COMENTADA Auto da barca do inferno, de Gil VicenteAs críticas feitas no Auto da barca do inferno referem-se basicamente à corrupção e à pretensãoenganadora. Marque-se, pois, a alternativa “b”.

×